14 março 2014

6

Cinema, pipoca e imaginação: O clube de leitura de Jane Austen

Diretor: Robin Swicord
ElencoMaria Bello, Emily Blunt, Kathy Baker, Amy Brenneman, Maggie Grace, Hugh Dancy, Kevin Zegers, Marc Blucas, Jimmy Smits, Lynn Redgrave
Gênero: Drama/Romance/Comédia
Duração: 106 minutos
Ano: 2007
País: EUA
Distribuidora: Sony Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: "Sacramento. Bernadette (Kathy Baker) foi casada 6 vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn (Maria Bello) jamais se casou e está em depressão devido à morte de Pridey, seu cachorro. Sylvia (Amy Brenneman) é casada com Daniel (Jimmy Smits) e tem 3 filhos, mas sua vida está abalada pelo fato de que o marido está apaixonado por outra mulher. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe, devido aos problemas em seu casamento. Prudie (Emily Blunt) é uma jovem professora de francês de colegial, que casou-se recentemente com Dean (Marc Blucas) e teve que cancelar uma aguardada viagem para Paris devido a um problema nos negócios. Grigg (Hugh Dancy) é um técnico nerd, que gosta de participar de convenções de ficção científica. Um dia Bernadette sugere a criação do clube do livro "Sempre Austen o Tempo Todo", dedicado aos livros da escritora Jane Austen, alegando que ela é perfeita para curar os males do mundo. Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg aceitam fazer parte dele, o que faz com que todo mês o grupo se reúna para discutir um dos livros da escritora. Com o tempo eles se abrem sobre suas vidas, percebendo as mudanças neles ocorridas."

O clube de leitura de Jane Austen é o tipo de filme para se assistir em um finalzinho de tarde de sábado. Pois é leve e super fofo.

Quando comecei a assistir ao filme achei que não seria tão envolvente, pois li duas obras da autora e uma é apaixonante (Orgulho e Preconceito), mas a outra era cansativa por tanta descrição (Razão e Sensibilidade).

Para a minha grata surpresa o filme é tão bom que fiquei com vontade de ler todos os livros da autora que são mostrados no filme (virou meta).

A história envolve um grupo de amigas que estão passando por momentos difíceis. Bernadette resolve montar o clube da autora Jane Austen por acreditar que a autora pode curar todos os males do mundo. Ao grupo se unem Prudie e Grigg e decidem se encontrar uma vez no mês para discutir sobre as obras, porém eles acabam virando confidentes uns dos outros e começam a discutir também seus problemas.

No decorrer da história conhecemos mais de cada personagem e nos encantamos por cada pelo seu modo de ver o mundo. Bernadette é a que sempre encontra o lado feliz da vida e quer animar todos. Jocelyn é apaixonada por seus cães e não quer se envolver sério com ninguém. Sylvia sofrendo muito por ter sido trocada por uma mulher mais jovem. Allegra (filha de Sylvia) que volta para a casa da mãe para ajudá-la a superar o momento de separação, também tem problemas sentimentais. Prudie é professora de francês que abre mão de viver seus sonhos para seguir a vida do marido. E, por fim, Grigg, o único homem que cai quase que de para quedas na história.


Eles acabam descobrindo uma grande amizade e uma nova maneira de ver a vida e seus problemas sentimentais. Eles se inspiram nos personagens das histórias que vão lendo no decorrer dos meses.


Espero que vocês assistam e me digam se ficaram ou não com vontade de ler os livros de Jane Austen também.





6 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Não sabia da existência desse filme e como pretendo ler os livros da autora também, acho que vou ver ele primeiro. Ou vejo depois pra entender as referências? Ah não sei, o fato é que eu adoraria fazer parte de um clube do livro Jane Austen!

    ResponderExcluir
  2. Olá Déborah,

    eu não conhecia esse filme, parece ser bem legal, ainda pretendo ler alguns livros da autora, então vou começar pelo filme, vou assistir para tentar entender um pouco mais. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. já tinha ouvido falar mas nunca assisti... eu já li Orgulho e curti, mas vc falando que Razão é meio cansativo, fiquei receosa, pois seria o proximo da lista... acho que vou pular por enquanto e ler Persuasão, que foi a aquisição mais recente da estante... xD

    tentarei ver o filme qualquer hora dessas :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que veja o filme e goste, Val. ^^

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.