14 junho 2013

17

Pra ler no busão: Vampiros em Dallas

Título: Vampiros em Dallas
Título Original: Living dead in Dallas
Autor: Charlaine Harris
Páginas: 256
Ano: 2002
Edição lida: 2ª edição (2010)
Editora: Arx
Sinopse: "Este segundo romance segue as aventuras da garçonete telepata Sookie Stackhouse de Bon Temps, Louisiana, enquanto ela é contratada pelos vampiros de Dallas para usar sua telepatia para ajudar a encontrar seu companheiro perdido. Sookie concorda em ajudar a investigar as circunstâncias do vampiro desaparecido com uma condição: quaisquer humanos que forem descobertos envolvidos devem ser entregues às autoridades da lei humana em vez de sujeitos à justiça dos vampiros. Em Dallas, Sookie Stackhouse tem seu primeiro encontro com a organização anti-vampiro "A Irmandade do Sol" e conhece e tem ciência da existência de lobisomens."

Vampiros em Dallas é o segundo livro da série "As crônicas de Sookie Stackhouse" (conhecida nos Estados Unidos como The Southern Vampire Mysteries) de Charlaine Harris.Como está explicado, essas crônicas falam de uma garçonete peituda que se apaixona por um vampiro e passa a ter aventuras superbacanas ao lado dele e e dos outros vampiros que agora estão à solta por todo o sul dos Estados Unidos. Ela poderia ser uma menina angustiada que não vê graça na vida e se apoia no amante morto-vivo para ter alguma emoção. Ele poderia ser um morto-vivo com sentimentos emo-humanos que vê na pobre mortal uma lembrança de quem um dia já foi.

Desculpem os fãs de Stephenie Meyer, mas o que importa aqui é sexo.

Fui enganado. Ao pedir de aniversário este livro, eu pensei que fosse o primeiro da série. Assisti primeiro o seriado e achei uma ideia muito adulta (e não idealizado ou romantizado ao excesso, o relacionamento de um morto-vivo com uma humana). Quando peguei o livro pra ler e fui fazer uma pesquisa básica no oráculo, descobri que este era o segundo livro das crônicas de Sookie Stackhouse. Não me importando (sei que muitos surtariam ao pegar o segundo e não o primeiro), comecei a ler e vi uma nova visão, completamente diferente de True Blood.

O livro mostra que Sookie e Bill, diferente do casal que todos sabem que alfinetei ali em cima, são mais reais (talvez a palavra seja verossímeis, tendo em vista que ela lê mentes e ele é um cadáver que anda) em diversos sentidos da palavra. Durante a narrativa, Sookie vive se vangloriando de seus seios fartos e do corpo escultural, que, segundo ela, lhe permite muitas gorjetas. Bill, morcego velho, vê em Sookie uma mulher que pode saciar seus desejos mais carnais. Fora o poder de ler mentes dela, né? As cenas de sexo deles, que não são uma ou duas, são sutis e deixam a imaginação do leitor tomar conta, mas também não chegam a ser algo que o Sr. Gray aprovaria, tá?

Muitos personagens da série podem ser vistos e reconhecidos no livro. Grandes diferenças estão em Lafayette, que é assassinado no início do livro (não é spoler! Eu encontrei esse fato em umas 3 sinopses!), Jason tem um papel ridículo no livro (ele é um dos meus personagens favoritos da série) e Hoyt não parece ser o mesmo nas duas mídias. A ideia de Eric é a mesma, mas eu o acho mais jogado no livro (apesar do olhar de Alexander Skarsgård). O sexo é presente aqui e Dallas parece ser um lugar agradável. A aparição de Lobisomens e o fato de a verdadeira natureza de Sam já ser exposta é algo que me chamou atenção (pois só temos essas informações no final da segunda e início da terceira temporada, praticamente).

De uma maneira geral, o livro é bastante parecido com a segunda temporada da série e não há bastantes arrependimentos. A escrita de Charlaine tem seus tropeços e alguns capítulos, que são bastante curtos, são desnecessários. Eu recomendo àqueles que odeiam crepúsculo e gostariam de algo mais "a cara do interior dos Estados Unidos".

P.S.: Comparei muito com a série porque dia 30 estarei com Déborah no Café com séries especial True Blood. Quem sabe um dia não rola uma resenha da série?

