21 agosto 2013

1

[Review] Hell on Wheels Season Premiere: Big Bad Wolf S03 E01 & Eminent Domain S03 E02


Hell on Wheels está fazendo um sucesso muito grande nos Estados Unidos. Após o fim violento e eletrizante da segunda temporada, quando a cidade foi completamente destruída por uma investida dos Sioux (Lily Bell foi morta e o Sueco fugiu de uma maneira que eu considero um pouco forçada), a terceira temporada volta com o plot da construção da transcontinental como plano principal, esquecendo-se completamente da ideia inicial de vingança após a guerra de secessão.

Uma mudança é claramente perceptível na season premiere: nada mais será movido por vingança. Bohannon não caça mais os assassinos de sua família. O assassinato de Lily Bell passa despercebiddo pela mente do ex-confederado. O que parece estar em foco agora é a corrida da estrada de ferro. O que seria legal, se não fosse o sentimento de perda de verossimilhança. Das quase duas horas dos episódios iniciais, metade do tempo serve como background do que está por vir.

O início do episódio, com Bohannon vestido peles de animais e barba enorme, nos fazem pensar nessa transição, nesse renascimento tanto do protagonista quanto da serie. Apesar de se passar muito tempo na neve e sozinho, Bohannon ainda mostra habilidades de combate de um Solid Snake. O objetivo dele agora é a construção da estrada de ferro transcontinental e ele fará isso encontrando-se com homens poderosos para que entrem com o dinheiro. Elam Ferguson, que agora é pai, também está presente e é a primeira pessoa que Bohannon procura quando volta à cidade e é com ele que ele vai atrás do dinheiro. Os laços de amizade entre os dois é bastante interessante e tem se desenvolvido bem na serie (na medida do possível entre um negro e um branco naquele contexto). A cena dos dois no alfaiate é simplesmente hilária (esse negócio de esquerda-direita realmente é um problema).

A motivação de Bohannon ainda é uma incógnita. No episódio piloto sabíamos por que ele estava lá, mas hoje em dia só se pode supor. Talvez uma questão de honra. Taçvez a memória de Lily Bell. Talvez ele simplesmente não saiba mais o porquê. E isso deixa o personagem ainda mais interessante.

O primeiro episódio da temporada tem como "conflito" uma família mórmon que se recusa a abandonar a casa para a passagem da ferrovia. O novo xerife (que deveria se Elam, mas Bohannon não o nomeia) é assassinado por um membro da família e como consequência, Bohannon se vê obrigado a enforcar um garoto. Deixa-se a entender que o garoto não teve culpa, que foi forçado pelo pai a se entregar e nada é feito. Ele é enforcado mesmo assim e podemos ver como esse dilema afeta o protagonista que simplesmente cumpre o que é dito. Ele agora é o líder e deve fazer cumprir as leis...

Um novo personagem nos é apresentado no segundo episódio, Eminent Domain, Louise Ellison, uma jornalista que está em Hell on Wheels para cobrir a corrida da estrada de ferro. Não acho que ela esteja ali para suprir a falta de um personagem feminino, mas os fatos não me deixam mentir, pois ela não tem nenhum peso na história até agora. Personagens antigos e interessantes estão de volta, como os irmãos McGines e Durant (que parece que vai ser o antagonista desta nova temporada com alguma ajuda de irlandeses, mesmo ainda não aparentando nada - isso é só especulação).

Eu realmente achei interessante, apesar de dramaticamente falha, a season premiere, e  muitas perguntas ficaram no ar. Vi muitos bloggers comentando sobre isso, mas minhas perguntas só aparecerão compiladas no meu próximo post.

"I see why they call this place Hell on Wheels. Rough men, loose women, whiskey, sin and guns. - Louise Ellison"



1 comentários:

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.