05 janeiro 2015

18

Cinema, pipoca e imaginação: Maze Runner: Correr ou morrer

Diretor: Wes Ball
Elenco: Dylan O'Brien, Kaya Scodelario, Thomas Brodie-Sangster, Will Poulter e Patricia Clarkson
Gênero: Ficção científica distópica, ação, thriller
Duração: 113 minutos
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Distribuidora: 20th Century Fox
Sinopse: "Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar."

A inspiração para Maze Runner é tão simples e transparente quanto parece. Tanto que pode ser resumida em duas palavras: Jogos Vorazes. O filme é baseado numa série de livros para adolescentes onde jovens são sequestrados e jogados em testes de vida-ou-morte feitos por adultos.

Estrelado pelo astro de Teen Wolf, Dylan O’Brien, esta aventura para jovens adultos num mundo distópico (um tema bastante explorado hoje em dia) conta a história de um grupo de garotos que são exilados, sem razão aparente, em um lugar chamado "a clareira". Para escaparem, eles devem mapear um labirinto que sempre muda de forma e é infestado por criaturas assassinas. Wes Ball tem um toque excelente para ação e escolha de atores dando ao filme grandes performances. À medida que a trama se desenvolve, traições acontecem e alianças são formadas, o enredo da fuga, que parecia tão superficial, se torna secundário. É um gênero cliché, mas é desempenhado com sucesso.


Infelizmente o ritmo do livro é bastante corrido. Esperamos uma construção de relacionamentos mais profunda entre Thomas e os garotos da clareira, mas tudo parece um pouco forçado demais. Pelo que li sobre o livro, outros personagens que deveriam ter uma importância maior são deixados de lado. É até de se esperar. As atuações, gostaria de ressaltar, ganharam minha atenção no filme. Os atores bem escolhidos fizeram do filme, que tinha tudo para ser meia boca, me abrir um sorriso. O filme é tão intenso quanto divertido o suficiente para deixar o público ansioso por uma sequência quando o filme termina num gancho fantástico.

A pergunta que fica é se Maze Runner consegue chegar perto do sucesso da franquia Jogos Vorazes, que faturou 1,5 bilhões de dólares ao redor do mundo. 



18 comentários:

  1. Hey!
    Eu já assisti ao filme e adorei bastante! No final fquei eufórica, não esperava! Nunca assisti Jogos Vorazes, então, não posso dizer quanto a comparação que fizeram na resenha. Mas, se gostei de Maze Runner, provavelmente gostarei de Jogos Vorazes.
    Pretendo ler o primeiro volume de Maze Runner. Gostei bastante do filme!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é o gênero. A ideia é um pouco diferente também. Jogos Vorazes fala muito de uma sociedade opressora onde camadas são segregadas. Maze Runner já mostra um mundo sem esperanças e mais desorganizado. Queria que tu me dissesse o que achou dele.

      Excluir
  2. Eu acabei não lendo o livro antes de ver o filme. Por isso, não posso falar muito da adaptação em si. Confesso que gostei muito do filme, principalmente ver a Kaya atuando novamente (aquela mulher é fantasticamente linda hahaha - assumo, tenho inveja branca dela), gostei da trilha, dos efeitos visuais e tudo mais. Acho que foi um filme muito bem feito. Enquanto HG, não foi um filme que me agradou não, porém, o primeiro livro, também não tem nada de voraz. hahaha

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!

      Eu achei o filme um pouco corrido mesmo. Fora isso, está bonito de se ver. Jogos Vorazes não é meu estilo de filme. Não li o livro e nem tenho pretensões, mas dizem que a série melhora com os outros dois. É verdade?

      Abraços

      Excluir
  3. Eu confesso que não li o livro, fui direto ao filme mesmo. Por isso não saberia dizer se faltou detalhes ou não , mas nao achei aquilo tudo como andam comentando por ai. Espero ler o livro para conferir minhas próprias opiniões.

    beijos, FER

    ResponderExcluir
  4. Olá, o filme é muito bom e realmente o gancho que deixam no final chama a nossa atenção. Eu também não li os livros, mas parecem ser bons. Em relação a Jogos Vorazes tem uma certa semelhança sim, mas acredito que seja mais próximo da série Divergente.
    Abraços,
    umrascunhoamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou pra ler essa série desde que saiu esse filme, mas a preguiça domina hahaha. Também achei que a atuação deles foi incrível! Espero logo assistir o próximo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Felipe!

