15 janeiro 2013

21

Pra ler no busão: O Ladrão de Raios


Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning thief
Autor: Rick Riordan
Tradução: Ricardo Gouveia 
Páginas: 400
Ano: 2008 
Editora: Intrínseca
Sinopse: "Os deuses do Olimpo continuam vivos em pleno século XXI! Eles ainda se apaixonam por mortais e têm filhos que podem se tornar grandes heróis, mas que acabam, na maioria das vezes, encontrando destinos terríveis nas garras de monstros sem coração. Apenas alguns descobrem sua identidade e conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão em Long Island dedicado ao treinamento de jovens semideuses. Essa é a revelação que leva Percy Jackson a uma incrível busca para ajudar seu verdadeiro pai - o deus dos mares! - a evitar uma guerra no Olimpo. Com a ajuda do sátiro Grover Underwood e de Annabeth Chase, uma filha de Atena, Percy é encarregado de cruzar os Estados Unidos para capturar o ladrão que roubou a mais poderosa arma de destruição já concebida: o raio mestre de Zeus. No caminho, eles enfrentam uma horda de inimigos mitológicos determinados a detê-los. Em meio aos perigos dessa jornada, Percy precisa confrontar um pai que ele não conhece e se precaver de uma cruel traição."

Há alguns meses eu peguei esse livro emprestado com meu amigo Bruno meu Pinto e só agora pude terminar a leitura desse sucesso de vendas nos Estados Unidos e no Brasil. The Lightning Thief é um livro juvenil de fantasia e aventura baseado na mitologia grega, escrito por Rick Riordan. É o primeiro livro da série norte-americana Percy Jackson & the Olympians, que narra a vida do adolescente Percy Jackson que descobre ser um semideus, filho de Poseidon com uma humana. Percy e seus amigos vão a uma missão para evitar uma guerra entre os deuses Zeus, Poseidon e Hades e para isso eles matam seres mitológicos que pensávamos serem únicos e já estarem mortos, como a Medusa. Nota-se muitas coisas interessantes nessas páginas. Os capítulos são nomeados como entradas de um diário escrito pelo protagonista (que parece muito com o Harry... e os amigos dele parecem com Ron e Hermione... espera um minuto...), a dinamicidade do livro é bem Dan Brown e a leitura não cansa. É difícil falar mais sem ser spoiler.

The Lightning Thief era tão desacreditado na época que foi vendido em um leilão para a Miramax Books antes de ser lançado nos Estados Unidos no dia 28 de Julho de 2005. O livro vendeu mais de 1.2 milhões de cópias em quatro anos, aparecendo na lista dos mais vendidos do The New York Times e foi listado como um dos melhores livros para jovens, dentre outros feitos. Foi adaptado para os cinemas com o nome de Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief e foi lançado no dia 12 de Fevereiro de 2010.

Antes de tudo, o autor. Richard Russell "Rick" Riordan Jr., mais conhecido como Rick Riordan (San Antonio, Texas, 5 de junho de 1964), é um escritor norte-americano que durante quinze anos sofreu ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre. Riordan já é considerado pelos jovens leitores o segundo maior escritor teen de todos os tempos, perdendo apenas para a grande escritora J. K. Rowling, autora da saga de macro sucesso, Harry Potter. 

Reza a lenda que Rick Riordan escreveu The Lightning Thief para seu filho que foi diagnosticado com TDAH e dislexia. O mesmo pedia que seu pai lhe escrevesse histórias sobre mitos gregos, já que essa era a única matéria que ele mais se adaptava na escola. Rick havia lecionado mitologia grega para o ensino médio algumas vezes, isso lhe proporcionou mais domínio sobre a história. Depois de escrever várias histórias, seu filho lhe pediu para que trouxesse a mitologia para o século XXI. Então Rick criou Percy Jackson e logo em seguida The Lightning Thief.

