02 fevereiro 2014

19

Pra ler no busão: Dançando sobre cacos de vidro

Título: Dançando sobre cacos de vidro
Título Original: Dancing on broken glass
Autor: Ka Hancock
Páginas: 336
Ano: 2013
Edição lida: 1ª edição
Editora: Arqueiro
Sinopse: "Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles. Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente. Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor. Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível."

Normalmente quando vou fazer meus pedidos aos nossos parceiros, sempre penso no que eu realmente gostaria de ler. Preferencialmente eu faço pedidos de romances policiais ou fantasia. De vez em quando um sobrenatural de ficção me atrai, mas normalmente esses são meus gostos. Da última vez que fui fazer o pedido à Arqueiro, conversei com Déborah e decidi, depois de ler a sinopse, pedir Dançando sobre cacos de vidro. Interessou-me a combinação bastante inusitada, mesmo para os atuais tempos de Nicholas Sparks e  Matthew Quick, entre um homem que sofre com transtorno bipolar e uma mulher com grande probabilidade de ter câncer novamente.

Difícil organizar meus pensamentos sobre um livro tão incomum para mim, mas vamos por partes.

O enredo e a construção dele é muito bem feito. Talvez a história tenha sido longa demais e às vezes se tornado enfadonha, mas talvez, também, tenha sido necessário para se criar a atmosfera necessária. A história se desenrola com lembranças e eventos presentes. Constrói-se o passado, a ligação entre Mickey e Lucy com os habitantes de sua cidadezinha de uma maneira natural. Vemos o relacionamento dos dois se desenrolar naturalmente enquanto Lucy nos conta como tudo aconteceu e justifica nas entrelinhas de seu passado, suas ações futuras. Os capítulos são estruturados de uma maneira interessante. Todos começam com os pensamentos de Mickey, parte do relatório que escrevia para seu psiquiatra, em sua maioria, e depois passam para a narrativa sob a ótica de Lucy. 

O envolvimento que acabei tendo com alguns personagens valeu o livro todo. Você conhecer a família de Lucy, com seus problemas e seus afetos, o psiquiatra de Mic, que tem um papel paterno muito forte, os moradores da pequena cidade onde se passa o livro e todo o ambiente amigável não tem preço. Senti mais saudade da ambientação que de qualquer outra coisa. Dançando sobre cacos de vidro nos envolve aos poucos, construindo um cenário acolhedor que esconde uma história emocionante que gradualmente assume um tom admiravelmente comovente.

A sinopse diz que esses dois não deveriam se apaixonar. Isso tem sido dito sobre muitos casais da literatura desde que Shakespeare criou Romeu e Julieta, mas esta é uma visão nova sobre o assunto. Se você estiver procurando por um livro emocionante para te manter entretido o tempo todo, leia este livro. Você vai rir e chorar. Sentir-se triste, mas esperançoso. E você vai experimentar uma grande variedade de emoções durante a leitura deste livro.

Já leu? O que achou? Comentaí!


19 comentários:

  1. Esses foi um dos livros mais tristes e realistas que li até hoje, chorei litros. Os personagens são ótimos e o enredo muito real, poderia acontecer com qualquer um de nós. Sempre recomento esse livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia mesmo.
      A história é bem emocionante.

      Excluir
  2. Oi, Felipe!
    /apesar de não ser fã de dramas, especialmente estes que falam de doença o livro todo, esse livro me despertou totalmente o interesse, talvez por eu não conhecer tanto sobre a doença do Transtorno Bipolar. Seria interessante ver como o autor realmente tratou os personagens no tema. Parabéns pelo texto, está maravilhoso!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lipe!
    eu gosto da forma como você resenha os livros, prático e objetivo. O enredo parece emocionante, mas acho que não é o momento para mim, estou com algumas pessoas da família com câncer e não quero ler sobre o assunto no momento. Talvez mude de opinião, mas hoje é assim que estou sentindo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Uma leitura forte e densa, eu não leria por ora, mas com certeza eu vou ver se consigo ele junto à editora, porque gostei muito da história desse casal. Eu também procuro pedir livros que me instiguem a leitura, temos gostos parecidos, até.

    resenhaeoutascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OiiI!

    Eu achei a capa uma graça, não conhecia a obra e senti que o enredo é um pouco mais pesado que eu estou procurando no momento, mas parece ser ótimo pára nos fazer refletir sobre nossa vida.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro. mas não estou no momento para ler este livro, por conter toda essa carga emocional, não me faria bem.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oieee, tudo bem? Esse livro eu comprei por dois motivos: O primeiro é quase um crime, nunca li nada do Nicholas. O segundo é porque a sinopse realmente me chamou atenção! Acho que,como você, vou me emocionar muuuuito com ele. Já quero começar a ler hoje! Bjosss


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lipe, ainda não li esse livro e ainda está nos meus desejados!
    A estória sempre me fascina, ainda vou comprar para tirar minhas próprias conclusões!Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Oii
    O livro me pareceu bem interessante.Gostei bastante da premissa. Nao é um livro que eu compraria,mas é um livro que eu leria se eu ganhasse. hahaha
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Muito legal sua resenha e parece ser um ótimo livro, tenho curiosidade por ele faz tempo e espero poder ler e quando ler gostar assim como você, muito bom o enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas morro de vontade! Adoro esse estilo, adoro ler livro que me marcam de alguma forma e esse parece ser exatamente o tipo de livro que vai me emocionar muito.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  12. A história parece ser um tanto delicada.
    Já ouvi falar bastante desse livro e confesso que ando muito curiosa para lê-lo.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  13. Oiiie,

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero logo ler. Sabe é uma estória delicada que faz o meu estilo, de amor, superação. Eles não deveriam se apaixonar, mas quem manda no amor, no coração? Dica anotada.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Também já li Dançando Sobre Cacos de Vidro e adorei o livro, não sou muito chegada a dramas, mas achei essa uma leitura tão bonita, com tanto a passar ao leitor, fiquei encantada com estória desse casal e com certeza fico feliz de ter saído da minha zona de conforto e ter dado uma chance a essa obra. Também resenhei o livro, caso queira conferir a minha impressão: http://www.starbooks.com.br/2015/02/resenha-dancando-sobre-cacos-de-vidro.html

    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  15. Ola Lipe...
    Me lembro do lançamento desse livro e de todo o reboliço que ele causou por causa do drama e do assunto que aborda.
    Eu fiquei completamente envolvida e curiosa, porém ainda não tive a oportunidade de ler.
    Gostei muito da sua resenha, você está de parabens e espero em breve poder me envolver com essa historia assim como vc.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Desde o lançamento do livro eu estou curiosa com ele e só não solicitei ainda pois não queria fixar prazo na leitura, sabe como é?
    A sinopse já tinha me deixado interessada e sua resenha me deixou ainda mais, principalmente para conhecer uma nova visão da já conhecia história de um casal que não pode/deve se apaixonar. E o título é lindo!
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A vida desses personagens parecem ser bem conturbada e com momentos de muita tristeza. Pra mim esse livro deve passar muitas mensagens para o leitor. Já tinha visto ele em vários blogues e até me interessei, mas o tempo passou e não tive tempo de ler. Espero poder ler o livro esse ano.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Já tentei muitas vezes ler esse livro,mas não conseguir, acho que ainda não chegou o momento,porque eu gosto da premissa e quero muito ler, apesar de já terem me dando spoilers, gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.