11 junho 2013

20

Pra ler no busão: Conversa no Catedral

Título: Conversa no Catedral
Título Original: Conversación en la Catedral
Autor: Mario Vargas Llosa
Páginas: 727
Ano: 1969
Edição lida: 7ª edição (2009)
Editora: Punto de Lectura
Sinopse: "Conversa no Catedral conta a trajetória de dois homens que se encontram no bar A Catedral, na cidade de Lima, no Peru. O romance aborda 30 anos da história peruana, entrelaçando a vida dos personagens - Santiago, o jornalista, Ambrosio e Carlitos."

P.S: O livro foi lido em espanhol.

Bom, faz um ano que eu li esse livro então não sei muito bem por onde começar...

Posso começar dizendo que sou simplesmente apaixonada por Mario Vargas Llosa. Então, quando meu professor de Língua Espanhola VIII, da faculdade, mandou ler o livro eu acreditei que iria amar. E também quando eu disse para o Felipe que iria resenha-lo aqui no blog ele disse que eu puxaria a sardinha pro lado do autor, mas não é bem assim.

Eu tive que ler o livro para fazer uma prova oral, ou seja, eu tive dois meses mais ou menos para lê-lo. Problema: eu tinha mais seis disciplinas na faculdade e o livro além de ser bem extenso é bastante complexo. Por isso farei um apanho mais geral dele.

O livro é dividido em quatro partes, como se fossem quatro livros menores. Ele vai contar a história de Santiago, o "Zavalita" (é o apelido dele) que anos depois encontra-se com Ambrosio, ex-motorista da casa de seus pais. Eles se encontram em um bar (Catedral) e começam a relembrar os velhos tempos.

O livro mistura presente com passado, o que dificulta um pouco no entendimento do livro. Mas na metade do livro dois as coisas vão começando a fazer sentido.

Uma outra dificuldade é que são muitos personagens e nomes então também podemos nos perder ou nos confundir com eles.

No final vemos o envelhecimento dos personagens e os caminhos que levam o povo a se enterrar na frustração. Fora que há uma revelação bombástica que me deixou um pouco chocada porque nunca imaginei, mas isso vocês só saberão se ler.

Se eu recomendo o livro? Depende. Depende muito do tipo de leitura que você está buscando. Se quer conhecer mais sobre a época ditatorial no Peru é uma boa pedida, mas se estiver buscando uma leitura fácil e rápida é melhor não.

Eu que sou apaixonada pelo autor e por sua escrita achei o primeiro livro que não morri de amores, mas pretendo reler o livro mais pra frente.

Não há problemas de revisão no livro e devo dizer que eu prefiro a capa em espanhol. Porque eu não fazia ideia do que tratava o livro, mas percebemos o quanto ela faz sentido para com a história.

E vocês de que capa gostaram? O que acharam da história?

20 comentários:

  1. Nossa porque demorou tanto a resenha , me pareceu um livro bem gostoso de ler .

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha demorou porque eu nem sonhava em ter o blog na época e agora tem tantos outros livroa até mesmo antes dele, mas tô tentando colocar em dia. Hahahaha

      Excluir
  2. Um livro lindo, se é que me entende, gosto de livros que tem um pouco de história, que falam de algum lugar.
    Ainda mais ele sendo grande , gosto de livros grossos.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que gosta de livro assim?
      Não sou muito de livros mais extensos, mas se a história for boa...

      Excluir
  3. Nossa que bacana leu em espanhol, isso é uma maravilha afinal, exercita a linguagem.
    Quanto a história parece ser bem bacana, parabéns pela resenha.
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooi, confesso que a história não me chamou muito minha atenção, mas só pq não é bem o tipo de gênero que gostos.
    Mas sobre sua resenha, está ótima ❤
    Beijos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    não é um gênero que costumo ler mas parece ser uma leitura interessante e vou anotar a dica para ler mais pra frente, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você colocou na sua listinha. ^^

      Excluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro em espanhol, e fiquei com bastante vontade de tentar algo novo, sendo assim. Se eu tiver oportunidade quem sabe eu compre algum. Sobre este livro, achei maravilhoso e quero realmente ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se animou em ler em espanhol.
      Espero que curta a experiência. :)

      Excluir
  7. Hello!

    Nossa, nunca li nenhum livro em espanhol e fiquei ate tentada a tentar tb.
    Nao conhecia o trabalho de Mario Vargas Llosa, mas depois de tantos elogios, fiquei curiosa para conhecer outras opinoes tb.
    Acho que eu nao me encaixaria no perfil do leitor do livro, mas mesmo assim gostei do que foi dito de Conversa no Catedral.


    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler Mario Vargas LLosa, ele é um autor incrível.

      Excluir
  8. Nossa, ler em espanhol deve ter sido... Interessante, haha. Não curto muito espanhol, não que eu tenha dificuldade (sei o básico), mas nunca foi lá uma língua pela qual eu me interesse. Mas a leitura parece ter sido bem legal, apesar de ter sido para uma prova, né? Hahahaha. Parece ser algo bem interessante de ser lido, eu normalmente demoro muito para ler esse tipo de livro. Não por ser longo, mas porque eu gosto de ler devagar e digerir o máximo possível da leitura, haha.

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ler rápido ou devagar é bem relativo depende do quanto você está envolvida com a história.

      Excluir
  9. Oie,
    No momento estou fugindo desse tipo de leitura, to mais pra rápida e fluida rs Mas não posso dizer que o livro não me chamou a atenção! Anotei o nome para procurar o exemplar em espanhol mais pra frente >,<
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que mesmo não sendo o momento pra você, você anotou a dica.

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Me interessei muito porque leio em espanhol também. Nunca li nada do Mario Vargas Llosa, mas vontade não falta. Também me confundo um pouco nessa mistura de presente e passado, mas acho que com o tempo a história fique mais fluida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mais fluida sim.
      Mario Vargas é maravilhoso.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.