24 abril 2013

28

Pra ler no busão: Garotas de Vidro

Título: Garotas de Vidro
Título Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Tradução: Ana Paula Corradini
Páginas: 269
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Sinopse: "Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seus desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."


E voltando, finalmente, a postar! Desculpem pela demora, mas é que meu computador tá com problemas e enquanto ele não é consertado fica dificil publicar. Pois dependo do computador da minha prima ou do laboratório da faculdade. Mas deixando de lado as explicações vamos ao que nos interessa: a resenha.

Bom, antes de ganhar e ler esse livro eu tinha lido algumas resenhas e devo dizer que a grande maioria eram negativas. Diaziam que era muito forte e você fica meio complexada ao lê-lo, mas mesmo assim eu arrisquei. Pois acho que sempre podemos e teremos visões diferentes de outras pessoas com uma mesma leitura.

O livro conta a históriade Lia uma menina que sofre de uma doença muito grave, a anorexia, ela é super magra e até passou por clínica de tratamento, mas não adfiantou muito, pois ela continua se achando gorda. Apesar da morte da sua melhor amiga, com a qual ela já não falava um bom tempo, ela não muda sua maneira de pensar. E para completar ela se sente um pouco culpada pela morte de Cassie, pois ela ligou 33 vezes e Lia não a atendeu.

É aí que Lia perde totalmente o controle. Ela continua mais obsecada ainda por perder peso e nem mesmo sua irmã mais nova, Emma, consegue fazer com ela saia desse tipo de vida. Ela costurou moedas nos bolsos do roupão para quando a madrasta for ver ela se pesar pense que ela está mais gorda do que realmente aparenta.

E pensar que a anorexia de Lia só começou por uma aposta entre ela e Cassie para ver quem ficaria mais magra, as duas acabaram se tornando reféns e Cassie acabou morrendo por causa disso. Lia vai ao hotel que cassie morreu para tentar descobrir algo, mas a única coisa que ela acaba conseguindo é ficar meio que amiga do garoto que trabalha lá e que foi o último a falar com Cassie e ele também tem um recado para Lia que a menina deixou.

Além dos problemas da anorexia, Lia ainda se mutila para tentar aliviar seus tormentos e é assim que ela quase perde o direito de ficar com a família e, principalmente, perto da irmã que é quem ela mais ama. A revisão do livro é bem feita, não percebi graves problemas nele. Também gostei muito da diagramação e do fato de ele parecer com um diário. No decorrer da escrita Lia vai se arrependendo de escrever algumas coisas e as risca. Aprovado!

Pra quem gostou nem que seja um pouco do assunto acho que deve sim ler o livro e descobrir como acaba e se acaba a luta de Lia contra a anorexia. Eu gostei muito do livro, o assunto é bem interessante e a maneira que ele é escrito faz você se envolver e quem sabe até a se identificar.

Quando o li eu me identifiquei um pouco, pois tinha a mesma mania que a Lia de contar as calorias de tudo que comia. E devo dizer que até fiquei um pouco assustada de passar pelo que ela pasou. Acho que o livro me deixou menos neurótica. Espero que vocês tenham gostado da resenha e que valha a pena comentar.



28 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Estou com o livro parado na estante a meses e ainda não havia dado uma chance a ele. Eu estava meio receosa, mas após ler sua resenha tenho certeza de que vou gostar. Também já tive essas neuras malucas de parar de comer para emagrecer. Vou dar uma chance a ele em breve.

    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar uma chance, Raah.
      O livro é muito bom.
      Espero que você goste.
      Vem me contar o que achou.
      Bjinhos!

      Excluir
  2. Curti a resenha. Estava meio em dúvida entre ler ou não, porque parecia meio 'drama vazio cheio de lágrimas', mas pelo que você falou é mesmo forte e realista. Acho que gostei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom.
      Recomendo a leitura, Luana.
      Espero que você goste. =)

      Excluir
  3. Meu deus esse livro deve ser lindo!!!
    Amei a sinopse e a sua resenha. Fiquei curiosa para ler esse livro.
    Beijos lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou em ler, Vanessa.

      Excluir
  4. sempre tive vontade de ler esse livro, pois apesar de ser curiosa com a temática, nunca peguei num livro que falasse a respeito... achei interessante a forma de escrita dele tbm...
    deve ser uma história tensa... quero ler...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É intensa acima de tudo.
      Vale muito a leitura.

      Excluir
  5. Faz tempo que li e acho que este livro serve de alerta para muita garota e seus pais também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que história tensa e pesada e triste saber que muitas garotas passam por isso. A beleza que a sociedade estereótipa afeta muitos e de muitas formas. Fiquei curiosa em saber se a Lia vai conseguir sair dessa.
    Achei o título perfeito para a história e a capa também está linda.
    Bj
    Camila Bernardini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é maravilhosa e a maneira que é tratada também é ótima.

      Excluir
  7. Oi Deby, não conhecia o livro, mas o enredo parece ser interessante. Nunca li nada parecido, por isso fiquei ainda mais empolgada com a resenha. Gosto de livros escritos na forma de diário, parece que o personagem está conversando com o leitor, o que deixa você ainda mais envolvido na história.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível não se envolver com a história.
      É maravilhosa.

      Excluir
  8. Oi!!

    Embora tenha um tema forte, eu leria esse livro sem sombra de dúvidas. É um assunto que não é brincadeira, e se faz necessário tentar compreender esse universo tão complexo e "doido" onde a sociedade impõe padrões que todos tentam se adequar, mesmo que isso leve a anorexia ou mutilação. Não vejo nada de negativo ao se tratar questões que infelizmente estão se tornando tão rotineiras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio doido vivermos numa sociedade assim, acredito que por isso mesmo esse livro deveria ser lido por todos.

      Excluir
  9. Nossa, que a história faz pensar mesmo. Muito legal! :D
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Deby, ainda não havia ouvido falar sobre esse livro e fiquei sem entender porque algumas pessoas não gostaram. Uma história tão rica, com uma mensagem tão reflexiva sobre esse tema, acho que é uma leitura muito intensa. Espero poder ler, pois gosto desse tipo de história. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente teve quem não curtiu, nem sei porque.
      Mas a história é muito boa e vale muito a pena.

      Excluir
  11. A adolescência é um período muitas vezes críticos. A necessidade de ser aceito pelo seu círculo social e suas várias imposições podem tornarem-se perigosos para muitos. Ainda não li este livro, mas parece uma história bem intensa. Já o coloquei em minha lista.


    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É intenso sim e acho que os adolescentes deveriam ler para não se deixar levar.

      Excluir
  12. Hello!

    Achei a capa bem interessante do livro Garotas de Vidro.
    Nunca li nada sobre anorexia e eu acho um tema bem triste e pesado.
    A gente fica querendo ficar como a industria da magreza dita e acabamos pirando com isso.
    Eu vou querer ler sim, acho que vou me identificar mto.anorexia
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema pesado mesmo, mas que deveria ser mais tratada.
      Espero que você goste.

      Excluir
  13. Oi Debby!
    Estou com esse livro, depois de ler algumas resenhas decidi que precisava ler! E fico feliz que vc tenha se identificado e gostado, gostei muito da resenha e isso só comprova que tenho que ler!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia e goste, Kelly. :)

      Excluir
  14. Oi Déborah.
    Ótima resenha.
    O tema realmente chama a atenção, gosto de histórias que abordam transtornos alimentarias e psicológicos, mas nunca tive vontade de ler esse livro.
    Porém sua resenha me deixou mais animada, quem sabe futuramente né!

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te animou mais a ler.
      Espero que você leia e curta.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.