05 janeiro 2013

34

Pra ler no busão: 50 tons de cinza

Título: Cinquenta tons de cinza
Título Original: Fifty Shades of Grey
Autora: E. L. James
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 480
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Sinopse: “Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos.”

E para começar a seção “Pra ler no busão”, eu elegi o livro que foi o boom no segundo semestre de 2012. Quem não ouviu falar de 50 tons de cinza? Não nego que o que me fez ficar morrendo de vontade de comprar foi a propaganda acerca dele. Todos (ou pelo menos a grande maioria) diziam como era um livro bom, com uma nova temática surpreendente e o quanto era uma leitura que te deixava envolvida.
Como a boa curiosa que sou, fui lá e comprei o livro para poder comentar também. Como diz uma professora minha, só devemos falar bem ou mal sobre determinada obra/autor depois de lermos sobre ele. E foi exatamente isso que fiz.

Mas antes de falar sobre as impressões que tive sobre o livro, me deterei um pouco no que se passa na história (relaxem, pois não haverá spoilers).

Bom, o livro tem como personagens principais Anastasia Steele e Christian Grey. Ele conta a história de Ana uma jovem de 21 anos que nunca teve um namorado. Ela cursa faculdade de literatura inglesa na SWU de Vancouver, trabalha meio período numa loja de material de construção e divide um apartamento próximo ao campus da universidade com sua melhor amiga, Katherine Kavanagh. Sua vida muda drasticamente quando vai no lugar da melhor amiga entrevistar o sr. Grey. O encontro dos dois é um tanto cheio de magnetismo. Depois disso os dois passam a se ver mais e a atração é inevitável (embora algumas vezes Christian diga que Ana não deveria se aproximar dele). Os dois desistem de tentar resistir e se entregam à atração (principalmente Ana). Então começa todo o momento BDSM (bondage, sadismo e masoquismo) do livro.


Agora vamos à parte mais interessante da resenha (na minha opinião): o que eu achei do livro.

Não sei se sabem, mas a história surgiu de uma fanfic (é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs") da autora, baseada em Crepúsculo (pfff), onde a personagem principal mostraria todo o lado sensual e sexual da “Bella”. Quem leu a saga Crepúsculo com certeza fará ligações com 50 tons de cinza. 

Achei um pouco forçado o fato de Ana ser virgem e nunca ter tido um namorado e de repente aceitar a maioria dos termos impostos por Grey no contrato (ela ficou muito irreal). Ana é meio louca e tem várias vozes dentro da cabeça dela, incluindo a Deusa Interior (que em alguns momentos é até engraçada). Na verdade é uma batalha entre ID, EGO e SUPEREGO que se a autora tivesse trabalhado mais seria perfeito.


Pra não dizer que só falei de coisas que não gostei... 

As melhores partes foram as trocas de e-mail entre Ana e Christian. É quando eles parecem um casal que se importam. Essa é, talvez, a parte humana do livro.

Ainda não li os outros livros da série (pois é, por incrível que pareça eu quero terminar a história). Para quem é curiosa (assim como eu!) eu recomendo a leitura, até porque ninguém tem a opinião igual à de ninguém. Assim como tiveram partes que eu gostei, pode ser que você goste ou não, mas só vai saber se ler.

Enquanto não lê o livro você pode deixar as suas impressões baseadas na minha resenha. Vamos comentar?


34 comentários:

  1. ler isso...não obrigado!
    Prefiro marvel do que um livro desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui só tratamos da nossa opinião.
      Fica ao seu critério ler ou não.

      Excluir
  2. Um dia, quem sabe, talvez. O termo BDSM muito me apetece 3:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho válido ler pra poder falar sobre.
      Eis minha humilde opinião.

      Excluir
  3. Oie,
    não consigui ler esse livro até o final, achei ele bem esquisito em várias partes e assim como você achei forçado a Ana aceitar tudo sabe? Ela sendo virgem e tal, essa coisa dela ser bobinha também não me agradou.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana tira muito a nossa paciência, pois ela é muito irreal.

      Excluir
  4. Olá,

    poxa esse é um livro que não enche meus olhos, felizmente ou infelizmente em nenhum momento eu gostei da sinopse, da premissa, o filme achei péssimo, não consegui ao menos terminar de assistir! Mas parabéns pela resenha. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não é mesmo muito bom e olha que super curto erótico, mas esse não convenceu.

      Excluir
  5. OLá linda,

    O enredo em si ficou confuso e esse Grey é muito chato, mandão e tudo mais, por mais que no futuro(segundo volume) descobrimos mais sobre ele...minha opinião sobre Grey não mudou em nada, porque ele tornou-se quase um monstro, manipulador para humilhar as pessoas e mostrar seu poder.

    Nenhuma pessoa é salvadora da outra e nenhuma mulher deve vender sua liberdade por causa de prazer e o que a personagem por Grey me parece mais medo e apego do que "amor".

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Joanice.
      Essa relação parece muitas coisas menos amor.

      Excluir
  6. Oi!

    Li apenas esse livro da trilogia porque não gostei o suficiente para continuar. Também achei muitas coisas forçadas na história e não gostei nada da mocinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurdes, também só li o primeiro.
      Não me convenceu.

