12 junho 2013

12

Não tenho cabo, mas tenho net: Vikings


Gênero: Ação, Aventura, Drama
Criadores: Michael Hirst
País de Origem: Estados Unidos
Emissora de Televisão Original: History
Emissora de Televisão no Brasil: -
Estreia: 3 de Março de 2013
Temporadas: 1
Sinopse: "Vikings nos transporta para o misterioso e brutal mundo de Ragnar Lothbrok, um guerreiro Viking e fazendeiro que anseia por explorar - e invadir - as praias distantes através do oceano. Sua ambição o coloca em desacordo com o líder local, Earl Haraldson, que insiste em enviar seus invasores ao leste empobrecido em vez do oeste inexplorado. Quando Ragnar se alia ao seu amigo construtor de barcos, Floki, para construir uma nova geração de navios intrépidos capazes de conquistar os perigosos mares do norte, o palco está armado para o conflito."

Chifres, machados, sangue e Odin: certamente essas foram as características que eu esperava encontrar nessa superprodução do History quando Déborah me mandou uma SMS perguntando se eu gostava desses bárbaros nórdicos. Não tinha o que pensar: ver um bando de homenzarrões cortando e fatiando soldados ingleses com machados afiados como pão e manteiga? Hell yeah!

Vikings conta a história de Ragnar Lothbrok, um guerreiro obstinado e teimoso que acredita que existem terras a serem saqueadas e invadidas (não necessariamente nessa ordem) a oeste. Era uma época em que não haviam muitos, ou nenhum, instrumentos de navegação. Era perigoso lançar barcos no mar aberto e não havia base prática alguma para acreditar que existia terras a oeste. Mas Ragnar desafia seu earl (um título nobre abaixo de marquês e acima de visconde; um senhor de terras) e vai, juntamente com alguns amigos, em busca de seus ideais nas terras ocidentais. Lá ele acaba encontrando as terras da Inglaterra. Aí a história começa.


Mas apesar de toda a sua guerra e derramamento de sangue, Vikings também é uma história de família e de fraternidade, capturando o amor e afeto entre Ragnar e sua esposa, Lagertha, uma guerreira. É o conto do irmão de Ragnar, Rollo, um lutador feroz que ferve com ciúmes; da esposa de Earl Haraldson, Siggy, uma beleza obediente que pode ser inferior a fiel, e do monge Athelstan, cuja moral cristã confronta com a sociedade pagã dos vikings.

De uma maneira geral, Vikings (que é uma produção irlandesa e canadense) tem uma aceitação muito boa (ficou com 8,7 pela IMDb) e um clima que chama muita atenção. As gravações são praticamente todas externas, os traços culturais (relacionamentos marido-mulher, earl-servos, guerreiro-guerreiro, pai-filho, senhor-escravo e sociedade) são bastante explorados e, para mim, são o centro da série. Não é possível assistir Vikings e não lembrar da extrema competência do History. Eu recomendo para quem quiser conhecer mais sobre os costumes e história de um povo que, até hoje, é, de uma maneira bem geral, desconhecido ou vítima de preconceito por muitos!

E não, vikings, ou bárbaros, como os ingleses os chamavam, não usavam chifres.

12 comentários:

  1. Estou com essa série para assistir, mas ainda não tive tempo... Gosto do gênero e quero ver logo!

    beijo,

    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo a série, mas nem todo mundo gosta do estilo e isso tem que ser levado em conta. Espero que goste! Abraços!

      Excluir
  2. Oi Lipe!
    Uma amiga me falou dessa série e fui dar uma conferida. Assisti somente o primeiro episódio. Achei interessante, mas no momento não estou assistindo nada, então ainda não posso afirmar se a série é boa ou ruim, mas pelos comentários acredito que seja muito boa!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lipe, como vai?
    Eu estou querendo assistir essa série a algum tempo já e agora vocÊ trouxe a postagem acabei me lembrando dela hahahahahha acho o tema bastante interessante e gosto muito dos personagens, quem sabe eu assista.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Vikings é uma das minhas séries favoritas.
    Geralmente os filmes retratam o outro lado da histórias, o dos saqueados, e poder conhecer o lado dos vikings, sua história e costume é bem interessante.
    Gosto muito do Ragnar, mas minha personagem favorita é Lagertha, acho que nem preciso dizer por que, né? rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu não sabia que a série era de produção irlandesa e canadense *-* uau, chegou bem longe então, né? Gosto muito dessa série, mas confesso que, quando comecei a assistir, não tinha expectativa alguma, era só para passar o tempo mesmo...hehe' hoje já é uma das minhas favoritas!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Felipe!
    Tenho uma amiga que insiste para eu assistir Vikings desde o primeiro episódio - e pelo o que tenho visto no tumblr, as cenas e os personagens são bem interessantes. Por ela ser canadense e irlandesa, fico muito feliz por ter ganhado tanta visibilidade :D Acho que, finalmente, vou começar a assistir assim que terminar o dorama atual que estou acompanhando.
    bjus!

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipe.

    Eu assisti alguns episódios desta série, mas acabei largando de lado porque eram episódios sortidos e fiquei perdida na história. Acho que vou pegar o primeiro episódio para assistir e ver se vai despertar mais interesse. Ótima dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu sempre confiro a nota do IMDB antes de começar a assistir uma série nova e depois pesquiso o que outras pessoas estão achando a respeito. Acho bem bacana as séries History, todas muito bem elaboradas e com uma base histórica perfeita, acredito que a série seja realmente boa. Vou colocar em dia algumas séries que estou acompanhando e provavelmente darei uma chance a essa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei a premissa da série e sua resenha só me deixou mais instigada. Pena que estou com uma fila de séries, porém irei anotar a dica <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Bom, eu não sou muito de assistir série desse estilo e mesmo com tantos elogios ainda não me bateu aquela vontade sabe rs' mas quem saber essa vontade não pareça rsrs..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É uma série interessante, mas não sei se eu iria curtir, gosto mais de história sobrenaturais e com muito mistério, então Vikings não é o que eu procuro, só que assim mesmo foi bom conhecer um pouco mais sobre essa série, tenho amigos que curtem bastante, mas eu não tinha lido nada até então. Bem, é uma série para um publico específico talvez e uma pena que eu não tenha ficado interessada, quem sabe na próxima. :)

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.