10 janeiro 2015

24

Pra ler no busão: Conte um conto vol. II

Título: Conte um conto vol. II
Autor: Organização Jana Lauxen
Páginas: 220
Ano: 2014
Edição lida: 1ª Edição
Editora: Os dez melhores
Sinopse: "O livro Conte um Conto Vol. II, organizado pela editora e escritora Jana Lauxen, dá sequência ao projeto Nascedouro da Editora Os Dez Melhores, e traz 63 contos, todos escritos por alunos do Colégio Estadual Sananduva/RS.

Os textos foram produzidos durante uma oficina de criação literária, onde foi apresentada uma imagem aos autores e, a partir desta imagem, eles tiveram de escrever sua história.

A ilustração que inspirou os textos foi cedida ao projeto pelo premiado ilustrador e quadrinista Mario Cau, sendo esta mesma imagem que integra a capa da obra."



O livro é composto por 63 contos de estudantes do Colégio Estadual de Sananduva/RS.
Os estudantes tiveram como inspiração a mesma imagem, a que se tornou a capa do livro. A partir daí eles tinham que elaborar seus contos.

Apesar de utilizarem a mesma imagem os variaram bastante de tema, foram desde de temas simples como meninos que acabaram arrumando emprego para entregar jornais até dramas familiares, como meninos marcando o caminho de volta para a sua casa por terem sidos sequestrados.

Há contos leves e divertidos que passeiam um pouco pela fantasia e outros são bem densos que chegam a nos emocionar.
O livro possui muitos contos que envolvem situações familiares, dramas mesmo.
Famílias sendo destruídas por abandono ou morte, foram esses que me deixaram pensativa e em alguns momentos com os olhos marejados.

Que bom que havia os contos mais leves e divertidos, pois tiravam um pouco do peso dos outros e até nos fazia sorrir.
Não encontrei nenhum problema de revisão e mesmo o papel sendo branco (que eu não gosto muito), não tive nenhum problema para ler.

Achei a capa muito bonita e que realmente abria um leque de possibilidades de histórias.
O livro está mais do que recomendado, ele é uma boa opção tanto para quem gosta e está acostumado com contos como para quem não está.



24 comentários:

  1. Hey!
    63 contos em 220 páginas? Os contos são bem pequenininhos, né? Pequenos ou não, parece ser bom. Ainda mais depois de 5 xícaras dadas por vocês do lisossomos ou lisos somos, rs.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria tem uma página e pouquinho.
      Meu Deus! Você entendeu a brincadeira do nome!? Estou em êxtase. rsrsrs
      Se der leia, é muitoooo bom.

      Excluir
  2. Que fantástico. Muito legal esse exercício. A ilustração é linda, fico aqui imaginando o que ela pode ter inspirado os estudantes.

    Você tá me deixando mega curiosa com suas resenhas, Déborah, tô me viciando aqui no blog. :P

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa!
      Espero que você se vicie mesmo. rsrsrsrs...
      Já estou indo retribuir a visita. ;)
      Acredite, inspirou muito e de diversas maneiras diferentes.

      Excluir
  3. Nossa que capa linda, e depois que você falou que a proposta seria contos inspirados nela eu comecei a imaginar um conto para ela também.
    Gosto muito dessas propostas que criar material com alunos, participei uma vez de um projeto no Sesc aqui da minha cidade de quadrinho autoral e no fim do curso uma pequena HQ foi produzida com material produzido pelos alunos, mas foi uma edição só para nós mesmo, nada de grande distribuição.
    O projeto acabou rendendo quatro edições e em uma delas minha irmã Caroline Vieira, que faz o blog Poyozo comigo, foi quem deu as aulas.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia muito bacana.
      Que bacana esse projeto que você se envolveu

      Excluir
  4. Olá!

    Que proposta maravilhosa! Eu queria participar de algo assim, mas a falta de incentivos não permite, o que é uma pena. Será que eu o encontro aqui em SP? Saudades da minha época de escola...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se encontra, mas o projeto é maravilhoso

      Excluir
  5. Oi Deby, tudo bom? Que iniciativa maravilhosa! Realmente deve ser emocionante ver essas crianças iniciando no mundo da literatura! Super curti e tbm achei a capa linda. Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Geeente que amor esse livr!

    Eu não conhecia esse livro mas achei a proposta sensacional e incrivel como a mesma imagem pode gerar temas tão distintos.
    Fiquei cuirosa principalmente por se tratar de história de alunos :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si, é incrível a variedade que ele traz

      Excluir
  7. Ultimamente ando lendo bastante contos, gostei muito desse tipo de histórias, que mesmo sendo pequenas encantam a gente.
    Vou anotar essa indicação, pois parece ser ótima

    ResponderExcluir
  8. Que legal a iniciativa de publicar estudantes! Leria super numa tarde de domingo,bejo!

    ResponderExcluir
  9. GENTE, que capa maravilhosa, deu uma vontade de ler quando falta energia, não sei porque, rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Amei a dicas e estou anotando todos os contos que vocês andam resenhando por aqui.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou fã da leitura de contos. Não é um tipo de livro que me pegaria, nunca entendi porque. Mas, o projeto do livro é legal, e eu com certeza indicaria para os amigos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não fiquei muito interessada no livro, mas amei o modo como ele foi feito. Um projeto bem legal para incentivar a escrita na escola. Tenho certeza de que foram produzidos ótimos contos. E a capa ficou uma lindeza mesmo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é ótimo e merece crescer muito

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.