08 junho 2014

12

Pra ler no busão: O guia do mochileiro das galáxias

Título: O guia do mochileiro das galáxias
Autor: Douglas Adams
Páginas: 208
Ano: 2009
Edição lida: 1ª edição
Editora: Arqueiro
Sinopse: "Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra -, graças a um amigo de Betelgeuse que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinadas nos pontos mais distantes do tempo e do espaço."

Um clássico nerd/geek, O guia do mochileiro das galáxias é uma obra fascinante de uma sagacidade incomparável. De série de rádio até virar filme, O guia é quase que leitura obrigatória para qualquer fã de comédia e ficção científica. Não sou fã de livros de comédia, mas a leitura deste livro me fez rever meus conceitos. A pergunta que fica àqueles que não conhecem o livro de Douglas Adams é: o que faz dese livro algo tão especial para tantas pessoas no mundo a ponto de ter um dia dedicado a ele?

Não sabe que dia é esse? A resposta justificará a grandeza desse livro. O dia da toalha, comemorado em 25 de maio, é uma homenagem ao autor. O dia foi escolhido por evento da morte de Douglas Adams (que coincidiu com o dia do Orgulho Nerd) e a tolha tornou-se símbolo do livro e do guia por causa da página inteira dedicada a este item tão inocente em seu livro. O autor conseguiu transformar um item tão mundano num ícone para os fãs. 


Dia da toalha em Innsbruck, Austria, 2005, onde Douglas Adams afirmou ter conseguido inspiração para escrever o Guia
E esse é só um detalhe sobre o livro. Piadas no melhor estilo do humor britânico, a sagacidade para surpreender o leitor e as situações mais inusitadas da galáxia fazer com que o livro não se tone algo cansativo. Douglas consegue distorcer a lógica e criar situações absurdas, mas verossímeis. A resposta para a vida, o universo, e tudo mais também é respondida de maneira inesquecível.

Sem mencionar os personagens. Eu sou um admirador da psique construída. Sem personagens convincentes não há romance que se sustente. Acompanhamos as aventuras de Arthur Dent junto a Ford Prefect, um alienígena que veio fazer uma visita de alguns dias à Terra, como pesquisador de campo para O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas acabou ilhado no planeta por 15 anos, Zaphod Beeblebrox, o ex-hippie de duas cabeças e três braços e maluco presidente da galáxia, Trillian, namorada de Zaphod, quem Arthur tentou pegar numa  festa uma vez; Marvin, um robô paranoico, brilhante e depressivo crônico; Veet Voojagig, um ex-aluno de pós-graduação que está obcecado com o desaparecimento de todas as canetas esferográficas que ele comprou ao longo dos anos.

É um dos melhores livros de comédia que já li e está realmente na minha lista de favoritos. É leitura obrigatória, hein!? Deixo vocês com o book trailer do livro. E aí? Vamos ler? 



12 comentários:

  1. Esse livro estava no meu carrinho de compra do Submarino há um tempão... agora vou até lá fechar a compra :)

    Amei a resenha!
    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu desejo é comprar essa coleção. Sou uma pessoa mega curiosa com a narrativa do Douglas Adams, não tenho a mínima ideia se iria curtir mesmo os livros.
    Mas por ser uma comédia e ter toda essa importância do Douglas, dá mesmo vontade de ler esses livros ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem ?

    Antes de saber da importância do Guia para cultura nerd e ver diversos elogios voltados aos livros, tive vontade de comprar o box porque é sempre super baratinho na Submarino. Você só confirmou aquilo que sempre escuto por aí a respeito dos livros. Realmente é uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas já me aconselharam esse livro, porém esse resenha me esclareceu muita coisa, entrará para minha lista de leitura.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  5. Oi Lipe,
    O que você falou é um fato, essa série de livros é muito famosa e quem não conhece se pergunta o motivo de tanto sucesso.
    Com isso em mente resolvi me aventurar.
    E posso dizer sem constrangimento que não entendi NADA desse livro.
    Deve ser para um tipo de leitor mais crítico ou que tem facilidade para entender as coisas. Mas pra mim não funcionou.
    Detestei aquele monte de nome que eu nem conseguia pronunciar mentalmente e abandonei. Mas é bom ver as opiniões contrárias, mostra que sim, há livros para todos os tipos de pessoas :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  6. Oi Lipe, tudo bom?
    Gente, não consegui gostar desse livro ainda. Minha professora do colegial nos fez ler porque era o livro favorito dela e tal, mas como não gostava da professora acabei nem tentando ler o livro inteiro. Abandonei na metade, porque era viagem demais para mim. Sério. Mas quem sabe não pegue para tentar outra vez né? E para poder comemorar o dia da toalha HAHAHAHAH

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiie Lipe,

    Já ouvi falar sobre esse livro, mas ele nunca me chamou atenção, eu não consigo acompanhar a estória dele kkkk não sei se sou lerda, ou é porque é mais para leitores com censo crítico apurado.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi Lipe, tudo bem
    Não sabia, achei o máximo a homenagem que fizeram ao autor, criando o dia da Toalha. Eu comprei essa série depois de tantos elogios, mas ainda não tive oportunidade de ler. Sou fã de ficção científica e estou super empolgada pois o autor é original, acredito que existem mensagens importantes dadas de uma forma bem inusitada, como você mesmo disse. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito o gênero nerd/geek na literatura, então não sei se leria, maaas já ouvi bastante gente elogiar a série.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Bela dica para quem curte esse gênero, tenho amigos que adoram a série e parece ser bem legal, um dia quero tentar ler e espero curtir

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OEEE! Que bom que gostou,é um daqueles "indispensáveis pra quem é geek". Ainda não saí do primeiro,faltaram as ultimas cinquenta paginas,acho cedo pra dizer,mas acho que fui com expectativa demais. Abraçoo!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.