03 abril 2013

11

Cinema, pipoca e imaginação: Abraham Lincoln: caçador de vampiros


Elenco: Benjamin Walker, Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Rufus Sewell.
Direção: Timur Bekmambetov
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 105 min.
Distribuidora: Fox Film
Orçamento: US$ 70 milhões
Estreia: 7 de Setembro de 2012
Sinopse: "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros explora a vida secreta de um dos maiores presidentes dos Estados Unidos em uma história não contada que definiu uma nação. Os cineastas visionários Tim Burton e Timur Bekmambetov (diretor de 'O Procurado') trazem uma voz fresca e visceral para o folclore do vampiro sedento de sangue, imaginando Lincoln como o maior caçador da história dos mortos-vivos."

Menino birrento, estudioso, adorava uma barba estilosa (que eu tento inutilmente copiar), leitor afinco, mas preguiçoso e, nesta visão muito interessante da vida secreta do 16º presidente dos Estados Unidos, um exímio lenhador caçador de vampiros.
Gosto muito de super-herois, seriados, magos, (alguns) vampiros, misticismo, mitologia, quadrinhos, ocultismo e história. Desde que ouvi falar dos quadrinhos, quis assistir ao filme. Assisti, critiquei e agora vou compartilhar minha opinião.

A história é simples. Nós acompanhamos o jovem Lincoln em sua luta contra a escravidão nos EUA, que desde sua infância o incomoda. Ele cresce e descobre que vampiros estão infiltrados em nossa sociedade e estão por trás da recusa do sul em libertar os negros. Ele é instruído pelo dublê do diabo por Henry a se tornar um caçador e daí o filme se desenrola com cenas de ação interessantes, roupas de época e machados banhados a prata.

Massa.

Só que nem tanto.

O filme ganhou apenas 3 de cinco estrelas pela IMDb, totalizando uma nota 6.0. O que tem nesse filme que não deixou os críticos satisfeitos? Vou dizer.

Nada deixa um espectador mais tenso do que um texto mal escrito. Os diálogos poderiam ser grandiosos, como um filme sobre Lincoln pode ser, mas não agradam tanto e tão pouco nos deixam inspirados como poderiam deixar. O vilão tem cara de vilão, mas não tem impacto para ser chamado de vilão. Temos que odiá-lo, temê-lo e amá-lo, pois sem ele não haveria trama. No filme, vemos o vilão primário (chamarei assim) sendo derrotado no meio da trama numma sequencia que você se assusta pela falta de lógica que destoa do filme inteiro. O vilão secundário, por trás de todas as maldades e das reais intenções por trás da guerra de secessão é derrotado de uma maneira que, se feita, talvez, de uma maneira diferente, talvez causasse mais impacto.

Os atores são legais, o figurino é legal, mas só eu achei Sir Henry (Dominic Cooper) parecido com o Sherlock Holmes interpretado por Robert Downey Jr. (que, diga-se de passagem, é um péssimo Sherlock Holmes)? O filme fora adaptado de um livro de Seth Grahame-Smith, que escreveu Orgulho e Preconceito e Zumbis, que também assina o roteiro.

Eu indico pra quem gosta de vampiros pop e não se importa com conteúdo. ;)




11 comentários:

  1. Gostaria que você respondesse minha tag...da uma olhadinha lá pelo menos...obrigado...

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que vou dar uma olhada sim. :)

      Excluir
  2. Ooi
    Lembro do lançamento desse filme, fiquei morta de vontade de assistir. Hoje já perdi a vontade, apesar de gostar de filmes com vampiros, não me animei com esse haha
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom, não gosto de vampiros e me importo bastante com o conteúdo, então obviamente fiquei com vontade zero de assistir... hehe... Que coisa mais horrorosa o "vilão primário" ser derrotado no meio do filme e numa sequência sem lógica que destoa do resto do enredo. :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Lipe, tudo bem?
    Eu adoro vampiros, gosto de histórias mais leves, só para entreter, mas desde que possuam lógica e conteúdo, risos...Uma pena, eu já ouvi falar desse filme e também do livro, não sabia o que esperar deles, confesso que agora me desanimei. Por isso dessa vez irei passar a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não assisti ao filme, mas não fiquei tão animada assim para ver. O figurino e os atores podem ser legais, mas com certeza vou me importar com o conteúdo.
    Pra mim, vilão tem que ser aqueles que a gente ama e odeia, que faz aquele papel tão bem que eu fico puta com ele. Então, por enquanto, não pretendo ver.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Um texto mal escrito realmente mata um filme, por mais que tenham bons atores, efeitos e figurino, se o enredo não for bom, acaba mesmo tendo uma nota bem ruim. Na época que foi lançado pensei em ver, mas o tempo passou e saiu de cartaz, agora realmente não sei se arriscaria ver, talvez um dia, mas como o gênero vampiresco não é meu forte, acho que vou passar a dica.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  7. Que pena que não gostou! Não assisti por preguiça, mas a ideia tinha me chamado bastante atenção e o nome do Tim Burton ali no meio sempre atrai, haha Acho que não vou assistir mesmo. Adorei o post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lipe!
    Comecei a assistir o filme super empolgada, mas acabei desistindo quase na metade. Não conseguiu me prender em momento algum e acabei ficando frustrada pq estava cheia de expectativas.
    Pretendo ler o livro e, caso eu goste dele, tentar assistir ao filme novamente. Vou me despir das expectativas e tentar extrair o melhor dele. Espero, ao menos, terminar de assistir todo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o Sherlock do Robert Downey Jr., já vamos começar discordando! hahaha
    Eu assisti Abraham logo quando lançou, lembro que na época eu gostei mas agora? Eu não lembro de nada do filme!! Acho que lembro só de uma cena num trem, no final do filme. Pra você ver como não é um filme que marca a gente e merece a nota que teve. A ação é interessante e tal mas, nada demais mesmo.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Comecei a assistir esse filme e parei e não vou voltar a assistir.Na minha opinião tinha tudo para ser bom mas... não desceu comigo não
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.