11 abril 2013

12

Não tenho cabo, mas tenho net: Person of Interest



Gênero: Drama
Criador: Jonathan "bátima" Nolan
País de Origem: Estados Unidos
Emissora de Televisão Original: CBS
Emissora de Televisão no Brasil: -
Estreia: 22 de setembro de 2011
Temporadas: 2ª (em andamento)
Sinopse: "Person of interest estrela Jim Caviezel, vencedor do Emmy Award, Michael Emerson e a indicada ao Academy Award, Taraji P. Henson num thriller criminal sobre um ex-agente da CIA considerado morto,  Reese, que se junta a um misterioso bilionário, Finch, para impedir crimes violentos usando sua própria marca de justiça vigilante. O treinamento especial de Reese em recursos para operações secretas atraem Finch, um gênio de software que inventou um programa que usa o reconhecimento de padrões para identificar as pessoas que vão ser envolvidos em crimes violentos. Usando tecnologia de vigilância de última geração, os dois trabalham fora da lei, usando as habilidades de Reese e a riqueza ilimitada de Finch para desvendar o mistério da "pessoa de interesse" e parar o crime antes que ele aconteça. As ações de Reese chamam a atenção da polícia de Nova York, incluindo a detetive de homicídios Carter e Fusco, um policial que Reese usa a seu favor. Com infinitos crimes para investigar, Reese e Finch achar a pessoa certa, com a informação certa, na hora certa, pode mudar tudo."


Nada de CSI. Nem pense em Law & Order. Nunca fui realmente fã de X-files ou qualquer um desses seriados policiais. Até conhecer Person of Interest.


 A ideia é simples e complexa ao mesmo tempo. Depois do atentado de 11/07, o gênio da computação Ben Linus Harold Finch desenvolve uma máquina que consegue prever, através de complexos cálculos de probabilidade, crimes violentos e as pessoas envolvidas. Ele vende a máquina para o governo, mas cria para si uma porta dos fundos, pois o governo pretende usar a máquina para impedir catástrofes a nível nacional, não importando-se com crimes menores, como assassinatos. Tendo, então, a posse dessa máquina, ele precisaria de alguém que pudesse impedir esses crimes. Então ele junta forças com o ex-agente da CIA, Jesus John Reese, e o seriado tem início.


Bem do início, o elenco foi escolhido a dedo e cada ator coube como uma luva para seu personagem. Michael Emerson tem minha simpatia desde que apareceu em Lost em 2005 como Benjamin Linus e de lá pra cá tem sido um de maus atores favoritos. James Patrick Caviezel, Jr., conhecido como Jim Caviezel, interpretou Jesus na Paixão de Mel Gibson e agora dá vida a um personagem que fala pouco, faz muito, tem um senso de humos inteligente e muito interessante e parece combinar de uma maneira quase assustadora com o de Emerson. Não posso esquecer de Taraji P. Henson que, desde House, não via e agora posso dizer que essa mulher me dá arrepios pelo jeito marrento. Kevin Chapman, como Lionel Fusco, também faz um trabalho digno de nota e às vezes ignorado, mas eu não deixo passar! Acho que ele equilibra o grupo e tem sim uma parte importante no seriado.


Não posso, tampouco, deixar de falar de J.J. Abrams, diretor da série. Só na TV o cara tem Alias (2001–2006) (criador, roteirista, produtor executivo, diretor), Lost (2004–2010) (co-criador, roteirista, produtor executivo, diretor), The Office (2005–atual) (diretor convidado), Fringe (2008–2013) (co-criador, roteirista, produtor executivo), o falho, mas ainda apreciado por mim, Alcatraz (2011–2012) (produtor executivo) e Revolution (2012–atual) (co-criador). O cara é bom. Fora que nas telonas ele tem no currículo, Armageddon (1998) (roteirista), Mission: Impossible III (2006) (diretor, co-roteirista), Cloverfield (2008) (produtor), Star Trek (2009) (diretor, produtor), Mission: Impossible – Ghost Protocol (2011) (produtor) e este ano tem seu nome em Star Trek Into Darkness (2013, pós-produção) (diretor, produtor). Sem mencionar que o cara foi anunciado como diretos e produtor de Star Wars Episódio VII (2015)!

