10 julho 2014

6

Cinema, pipoca e imaginação: The Big Lebowski


Diretor: Joel Coen , Ethan Coen
Elenco: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, John Turturro
Gênero: Comédia
Duração: 118 minutos
Ano: 1998
País: Estados Unidos
Distribuidora: Gramercy Pictures
Classificação: 12 anos
Sinopse: "Jeff Lebowski é um slacker e ávido jogador de boliche de Los Angeles conhecido como "The Dude" ("O Cara"). Após um engano de identidades, The Dude é apresentado a um milionário que também se chama Jeffrey Lebowski. Quando a esposa desse milionário — o "Grande" Lebowski — é sequestrada, ele paga a The Dude para entregar o resgate e libertar sua mulher. O plano vai por água abaixo quanto Walter Sobchak, amigo de The Dude, arma para ficar com o dinheiro."

O grande Lebowski é o tipo de filme que você pode assistir dez vezes e não cansar de ver. Um dos grandes nomes do cinema cult não tem idade, esta é uma hilariante comédia dos irmãos Coen que continua conquistando novos fãs e fazendo antigos reassistir o filme ao redor do mundo. O personagem icônico imortalizado por Jeff Bridges, The Dude, é um dos melhores personagens, em termos de desenvolvimento psicológico e consistência. John Goodman, Steve Buscemi, Julianne Moore e John Tuturro fazem com que sorriamos e demos gargalhadas uma atrás da outra. 

O enredo, narrado no início e no fim do filme,  influenciado pelo gênero noir, com sequestros, resgates e toda uma trama para descobrir o mandante do crime, é apenas o pano de fundo para as palhaçadas que The Dude e seus amigos de boliche. Eles tentam resolver o mistério que envolve um sequestro milionário enquanto tentam vencer um torneio de boliche. Tudo motivado por um grupo que acaba urinando no tapete da casa de Dude, que vai tirar satisfação com um milionário que tem o mesmo nome que ele: Lebowski. Daí pra frente, muitos desentendimentos acontecem.

Da indústria pornô ao niilismo, do boliche à arte, O grande Lebowski brinca com cores e cenários. Constrói personagens como Jesus, interpretado de uma maneira majestosa por John Turturro, sem falar nas frases de efeito que até hoje são lembradas por fãs. Fiz uma lista das cinco citações que mais gosto.

  • "That rug really tied the room together." - Dude
  • "Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man" - Dude
  • "Let me explain something to you. Um, I am not "Mr. Lebowski". You're Mr. Lebowski. I'm the Dude. So that's what you call me. You know, that or, uh, His Dudeness, or uh, Duder, or El Duderino if you're not into the whole brevity thing." - Dude
  • "Shut the fuck up, Donny." - Walter
  • "Smokey, my friend, you are entering a world of pain." - Walter
The Big Lebowski é clássico dos irmãos Coen. Não é bem uma obra-prima como Fargo ou No Country for Old Men, mas é um filme digno do hype que o cercou ao longo da última década. Em 2011, o elenco se reuniu para comemorar os 13 anos do filme. Eis a parte 1 (gravação amadora):


É bastante difícil explicar um filme como esse, mas eu garanto que realmente vale cada cena. A quantidade de memes feitos na internet sobre o filme não é brincadeira. Eu mesmo uso alguns. Para finalizar, eis o trailer do filme para ver se dá aquela vontade de assistir.:



6 comentários:

  1. Eu ainda não conhecia e achei um enredo muito bem elaborado. Só lendo a sinopse eu não esperaria tanta diversidade no filme mas gostei de saber que tem muita. Fiquei curiosa só não sei dizer se eu gostaria tanto assim como você gostou.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lipe !
    Não conhecia o filme e achei o enredo muito bem construído. Vou anotar a dica aqui.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lipe, não conhecia o filme e confesso que no momento não me interessei por ele.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu não conhecia esse filme. Gostei muito da forma que você contou o desenrolar da história.
    Em breve tentarei assistir.
    Abraços.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o filme e confesso que não fiquei muito interessada, não é muito o meu estilo. Sou mais filmes de romances rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti esse filme, mas ele está na minha lista. Gosto muito dos filmes dos irmãos Coen, e Fargo é a minha paixão. Eles fazem cinema de verdade, arte mesmo, e não arremedo de cinema como tantos que há por aí. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.