26 julho 2013

18

Pra ler no busão: Freud, me tira dessa!

Título: Freud, me tira dessa!
Autora: Laura Conrado
Páginas: 239

Ano: 2012
Edição lida: 1ª edição
Editora: Novo Século
Sinopse: "Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história. O livro rendeu à autora o Prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria Literatura."
Já faz um bom tempinho que eu li esse livro (na metade do ano passado para ser mais exata). Quando eu vi falando sobre ele achei bem legal, pois iria envolver um pouco de psicanálise e pensei "por que não?". Então corri para o e-mail e fiz o pedido para a autora. Logo de cara fiquei chateada, pois o "pacote" que eu comprei incluia um marcador e nem sinal dele.

Mas tudo bem, eu superei e parti para a leitura. Porém a leitura não me agradou. A história é legalzinha. Cat é uma garota, razoavelmente normal, mas que tem o velho e bom dedo podre para homem. Parece uma coisa todo cara que ela gosta acaba tendo algo mais sério com outra pessoa.

Cat, então decide fazer terapia. Afinal ser trocada pelo colega de trabalho por uma mulher sem sal da empresa, descobrir que a irmã está namorando um ex dela e que seu relacionamento com os pais não é lá essas coisas, só partindo para terapia mesmo.

Porém Cat não aprende e acaba se apaixonando pelo terapeuta, a partir daí ela começa a segui-lo, fazer academia e ainda se mete em mais confusões por causa da vida amorosa de algumas amigas.

O que importa é que no fim do livro Cat aprende uma valiosa lição (que eu não vou contar) que eu achei muito válida e aí sim eu vi vantagem em ler o livro. O livro tem seus momentos engraçados e é leve você ler rapidinho, então é uma boa pedida para uma tarde de férias.

Algo que não me agradou no livro (fora a estabilidade da Cat, acho que ela precisava de um psiquiatra e não um terapeuta hahahahahaha) foi a revisão. Por Deus havia muitos erros, dou um desconto porque é a primeira edição, mas espero sinceramente que a editora preste mais atenção. Pois a meu ver esse um bom motivo para desencorajar leitores a adquirir livros da editora.

Apesar dos pesares o livro é divertido e agradável. Vale a leitura (claro se não lhe incomodar tanto os erros)!





18 comentários:

  1. Olá!

    Nossa, a novo século tem mania de estragar a revisão de vários livros. Olha, sinceramente eu não vi nada demais nesse livro, mas eu precisaria ler para ter uma melhor opinião dele...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revisão da editora é a pior que conheço.

      Excluir
  2. Eu comprei esse livro na versão ebook um tempo atrás numa promoção, mas acabei não lendo. Curto muito livros que brincam com psicanálise e adoro romance engraçado, então tinha ficado empolgada. Mas agora, depois da sua resenha, fiquei um pouco desanimada. Eu odeio livros com edição mal feita, cheio de erros etc. Acho irritante e um puta falta de respeito com os leitores.

    Beijos
    Isabela Sena
    https://forasteras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, é uma falta de consideração enorme com os leitores.

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?

    O título do livro é bem interessante. A premissa me chamou a atenção, mas a questão da revisão já me desanima muito. Se surgir uma oportunidade, irei conferir a leitura com certeza. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Espero que você possa ler numa revisão melhor.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Amei a premissa do livro, ainda mas o que ele é leve e engraçado. Esse romance de paciente deve ser legal ahahahua. Mas esses erros da editora desanima um pouco neh!?

    Abraços, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha que bacana!!! Meu lado psicóloga grita quando fica sabendo de livros com essas temáticas! Vou ler, com certeza!!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    gostei muito da temática, a premissa é de fato interessante, parece ser leve e engraçado. O problema são os erros da editora, isso desanima. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é até lagalzinho, mas os erros.

      Excluir
  7. Sempre achei engraçado a temática preciso de um psicanalista. Quero muito ler esse livro, a história me parece interessante

    ResponderExcluir
  8. bom, pelo fato de ter muitos erros, certamente eu acabaria desestimulando da leitura no meio do caminho. Ainda mais por ser um livro que possui uma temática que não me atrai, desencontros e desventuras de uma personagem desestabilizada com pitadas de comédia não dá... :(
    pena que seu marcador não chegou com o livro >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito mediano.
      Não vale tentar muito.

      Excluir
  9. Ei, tudo bem?
    Não tinha o conhecimento desse livro, e confesso que não fiquei animada para lê-lo. Não é o tipo de história que me atrai e os pontos negativos só me deixaram mais desanimada com a leitura. Mas que bom que conseguiu extrair coisas boas da história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.