04 julho 2013

16

Pra ler no busão: O Hobbit

Título: O Hobbit
Título Original: The Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Páginas: 350
Ano: 1937
Edição lida: 5ª edição (2012)
Editora: Arx
Sinopse: "Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf, que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média."
Tivemos, no nosso primeiro mês de blog, uma resenha do filme O Hobbit: uma jornada inesperada, feita pelo João Paulo Panda da Guia. Hoje, alguns meses depois. Decidi fazer a postagem do livro, que amei, por causa das expectativas com o segundo filme, A desolação de Smaug, que estreia em Dezembro. De uma maneira geral, não vou fazer comparações com o filme, mesmo que seja quase impossível fazê-lo. Aos que por ventura se interessam por isso, eu realmente tiro o chapéu para Peter Jackson pelo bom trabalho que tem feito com as obras de Tolkien e em O Hobbit não é diferente: o primeiro filme foi fidelíssimo à obra e a tendência é que melhore (mesmo com o exagero de três filmes para um único livro de menos de 400 páginas).

Não tem como não se apaixonar pelo livro. Impressionante como Tolkien consegue, nessa narrativa completamente voltada para o público infanto-juvenil, nos levar para a Terra-média de Bilbo Bolseiro sempre numa narrativa rápida, cheia de música, dinamismo e com uma conversa com o leitor que, pela primeira vez, me senti participante. A história é simples e divertida: o mago Gandalf visita Bilbo Bolseiro e o convida para ir numa aventura e este de pronto recusa. No outro dia, 13 anões o visitam para combinar os últimos preparativos para a aventura - derrotar Smaug, o magnífico, e recuperar o tesouro dos anões! Bilbo, a priori receoso, junta-se à trupe na aventura que serve como prelúdio a O Senhor dos Anéis. 

Desde Trolls não muito inteligentes a Orcs em cavernas nas montanhas e Elfos em florestas distantes, O Hobbit leva o leitor a uma Terra-Média em escritos simples e adoráveis. Nada de palavras superhipermega complicadas. Nada de árvores genealógicas intrincadas ou de exagerados termos e glossários infindáveis. O Hobbit mostra o bom de Tolkien em palavras simples. Óbvio que o livro foi escrito no início do século passado e o simples daquela época pode parecer com o padrão atual! Mas nada que um leitor que goste não possa desenrolar.

Eu indico os escritos maravilhosos de Tolkien a qualquer um interessado na história de Gollum e suas adivinhas no escuro e em como o Um anel foi parar nas mãos da família Bolseiro. Também Àqueles que quiserem ver um dragão realmente mau, humanos, elfos e anões lutando por um ideal (o que só vai ocorrer de novo em O senhor dos anéis, mas sem anões) e quem quiser, por fim, ver as peripécias de Bilbo!

E aí? Vale um comentário?
"Que queres dizer? - perguntou Gandalf - Desejas-me um Bom dia, ou queres dizer que está um bom dia, quer eu o queira, quer não? Ou que te sentes bem esta manhã? Ou que é uma manhã para ser bom?"

16 comentários:

  1. Oi, Lipe
    Eu tive que ver a data da resenha, porque comecei a ler e imediatamente pensei comigo mesmo: como assim vai ter um novo filme do Hobbit esse ano? kkk Tenho a mania de nunca olhar datas das postagens.
    Eu posso ler esse livro sem ter lido 'O Senhor dos Anéis'? Esse, dentre os do Tolkien, é o que me chama mais a atenção. E, por ser mais simples, seria o ideal. Já me disseram que a escrita dele é bem densa e descritiva, então acho melhor começar por esse kk

    Abraço,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou querendo me meter na pergunta que fez pro Lipe. kkk Mas, me metendo, leia sim João! Tolkien é ótimo, e você não precisa ter lido O Senhor do Anéis, a história é anterior a ele. Eu, por exemplo, mesmo gostando dos filmes, não consegui terminar o segundo Senhor dos Anéis e abandonei a saga. Mas sou apaixonado pelo Hobbit.

      Excluir
  2. Oiee, que resenha antiga hehehehehe.
    Lembro como tava na moda ler os livros de Tolkien, mas te confesso que não é coisa que gosto de ler :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro em dezembro e gostei bastante... agora to ansiosa para ver os filmes. Embora não tenha curtido muito O senhor dos anéis esse eu gostei. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quer dizer que você está ansiosa para ver os filmes, né? O sofá e a TV aqui de casa estão disponíveis!

      Excluir
  4. Aquele momento em que você vai comentar a resenha de um livro que você ama e encontra um comentário, nesse mesma resenha, de uma amiga que você convenceu a ler o livro resenhado, depois de anos de insistência! Sobre o livro, não há palavras na língua dos ents, dos elfos ou dos homens que possam expressar o quanto eu amo os livros do Tokien.

    bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro achando que ia achar a escrita cansativa, mas me enganei. É uma história incrível e muito empolgante. O autor escreve fantasias de um modo espetacular.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou louca para ler esse livro mas nas livrarias aqui está complicado,sua resenha me deixou maravilhada parabéns ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiee. Adorei a resenha! Amo a escrita de Tolkien (mesmo que eu não ache Senhor dos Anéis chato, eu amo kkkk) e adoro o Hobbit.
    Abraços,
    http://chubbleeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    acho esse livro fantástico, já li 3x, do tolkien o único que li mais até hoje foi Silmarillion, já perdi as contas. www.sagaliteraria.com.br
    ** Estou seguindo seu blog, se possível, siga o meu**

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Bom, depois de todos esses comentários, acho que fui a única a não ler este livro rsrsrs... nunca me atraiu rs
    Parabéns pela resenha! Bjs
    Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lipe!
    Eu comecei a assistir aos filmes da saga à pouco tempo e ainda não tive oportunidade de ler o livro. Gosto da história e acredito que se gostei dos filmes com certeza vou gostar do livro.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lipe,apesar de ouvir tanto sobre esse livro, ainda não me dispus a lê-lo, mas assim que possível o farei. Legal tua resenha. bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá Felipe, tudo bem?

    Eu não consigo gostar de Hobbit, Star Wars, qualquer coisa disso. D:

    ResponderExcluir
  13. Cara, não sei porque, mas ainda não consegui criar coragem para ler O Hobbit. Espero fazer isso um dia, mas antes preciso ler Senhor dos anéis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu sou o tipo de leitora que não nasci para as obras do Tolkien porque fogem do estilo que gosto de ler. Apesar disso, são histórias repletas de significados e com uma escrita magnífica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.