16 abril 2013

6

Cinema, pipoca e imaginação: O lado bom da vida


Diretor: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Biro,Bradley Cooper, Julia Stiles, Chris Tucker
Gênero: Comédia dramática
Duração: 122 min.
Ano: 2013
País: EUA
Distribuidora: PARIS FILMES
Classificação: 10 anos
Sinopse: "Pat Solatano perdeu tudo: sua casa, seu trabalho, e sua esposa. Ele agora se encontra vivendo novamente com seus pais, depois de passar oito meses em uma instituição. Pat está determinado a reconstruir sua vida. Quando ele atende Tiffany, uma misteriosa garota com problemas, as coisas ficam complicadas. Tiffany se oferece para ajudar Pat a reconquistar sua esposa, mas somente, se ele fizer algo muito importante para ela em troca."

Sabe quando você está no shopping, indo assistir um filme com sua namorada (no meu caso, a outra autora do blog), mas nenhum dos dois decidira qual seria? Pois é, isso não aconteceu conosco. Minha namorada sabia muito bem o que queria quando me levou para assistir este filme com 8 indicações ao Oscar (algumas não merecidas).

Não mentirei: pensei que fosse mais um filme romântico de um cara doido e com uma atriz teen. Me enganei redondamente. Silver Linings Playbook, no original em inglês, é um filme cativante até mesmo para mim os brutos. Baseado no livro homônimo, a trama de Pat Solano Jr., ex-professor de história que por conta de seu transtorno bipolar perdeu tudo que tinha tem um ar meio pseudo-cult-bacaninha no início, que foca na recuperação e readaptação de Pat. Ele tenta, depois que sai do hospital psiquiátrico no qual fora internado, recomeçar a vida mudando seu comportamento para agradar sua ex-mulher: passa a ler os romances que ela indicava aos filhos (para quem não sabe, ele escreveu For whom the bell tolls [Por quem os sinos dobram], o mesmo nome de uma música do Metallica), tenta voltar a lecionar na antiga escola e passa a fazer caminhadas regularmente.


O filme realmente se inicia quando ele conhece Katniss Everdeen Tiffany, a viúva cheia de problemas mentais e uma liberdade sexual que minha namorada reprovaria veementemente. É um encontro que parece destinado a dar certo e talvez ali nos apaixonemos pelo casal. Eu gostei deles ali. O relacionamento dos dois progride durante o filme, indo de perseguições a aulas de dança e cartas falsas. Não contarei detalhes, mas outro ponto interessante é o relacionamento de Pal com seu pai (Jack Byrnes), seu irmão, seu melhor amigo e seu psiquiatra. 

Inicialmente, o protagonista de O Lado Bom da Vida seria Mark Wahlberg, que já tinha trabalhado com o diretor David O. Russell em O Vencedor (2010), mas o diretor o substituiu por Bradley Cooper (que contracena pela segunda vez com Robert De Niro, tendo Sem Limites (2011) como o primeiro filme dos dois). Por falar em De Niro, é a primeira indicação de Robert De Niro ao Oscar em 21 anos. O ator ganhou duas estatuetas douradas, por O Poderoso Chefão 2 (1974, melhor ator coadjuvante) e Touro Indomável (1980, melhor ator), além de ter sido indicado outras cinco vezes. Anne Mulher-Gato Hathaway interpretaria Tiffany, mas ela teve que desistir do papel devido a conflitos de agenda e então escolheram a Mística que, em 2013, ganhou o Oscar de Melhor Atriz, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical e o SAG Award de Melhor Atriz (Jennifer Lawrence). Outro fato interessante é que este é o primeiro filme em que Chris Tucker atua desde A Hora do Rush 3 (2007)!

Este é um filme de relações. Não adianta reclamar da "menina do Jogos Vorazes" ou de que o filme tem um ritmo que às vezes se perde. Isso pode até ser motivo para reclamação, mas é muito maior que isso. Eu recomendo. Vale até comprar aquele combo pra duas pessoas que custa 25 reais, mas vem com o baldezinho de pipoca do filme. E aí? Vale comentar?




6 comentários:

  1. Eu acho esse filme bem ruim, assim como o livro. Não me entenda mal, mas pra mim ele é bem senssão da tarde.
    O livro até tentei ler ele algumas vezes, mas sem sucesso. Até gosto do Bradley Cooper, mas não é um filme que me conquistou.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    Não assisti o filme, mas acho que irei gostar por causa dos atores, amo os dois <3
    O livro eu tentei ler, confesso que não gostei nadinha. haha

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei tanto do livro quanto do filme, embora as estória dos dois estejam bem diferentes. Eu amo todos os livros do Mathew, principalmente seus personagens loucamente normais.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Olá...para aqueles que querem curtir um filme despretensiosamente eu recomendo, mas se assim como eu, você é daquele tipo de pessoa que lê o livro antes de conferir a adaptação, tenho que falar que esse para mim foi uma completa decepção. A atuação Jennifer está muito boa, não sei se digna de um Oscar, mas ela se mostrou bem mais que apenas a estrelinha de Jogos Vorazes. Mas eu me decepcionei legal com o enredo...pô, você imagina como uma pessoa que esperou o livro todo para descobrir porque o Pat havia sido internado em uma clínica e logo nos primeiros 5 minutos de filme a revelação ser despejada na sua cara, isso é frustrante...eu já comecei o filme xingando a mãe do diretor, que p* é essa?

    Muita coisa ficou fora de contexto e eu não curti o filme como uma adaptação. Como filme a história é bem bolada, mas quando comparada ao livro, os leitores tem aquela sensação incômoda..."será que os diretores não leem a obra antes de adapta-las?".

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não vi o filme ou li o livro. Mas achei a premissa dele muito legal. Já havia gostado por ter a J-Law, mas agora que fiquei sabendo que o Robert DeNiro está no filme, fiquei mais animada ainda para assistir. Sua resenha está ótima e adorei o bom humor.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  6. Eu cheguei a ver esse filme no final, queria ter pego desde o inicio, mas não deu, por isso acho que nao entendi muito bem, mas espero ainda ler ou assistir, acho mais provavel assistir e dessa vez, deixar a leitura para segundo plano...kkkk

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.