O site Common Sense Media, especializado em críticas de livros infantis, deu quatro de cinco estrelas para o livro, dizendo:
"Os personagens não são emocionalmente envolventes, mas mesmo assim este livro é emocionante, surpreendente, e muito gratificante. Crianças que não sabem muito sobre mitologia ainda podem desfrutar da aventura alucinante por conta própria".  
Polly Shulman do The New York Times comparou o livro com a série Harry Potter, e acrescentou que ele "é perfeitamente pesado, com momentos eletrizantes perseguindo uns aos outros como batimentos cardíacos, e os mistérios se revelando em seqüência". Um representante do School Library Journal disse que o livro é "uma busca de aventura no limite do suspense. Os leitores ficaram ansioso pelos próximos passos do jovem protagonista".

Eoin Colfer autor da série de livros Artemis Fowl (que, quem sabe, não ganhará uma resenha futuramente), disse que The Lighting Thief é "uma fantástica mistura de magia com a modernidade". O Publishers Weekly também elogiou o livro, considerando-o como "rápido e bem-humorado", e acrescentou que o livro iria "deixar muitos leitores ansiosos pelo próximo capítulo". O site Kirkus apontou que:
"o tom sarcástico da voz do narrador empresta um ar refrescante de realismo a este conto que busca ritmo de heroísmo que questiona a realidade do nosso mundo, família, amizade e lealdade".
No dia 8 de Abril de 2007, The Lighting Thief entrou para a lista dos best sellers juvenis do The New York Times em nono lugar. Foi eleito o melhor Livro de 2005 pela School Library Journal, e um dos melhores da lista do Chicago Public Library. Também entrou na Lista do VOYA Top Shelf Fiction. Ganhou também como melhor Livro no Red House Children's Book, Askews Torchlight Award e no Mark Twain Award. Foi classificado também como notável em 2005 pela American Library Association e pelo The New York Times. Outros prêmios foram o melhor livro juvenil do Young Reader's Choice Award e melhor livro no Rebecca Caudill Young Reader's Book Award em 2009.

De uma maneira geral, é um livro razoável (eu ainda prefiro Harry Potter) e que seria muito bem apreciado por jovens de todas as idade. É um livro ingênuo e sem traços literários verdadeiros. Recomendo àqueles que têm tempo e disposição para algo novo e leve. E aí? Vale comentar?



21 comentários:

  1. Heey! Coloquei um selo para você em meu blog.
    http://cafecomcafune.blogspot.com.br/2013/01/selinhos.html
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    eu nunca li nenhum livro do Rick Riordan. Gostei da sua resenha, das passagens do livro adicionadas, o lipe achou o livro razoável, não é meu gênero, então não sei se pegaria para ler, prefiro dar uma chance aos livros da série Harry Potter. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hello, tudo bem?

    Acredita que até hoje não li nada do Rick Riordan, sou bem curiosa para ler O Ladrão de Raios.
    Acho as capas lindas e a premissa é muito doida.
    Adorei conhecer mais sobre o livro e não sabia que Rick Riordan escreveu The Lightning Thief para seu filho, achei um amor!
    Harry Potter é o melhor forever, haha...mas ainda sim quero ler essa obra.

    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe!
    Sabe que eu não tenho interesse em ler nada da série do Percy Jackson!?
    Eu assisti um dos filmes e fiquei achando meio nhé, então acho que os livros não me despertariam nada demais, ainda mais depois da sua resenha, que dá pra ver que é um livro mediano... Vou deixar passar esse!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu não gosto de comparar PJ com HP.são histórias bem distintas. Amo a mitologia grega e gostei bastante como a história foi construída. Achei legal o fato dele ter criado a história para o filho dele, deixa tudo mais.legal. Abraços!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá eu tinha até começado a ler porém optei por assistir o filme, pois sei que passaria raiva com a adaptação por não ser tão fiel assim ao livro ,mas sempre de vez enquanto pego ele e dou uma lidinha em algumas paginas, é muito bom !

