18 janeiro 2014

9

Cinema, pipoca e imaginação: De volta para o futuro

Título original: Back to the future
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson
Gênero: Ficção científica, Aventura
Duração: 116 minutos
Ano: 1985
País: Estados Unidos
Distribuidora: Universal Pictures
Sinopse: "Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais."


Cheio de referências, um humor muito bem construído e com uma história inesquecível, De volta para o futuro tem todo o direito de ser considerado um clássico da década de 80. É 28º entre os 50 Melhores Filmes Colegiais, 23º melhor filme da história pelos leitores da Empire, está entre os 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, é considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante", tem o 56º melhor roteiro da história e é reconhecido como o 10º melhor filme do gênero de ficção científica. De volta para o futuro marcou toda uma geração e ainda é considerado referência nas rodinhas dos garotos que viram suas reexibições na sessão da tarde da década de 90.

O filme parece ser bastante inocente no início, mas a história de Marty McFly se torna muito interessante quando consegue unir o humor característico dos filmes de aventura com o tema complexo de viagem no tempo. Marty tem como amigo o doutor Emmet Brown, que aparentemente acabou com a fortuna da família construindo, durante trinta anos, uma máquina do tempo em um Delorean (a princípio seria numa geladeira). Quando o doutor é assassinado por roubar plutônio de terroristas libaneses, McFly acaba entrando no Delorean e indo parar em 1955, época em que seus pais se conheceram. Ele acaba alterando o passado e tendo que se juntar com o não-tão-jovem Doc Brown dessa época.

Dentro dos clichês de filmes de escola, temos o supervisor de corredor (não sei como chamar essa tão importante profissão) que está sempre chamando o personagem principal de preguiçoso, temos os irmãos mais velhos chatos e o valentão que tem um papel importantíssimo como o anti-herói. Eu só lembrava do filme em flashes. De volta para o futuro é realmente um filme que merece o reconhecimento, pois transcende sua época (se me permitem o trocadilho).

Alguém lembra do filme? Vale muito assistir para se lembrar como era a comédia! Abaixo está o trailer do  relançamento do filme em seu 25º aniversário .
Abraços!



9 comentários:

  1. Lembro, com certeza. De Volta para o Futuro marcou de verdade. Acredita que só fui assistir ao terceiro um desses, aí tive que voltar a assistir aos outros para entender tudo direitinho e reacender a memória. Foi um grande filme, viagens ao tempo são são ótimas (pelo menos na maioria das vezes)

    ;)

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!
      Demorou um bocado para assistir ao terceiro, hein.

      Excluir
  2. Eu AMO esse filme. Marcou demais minha vida. Perdi já há muito tempo a quantidade de vezes que o vi na tv. Depois que comprei o blu ray, então, nem tenho ideia. Tenho um livro sobre os bastidores que foi lançado ano passado também, muito lindo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  3. fez parte de minha infância, como poderia não amar??? *--*
    a trilha sonora super bacana tbm, tudo no filme me encanta...
    fiquei feliz de ver esse post por aqui...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lipe, tudo bem?
    GURI EU AMO ESTE FILME, me lembro que faz muito tempo que tive a oportunidade de assistir e até hoje me encanto. Ano passado tive a grande oportunidade de ir em um evento que era meu rim de caro para ver o carro <3 aquelas postar são loucas hahahahahhahaah foi maravilhoso, adorei a indicação.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Uhuhuhhhh...enfim um filme que eu assisti <3
    Eu adoro a trilogia desde sempre! Toda vez que passa na tv eu corro pra assistir.

    Quero ler o livro da DarkSide sobre a temática...

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Se eu conheço? Já vi uma centena de vezes e não me canso dele. Um dos meus preferidos da época.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Lipe, amei o post, pois sou muito fã dessa trilogia. Não sabia que ele estava bem classificado nesse holl que vc listou, gostei de saber. Com certeza foi um filme que marcou época. Bj

    ResponderExcluir
  8. Adoro o filme!! Mas não sabia que tinha o livro. Agora quero ler heeheheh
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.