Já o criador é Jonathan Nolan, conhecido pelo segundo e terceiro filme da mais recente franquia Batman, sendo co-roteirista com seu irmão, Christopher Nolan, em The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). Ele também é co-roteirista, com Davd S. Goyer e Kurt Johnstad, de The Man of Steel (2013). Ele é um dos nomes da nova geração de roteiristas e está explicada toda minha empolgação.

Cenas de luta à la Batman, olhares no estilo Antônio Bandeiras de Caviezel, o mancar de  Finch, as reviravoltas episódicas na trama, uma ideia de conspiração razoável e um texto inteligente e sagaz. A série se passa em Nova Iorque e o passado dos personagens, na visão da Máquina, preenchem vazios nos episódios e muito do passado de Reese e Finch ainda está para ser revelado. Recomendo Person of Interest a todos que gostam de um bom drama policial e uma história intrigante e emocionante. 

E aí? Vale um comentário?


12 comentários:

  1. Oi Lipe, eu já vi um filme com essa temática, Minotiry Report- A Nova Lei. Adoro séries de investigação, via CSI Las Vegas quando passava na tv aberta. Mas essa coisa de prender o cara antes de cometer o crime é um pouco polêmica haha.
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Eu também gostei muito de Alcatraz, inclusive fiquei triste quando foi cancelada, por isso fiquei bem curiosa em relação a essa série e só não digo que começarei a acompanhar pois ando bem atolada entre leituras, universidade e séries que já acompanho e não daria conta
    Abraço
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  3. Conheço a série mas nunca parei para assistir acredita? Acho que é uma excelente opção para uma pessoa fã de séries policiais que nem eu

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei a ideia da série super interessante, só de imaginar uma máquina capaz de prever crimes, seria ótimo se existisse e tanta coisa pudesse ser evitada. Certamente assistiria.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lipe...meu namorado adora essa série, eu confesso que não tenho muito interesse, mas é uma ótima dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. oi, Felipe. Confesso que nunca tinha ouvido falar da série, mas pela premissa dela acredito que valha a pena ver uns episódios, posso tomar gosto pela coisa hahahaha
    meu problema no momento é não ter tempo pra colocar tudo em dia, é tanto livro e filme e série, além do traabalho que mal sobra espaço pra encaixar algo novo.. mas anotei a dica, quem sabe eu veja algo logo???
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lipe.
    Eu já vi essa série passando na tv, mas nunca me animei de assistir por não ter pegado desde o começo. Mas achei interessante seu ponto de vista da série e quem sabe resolva dar uma chance.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Lipe, confesso que já vi trailers e tudo mais sobre essa série porém nunca me interessei. Sua resenha me chamou atenção e curiosidade porém deixarei essa passar.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Lipe, como vai?
    Infelizmente dessa vez a sua dica não me atraiu muito não, então eu pulei a dica. Mas, fiquei feliz em ver o quanto tu gostastes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lipe, agora você falou meu número: thriller criminal! Adoro! Este eu não conhecia e me empolguei em ver que a 2º temporada já está em andamento. Esta dica com certeza vou anotar e procurar para ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Uma amiga assiste e vive me falando pra eu ver, mas o tipo de narrativa não é, exatamente, a que eu gosto, sabe? Provavelmente me prenderia, mas eu tenho dar carta verde pras narrativas menos sérias. Adoro seriados policiais, mas daqueles tipo The Blacklist e Law & Order. J.J. Abrams é maravilhoso, espero que ele esteja fazendo um ótimo trabalho nessa série! (Pelo que leio por aí, é verdade hahaha).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Acredita que não conhecia esse serie? Mas sua postagem me deixou bem curiosa em conhecer. Se for tudo isso que você está falando e pelas referencias que usou, deve ser uma serie incrível! Vou procurar por ela!
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.