    Essa é a série preferida do meu irmão, mas nunca me interessei de verdade por ela. Eu concordo com você que as distopias acabaram se tornando clichês, mas ainda assim é um dos meus gêneros preferidos. Não tenho muito sobre o que opinar, já que não li nem vi o filme, mas pelo o que eu conheço do Dylan e da Kaya a atuação realmente deve estar maravilhosa.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lipe.
    Sinceramente os livros dessa série foram os que mais me decepcionaram ultimamente. Estava esperando tanto deles e acabei até dormindo enquanto lia. Joguei meu dinheiro fora. Mas assisti o filme por conta do Dylan estar no elenco e até que gostei, mas não pretendo ver os outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu sou completamente apaixonada pelos livros de Maze Runner. Porém, infelizmente, os filmes nunca são parecidos com seus livros. Eu detesto cada um dos filmes de Maze Runner, porque os personagens não tem a importância que merece e os acontecimentos são completamente diferente. Tanto que o segundo filme eu nem consegui assistir.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Oiii Lipe, tudo bem?
    Eu confesso que antes de assistir este filme eu tinha meio que preconceito entende? Começa a odiar os livros e até mesmo o filme kkkkkkkkkkkkk sem cabimento né? Então, eu assisti e desde então fico fissurada e não vejo a hora de sair sempre o próximo, vai ser triste quando terminar hahaha gostei muito do teu texto!
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Olá. Nossa, eu fico bastante irritada com essa mania de comparar todos os mundos distópicos com Jogos Vorazes. Sim, tem semelhanças mas justamente por se tratar de uma distopia. Se for pensar por outro lado Jogos Vorazes acaba vindo de clássicos como 1984. Não nego que todos tem semelhanças entre si, mas justamente por se tratarem do mesmo tema. Ainda que Maze Runner tem outras diferenças gritantes em relação a JV, mas enfim... provavelmente você vai ver isso quando ler os próximos volumes e ver o filme.
    Eu gosto dessa adaptação, mesmo sendo bem diferente do livro eu achei ambas as obras bem equilibradas e que mantém a curiosidade (para mim isso é um fator importante).
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Nunca consegui ver o filme completo até hoje, mas pelo pouco que vi, eu gostei bastante, ainda quero assistir todo o filme para ter uma opinião mais ampla. No entanto, já li comentários dizendo que o livro é bem fraco e que o envolvimento é melhor com o filme, por conta disso não tenho certeza se o livro eu leria, mas tenho interesse em conhecer a história, pois achei bem interessante e curiosa.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu até curti o filme, mas não chega aos pés do livro, que foi um dos melhores que eu já li na vida. Realmente, alguns personagens acabaram ficando um pouco de lado no filme, e isso me decepcionou um pouco *-* Enfim, a adaptação ficou boa, mas eu esperava bem mais :/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu li os dois primeiros livros e gostei bastante, Correr e Morrer e muito bom mas o segundo livro para mim foi melhor.
    Gostei do filme, eu sempre vou assistir o filme pensando em não comparar 100% com o livro, sempre acontece do livro ser melhor.
    Ainda não assisti Prova de fogo, mas não vejo a hora de conferir.
    Beijão!!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?!
    Então pra começar.. Achei desnecessário a comparação com Jogos Vorazes, se tivesse falado "será a grande nova franquia baseada em livros" eu até aceitaria, mas essas comparações já deu!!
    Eu sinceramente gostei do filme, sei bem que ele não é perfeito, mas achei bem palpável e pelo que eu ouvi falar já que não li o livro ainda ele segue um ritmo bem legal.
    O Dylan O'Brien é a melhor coisa desse filme ele é um ator talentosíssimo e merece se reconhecido.
    Pra finalizar esse para mim é melhor do que o segundo filme!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  15. Adorooooo espero ansiosa pelo terceiro filme. não li os livros mas confesso que amei os filmes. É uma história muito boa e bem pensada, entendemos melhor como tudo aconteceu no segundo filme. A Prova de fogo. Não vou ler os livros, pois os filmes já bastam para mim.
    Bjss

    https://livrosemarshmallows.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ei, tudo bem?
    Vi muitos comentários sobre o livro e o filme, mas fiquei tão desanimada que não pretendo acompanhar nenhum dos dois. Distopia é algo que está no auge, então é normal ter algumas semelhanças com outras histórias. Não sou fã, mas sei que muita gente gostou da história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.