17 comentários:

  1. Já me falaram dos livros da Sookie, mas como não sou grande fã de vampiros acabou não me importante.
    Se o livro honrou um pouco a série acredito que para os fãs já é bem vindo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. ‘mas o que importa aqui é sexo.’ Me acabando de rir com esse trecho. Mas tipo, sexo é bom e adorei o fato de ele não está romantizado, como você mencionou na resenha. Não conhecia a série e fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    já ouvi falar dos livros da Sookie, mas deixo passar, pois de livros sobre Vampiros, gosto apenas daqueles que não tem esses romances que considero "bobos" como crepúsculo, gosto de estilo clássico como Bram Stoker!

    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, que bom que o livro possui semelhanças com a série, mas de qualquer jeito não me senti atraída a estória.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Desde que li a série Crepúsculo, passo longe de qualquer livro/filme/série com vampiros. Não consigo gostar. Mesmo com sua resenha muito bem feita, essa premissa não me desce.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto mesmo de vampiros ( e diversas outras criaturas magicas). Gostei bastante da proposta da história, e acredito que gostaria dessa telepata. Só desejo excluir, deletar, explodir, obliterar qualquer de sexo que tenha no livro :D odeio "ler sexo".

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Só li até hoje um livro sobre vampiros e não curti. Não tenho coragem de pagar outros, mesmo com boas resenhas e livros com uma boa premissa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma que se tivesse descoberto que esse livro era o segundo não leria antes do primeiro de jeito nenhum... rs... mas, de qualquer forma, não leria, não curto vampiros, muito menos livros em que o sexo importe tanto. E lobisomens também não me agradam, a aparição deles é mais uma coisa que me faz não querer ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie
    infelizmente esse gênero não chama muito a minha atenção mas parece ser uma boa leitura para quem curte, então bem legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Felipe
    Acho que já assisti um episódio dessa série, não lembro direito, mas esse nome não me é estranho kkk
    Não sou fã de vampiros, então a série não chama nem um pouco a minha atenção. Mas, notei que o livro e a série são complementares, né? Não existe um pior e um melhor. Acho isso bacana.

    Abraço,
    João Victor – De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Só assisti a primeira temporada da série e parei por aí porque achei ser muito focada em sexo, mas fiquei feliz em saber que o livro é diferente. Darei uma chance para Sookie e Bill. Obrigada pela resenha!

    Mayara | Sobre Livros e Outras Coisas

    ResponderExcluir
  12. Li o primeiro livro e realmente a obra tem coisas bem diferentes da série, mas eu gostei de ver essa diferença, pois já conhecia bem a trama, então foi bom ler uma visão diferente de tudo.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

  13. Hello! Tudo bem?

    Adoro seres sobrenaturais e os vampiros estão no meu top favoritos, hehe.
    Não conhecia o livro Vampiros em Dallas e fiquei animada de conhecer.
    Uma pena que vc comprou engana e esse era o livro 2, morro de raiva qdo isso acontece comigo.
    Mas pelo visto a historia continua boa qto a série...
    Eu nao odeio crepúsculo, mas aquilo nao é vampiro, hahhaa.


    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi lipe, tudo bem? Eu te confesso que nunca senti vontade de ver a série, logo, não teria vontade de ler os livros. A jamaisssss leria o segundo antes do primeiro, tenho TOC com isso kkkkkkk. Eu não curto estilo crepúsculo, nem true blood, gosto mais do estilo clássico, o dracula de bram stoker *.* bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lipe tudo bem?

    Assisti a primeira temporada de True Blood e não fui adiante, por já ter assistido a serie, confesso que sou relutante em ler os livros. Eu sei que é só baseado, mas me conheço e vou fazer comparações o tempo todo. Adoro o gênero sobrenatural e me decepciono muito fácil, não vou encarar essa rsrsrsr


    Bjos


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oi
    adoro ler livros de vampiros,mas essa trama não me agradou...não sabia da existência dessa serie de livros e nem a serie de tv mas vou anotar essa dica..talvez um dia eu leia :)
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Hahahahaha hahaahhaahahahahahahahahahahaahhaahahahah
    Jamais que eu leria essa história sou fã da Stephenie e não curto livros hots, então esse eu passo. Mas amei essa resenha. Kkkl

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.