    ResponderExcluir
  7. Oi Lipe, tudo bem?
    Adorei o modelo de postagem =D Ficou muito bacana <3
    Eu adoro a série :) Mas é que realmente, mesmo sendo velha, eu adoro esse tipo de literatura hahahha. E eu escrevo para jovens, então né... nada mais justo :)
    Mas com certeza acho HP melhor. Mas acho Percy um ótimo caminho para novos leitores. E o Tio Rick tem outros livros semelhantes bem bacanas também :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ah, eu curti a leitura, como vc falou, é realmente leve e li sem muita pretensão e acabei gostando... vou para o terceiro da série...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  9. Eu já acabei toda a série e ai ganhei um Box e adivinha? Estou relendo tudo, são histórias interessantes, facéis de ler e faz você viajar. Adoro *o*

    ResponderExcluir
  10. Olá lipe, eu adoro a série...pra falar a verdade é a minha preferida!
    Gosto bastante de mitologia e da narrativa do Rick Riordan <3

    Beijokas da Quel ¬¬Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Oiii Lipe, tudo bem?
    Eu nunca li a série e s[o olhei o filme, confesso que realmente não me chama muita a atenção. Quem sabe um dia leria por curiosidade.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. oiii, tudo bem?
    Lipe essa edição é muito linda, pena que só se encontra nos sebos e já não estão mais em bom estados pelo menos isso acontece na minha cidade, eu tenho todos os livros da série com aquela capa nova que lançaram por ultimo e amo muito. Li o Ladão de Raios no ano retrasado e simplesmente me facinou eu sou fã de mitologia grega desde criança. Adorei a sua resenha bateu até aquela vontade de ler os outros livros da série.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu nunca li nada do autor porque não sou tão fã de mitologia, porém, para quem gosta do tema - ou para sair da zona de conforto - com certeza a leitura é válida, com bastante informação enriquecedora!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu gostei da leitura do livro, de inicio eu achei bem infantil. Estava acostumada com Harry Potter e achei a narrativa de Percy bem infantil. Mas náo da pra culpa, pois não é Harry que narra a própria Estoril e acho que se narrasse de inicio tb seria infantil. Percy Jackson é uma ótima leitura, so acho que autor exagerou de ficar escrevendo demais sobre esse mundo com diversas series com o Percy presente. Mas é uma obra excelente.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Eu acho esse um juvenil super bacana, introduz algumas informações básicas e essenciais sobre mitologia. Mas, como disse, um juvenil, e estou à procura de algo para adultos, uma escrita densa, daquelas que arrancam as vísceras. Não sabia que o autor havia escrito o livro para o filho com dislexia.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de ler coisas leves, e amo mitologia, então acabei comprando todos os livros dessa série, mas ainda nem comecei a leitura. Nunca tinha ouvido falar que ele tinha escrito para o filho, adorei essa história!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adoro Percy Jackson, principalmente por causa da mitologia. Claro que a escrita do Riordan ajuda muito, mas Percy consegue nos aproximar de um mundo antigo que anda meio esquecido. Gostei muita da sua resenha e das informações que você trouxe, eu não sabia que ele era desacreditado e foi vendido em um leilão.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Assim que Percy foi lançado aqui no Brasil e comprei e devorei o livro, mas decorrer do tempo eu me afastei da história e parei no terceiro livro, tenho vontade de voltar a ler a série. Eu lembro fiquei apaixonada por mitologia, então acredito que eu voltei a ler. Mas concordo você, Harry Potter é melhor haha..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie
    eu adoro a série Percy jackson, li faz tempo e infelizmente me recordo de pouco no geral mas quero reler, pois a série é ótima, muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li nada do Riordan, meu namorado e um amigo nosso, juntos tem todos os livros dele e vivem me enchendo para eu ler. tenho muita vontade de ler, mas não me sobre tempo hahah, tenho uma lista infinita!
    Eu não sabia que ele era o mais querido depois da J. K. Rowling, acho que vou acelerar a série. haha

    hahah, me surpreendi com você dizendo que é um livro razoável. Preciso ler para ter minha opinião.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.