22 dezembro 2014

11

Cinema, pipoca e imaginação: O predestinado


Diretor: Michael Spierig e Peter Spierig
Elenco: Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor
Gênero: Ficção científica
Duração: 97 minutos
Ano: 2014
País: Austrália
Distribuidora: Sony Pictures Worldwide Acquisitions
Sinopse: "O predestinado narra a vida de um agente temporal enviado em uma série complexa de jornadas de viagem no tempo destinadas a assegurar a continuação da sua carreira como agente da lei por toda a eternidade. Agora, em seu trabalho final, o Agente deve perseguir um criminoso que lhe escapou ao longo do tempo."


Baseado no conto All You Zombies, de Robert A. Heinlein, publicado em 1959, O predestinado segue os agente temporal interpretado por Ethan Hawke enquanto ele se prepara para tentar impedir um notório e misterioso criminoso conhecido como Fizzle Bomber. O filme é maior que esse resumo do enredo. Ele tenta se manter fiel ao conto e para isso acaba pecando em alguns pontos e acertando em outros. O enredo básico é usado como uma escada para um drama de ficção científica complicado e um pouco confuso, apesar de bem batido.  


Irrita, no entanto, que a maioria da primeira metade do filme é gasto com um flashback longo e aparentemente desnecessário da adolescência do personagem sem nome de Sarah Snook, parecendo testar nossa paciência. Você acaba se perguntando se eles sabem o que estão fazendo naquele filme. E embora tudo se encaixe no final e não sobre nenhuma ponta solta, O predestinado parece que não consegue se recuperar do ritmo lento que assume no início do filme. Quando terminei de assistir, voltei para partes que achara interessante e percebi que excluindo-se a introdução dos personagens, o que realmente interessa está depois da primeira meia-hora.


O predestinado é mais um filme para ser visto do que analisado minuciosamente. Se parassem para desenvolver os detalhes narrativos, perderiam as surpresas que o filme prepara para o espectador, mas, infelizmente, a recompensa não é bem o que poderia ter sido. Vale a pena assistir pelo seu enredo único, mas não pela categoria da ficção científica por si.



11 comentários:

  1. Olá Déborah,

    assisti esse filme logo no lançamento, achei muito fodástico, trata de viagem temporal, ficção científica, sexualidade, abandono, crítica social, tem uma fotografia e figurinos bem legais também. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lipe, tenho que te confessar, filmes que tem muitos flashbacks me deixam bem confusas, gosto em livros, mas em filmes acho que tem que cuidar um pouco.
    Vou assisti-lo e tirar minhas próprios opiniões.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Não conhecia o livro e vou assistir para ver no que dá
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse filme, será o meu preferido? Sério sempre que posso eu indico ele para meus amigos, e às vezes, acabo soltando spoilers sem querer D:
    Depois do filme, fiquei muito afim de ler o livro, mas nunca achei para comprar =[
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Não conhecia o livro mas depois desse post ❤❤❤❤ Parece tratar sobre bastante tema interessante, depois vou até procurar pra assistir.
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Lipe, tudo bem???
    Não conhecia o filme, mas acho que gostaria de ver, gosto de filmes do gênero. Mas tomara que eu não ache tão chato assim o começo, porque quando isso acontece, as vezes eu acabo desistindo de olhar o resto ;P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não conhecia ainda e a ideia de ser viajante do tempo me lembrou Dr. Who. Tua resenha não me animou muito pra procurar, mas li uns comentários positivos sobre o filme... Não conhecia o conto tambem... Muitas coisas novas pra mim nesse post, haha

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia o livro e nem o filme, e sinceramente pelo que você descreveu eu não fiquei nem um pouco interessada em fazer nenhum dos dois. Parece ser um filme chato e monótono que eu não gostaria de assistir. Mas a sua critica esta muito boa :)

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  9. Oi Lipe, ainda não conhecia esse filme, achei a história interessante para os fãs do gênero.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Olá Felipe, tudo bem?

    Eu infelizmente não gosto de filmes de ficção científica, então provavelmente passarei longe, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Má oee! Nuss, parece realmente interessante, toda essa coisa de viagem no tempo e tal, enfim, dica anotada!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.