17 outubro 2013

11

Cinema, pipoca e imaginação: Antes de Partir

Diretor: Rob Reiner
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 97 min.
Ano: 2007
País: EUA
Distribuidora: Warner Bros.
Classificação: Livre
Sinopse: "Carter Chambers é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole, um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida."

Existem alguns tipos de filme que são baseados em modelos já consagrados. Existe o policial, o suspense, a comédia estupida e, entre o universo de gêneors cinmatográficos, há o drama de pacientes terminais. Antes de Partir, ou The Bucket List no original, seria mais um filme feito seguindo a receita da drama-comédia. Se não fossem Jack Nicholson e Morgan Freeman. Com um roteiro escrito em duas semanas, a ideia de dois estranhos se tornando amigos por causa de suas doenças terminais e tentando realizar os desejos de uma lista de desejos feita à beira da morte parece um pouco clichê, mas me surpreendeu.

Quando li o Manual do Roteiro, de Syd Feld, eu aprendi que você descobre se um filme é bom ou ruim nos trinta primeiros minutos. Após isso, você já tem a opinião formada sobre a película. Neste filme, que parece bem café com leite, se me perdoam o trocadilho, a gente percebe uma construção diferente de personagem. Carter e Edward foram criados para serem antíteses. Arrogância e presunção. E, ainda assim, como talvez fosse simples esperar isso, eles se tornam amigos entre jogos de cartas, conversas sobre aceitação e jogos de baseball.


A ideia de realizar tudo o que eles escreveram não é o centro do filme, mas o caminho para a aceitação, passando por todos os estágios do doente terminal. A atuação de Nicholson é algo incomparável e extremamente competente, como qualquer outro trabalho do ator (lembrando que ele foi sugerido por Morgan Freeman e Rob Reiner, separadamente, para interpretar Edward Cole!). Ele e Freeman rasparam a cabeça de verdade pra fazer o filme e têm uma atuação que vale a pena conferir.

Eis minha dica pra hoje! Espero que tenham gostado.



11 comentários:

  1. Olá tudo bem ? Assisti esse filme , me derramei em lagrimas um filme maravilhoso , perdi as contas de quantas vezes assisti , fiz meu api comprar o DVD a história é perfeita o modo como eles constroem a amizade e tudo é muito mágico

    ResponderExcluir
  2. Oii, simplesmente amo esse livro!
    A história é linda... sorri e chorei... a carga emocional é imensa, as questões levadas à reflexão são inúmeras e nos faz ver a vida de outra maneira.
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    eu assisti esse filme quando foi lançado, em 2007, se não me engano foi o último filme de Jack Nicholson ou um dos últimos, ele tem problemas de memória e então não consegue atuar mais, é algo sério. Esse filme é muito bom, emocionante, divertido e sobretudo fala sobre amizade. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lipe, muito boa essa sua indicação, não estou lembrada se já assisti esse filme, de qualquer forma vou ver ou rever em breve...eu assisto tanta coisa que acabo me perdendo, kkkk

    As críticas foram muito boas, adorei!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lipe!
    Até hoje não conheço nenhum filme estrelado por Nicholson que não valha a pena assistir. Até mesmo comédias pastelão ele consegue ter uma atuação bela. Morgan Freeman é outro ator que eu aplaudo de pé, tanto pelas interpretações quanto pelas suas atitudes fora da tela. Um filme com esses dois só poderia ser bom, mesmo com um enredo tão batido... Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Nossa, eu queria assistir o filme Antes de Partir desde o lançamnto e acabei me esquecendo!
    Adorei o post, a historia é bem bacana e tem coisas cliches, mas ainda sim eu quero mto assistir.
    Os atores sao super conceituados e quero me surpreender.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Ola Lipe os autores por si só já são uma tração a parte pelo desempenho impecável sempre em suas atuações, gostei muito do tema do filme, como você mesmo disse eles aceitaram da melhor maneira possível suas condições perante a doença e seus últimos dias foram de alegrias e uma nova amizade. Dica anotadíssima. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Hey!!

    Já faz um tempo que quero assistir esse filme e por alguma razão nunca me propus realmente. Algo com Nicholson e Freeman só pode ser fantástico. Gostei dos pontos que você destacou, sobre a coisa toda ir além da lista em si. Parabéns pela resenha!! ;)

    www.forasteras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olááá
    Eu nunca vi o filme mas tenho bastante vontade por ouvir muitos elogios e espero com certeza ver em breve, parece ser um drama mega emocionante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Felipe, tudo bom?

    Cofesso pra você que eu sempre vejo esse filme passando na tv, mas nunca parei pra assistir, pois depende muito do momento em que eu me encontro... Mas acho a ideia do filme bem legal... Se a oportunidade surgir novamente, assistirei. Ótima resenha!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto muito desses filmes, são ótimos e nos faz refletir. Gosto quando o assunto por mais pesado que seja, seja tratado com humor deixando o clima leve. Gostei da dica e irei assistir em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.