      Excluir
  7. eu detestei kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    esses dias fui ver o filme mas foi pior ainda, passei duas horas de tédio,casal sem quimica alguma, e o jeito 'bobo' da protagonista me irritou demais...
    eu não vi BDSM, e sim um relacionamento doentio. enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Val.
      É uma relação doentia e bem forçada.
      Faltou muita química entre os atores.

      Excluir
  8. Ainda não li 50 Tons de Cinza e o que mais me desanimou foi o fato de que, segundo as minhas amigas, o livro não aborda o BDSM da maneira correta. Porém, não é uma leitura que eu descarto. Como você mesmo colocou, Déborah, só podemos criticar algo depois que lemos/assistimos. Resenhas podem influenciar a nossa opinião? Óbvio, mas não devemos tomá-la como base na hora de decidir se vamos ou não ler uma coisa, né mesmo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.
      Acho importante a gente ver/ler apesar das resenhas porque podemos encontrar algo que nos agrade.

      Excluir
  9. Olá :D
    Eu nunca li e nem tenho vontade de ler. Assisti o filme mas não gostei nadinha. A Ana é muito bobinha e tal ¬¬ Não me agradou nada
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, obrigada pela dica, mas eu passo!
    Muitos são os fatores que fazem eu correr dessa série. Já não sou fã da temática HOT, grande parte se deve aos diálogos e expressões utilizadas, esse negócio de dominação, presente na série também não tá com nada (na minha opinião), acho um assunto chato e forçado. Mas se tudo isso ainda não for suficiente para contribuir com meus argumentos, vamos a narrativa então. Sempre ouço falar que a escrita da autora não é lá muito boa, e a narrativa geralmente é o que me anima a ler algo de um gênero que eu não curto muito, então acho que dessa série eu realmente não aproveitaria nada.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não curte o gênero realmente nem vale a pena tentar.
      E realmente a autora não tem uma escrita que chama muita atenção.

      Excluir
  11. Hello!
    Eu adoro livros hot e tudo mais, mas 50 tons de cinza é mto ruim!!!
    A Ana é songa! E ela ser virgem e aceitar tudo realmente nao é nada normal!
    E ela é chata, a narraçao ser feita por ela e sua mente nada nrmal é pior ainda.
    Nao recomendo a leitura, se quiser um hot mesmo, procure outros, pq esse nao é bom.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Não sabia dessa troca de e-mails, dessa parte humana do livro. Tenho uma prima viciada nessa série que me fez comprá-la, mas não conseguiu me obrigar a ler... hahaha... tenho a impressão de que não vou curtir, ainda mais com essa Ana tão irreal.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte mais bacana do livro, na minha opinião, são esses e-mails porque de resto não convence.

      Excluir
  13. Oi!
    Eu tenho o livro (ganhei em uma promoção) e até o momento não li um alinha... não é falta de interesse, ou curiosidade (ambos sobram), mas tempo e é tanta opinião diversa que parece a luta política atual... Não há uma decisão final!... rsrsrs... Gostei da opinião de vocês, apresentarem o lado + e o - também. bj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante mostrar que o livro não é só partes negativas.
      Espero que arrume um tempo e leia para tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
  14. Oii, tudo bem?
    Já li pensando que ia gostar, mas não gostei. Já não curto romance erótico ainda mais quando envolve essa coisa de sadismo e masoquismo. Curto romances sensuais que apenas insinuam e que principalmente tenha uma história.
    Bjs ♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que faltou mesmo nesse livro foi uma história.

      Excluir
  15. Oi DEBY!
    Ai mano, pior que conheço muita mina ai que nunca teve nenhum namorado e aceitaria até rolar na lama por ele só pra ter um namorado, viu!?
    Bom, eu li metade do livro, não conseguia ler, pra mim os diálogos eram muito forçados, uma coisa meio pensada demais, não parecia que os personagens, de fato, tinham tesão um no outro, sei la.. não me desceu!! MAS< adorei a sua resenha,umas das melhores!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaaaa, Lu.
      Mano, pra quem não gosta de hot e vai ler esse livro, aí que desmotiva bonito.
      Não vale a pena tentar ele.

      Excluir
  16. Oie
    eu já li até o segundo livro da série e confesso que é sem dúvidas um dos piores livros que li, odeio machismo e esse livro transpira machismo sabe? conheço muita gente que curte e super respeito, afinal, cada um cada um, mas para mim realmente não funcionou

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, sim.
      É muito machismo e babaquice pra uma trilogia só.

      Excluir
  17. Esse livro é polêmico, hahaha. Nunca li, não sei se eu leria... se eu for ler, com certeza não será no busão, hahah
    Sua professora está certíssima! Só se pode falar mal se conhecer. Por isso, eu prefiro ficar na minha.
    Eu até fico curiosa para ler sim, mas por enquanto não é o momento. Eu já ouvi falar tanto desse livro que até sei muitas coisas sobre a história, super spoilers mesmo. Mesmo assim, eu não sabia sobre essa questão das vozes na cabeça da protagonista.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, que bom que você descobriu coisas novas aqui.
      Curiosidade sempre dá, mas só leia se for muitoooooooooooo curiosa mesmo.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.