03 março 2015

24

Pra ler no busão: Desconfiei de quem não deveria

Título: Desconfiei de quem não deveria
Autor: Randerson Figueiredo Teixeira
Páginas: 150
Ano: 2013
Edição lida: 1ª Edição
Editora: Clube de Autores
Sinopse: "Livro empolgante e fascinante, conta a história de Arsenia Bittencourt, uma jovem garota que se depara com o Transtorno Bipolar e decide enfrentar a doença com muita determinação juntamente com sua amiga Fabrícia e sua família."

O livro conta a história de Arsenia, uma jovem muito estudiosa e dedicada ao seu curso de técnica em enfermagem.

Um certo dia sua melhor amiga, Fabrícia, acha que ela anda mais nervosa e paranoica em relação aos estudos, como por exemplo a perfeição em fazer os trabalhos. Mas ela nega vivamente. Dizendo que tudo está normal e é impressão da amiga.

Porém como Fabrícia tem a mãe psicóloga consegue perceber que a amiga está passando por algum problema e já deixa a mãe dela em alerta. Sendo assim acontece o que Fabrícia temia, Arsenia surta no meio da apresentação de um trabalho.

Depois de muito fazer a mãe consegue interná-la em uma clínica e lá ela descobre que sofre de Transtorno Bipolar. Ela sai muito rápido da clínica e acaba tendo uma recaída (sendo agressiva com a própria mãe), ela volta para a clínica e só sai de lá quando está mais tranquila.

Ela acaba ficando muito amiga do seu médico, pra ser sincera até achei que ia rolar algo, mas não rolou.
Arsenia passa por altos e baixos para conseguir se acostumar e a conviver com a sua doença.

Ela se adepta a nova vida, pois ela tem que largar o curso de enfermagem e quando volta é no horário diurno para não atrapalhar sua recuperação. Ela termina o curso e em seguida começa o de Psicologia, pois por causa da sua doença ela começou a se interessar mais pelo assunto e quando falou com a mãe de Fabrícia se apaixonou mais ainda.

O livro também nos mostra o lado espírita de Arsenia e como ela se apega mais a Deus e acredita que unindo sua fé com a medicina poderá se recuperar mais rápido e se manter centrada.

No final Arsenia dá uma senhora lição de vida, porque ela se restabelece e lança um livro mostrando todas as suas dificuldades com a doença e como soube lidar dela e de quem foi que ela mais desconfiou e não deveria de jeito nenhum.

O livro é bem reflexivo e bem diferente do que estou acostumada a ler, mas é muito interessante. O que me incomodou um pouco foram os erros de revisão, não interfere na leitura, mas incomoda e a fonte é um pouco exagerada.

Acredito que na nova edição, segundo o que andei me informando com o autor, esses problemas serão resolvidos e será bem melhor a leitura.
Se você gosta de livros que envolvam espiritismo e psicologia vale muito a pena ler.


24 comentários:

  1. Oi Deby!
    Poxa, que legal, não sabia que tinha um livro sobre os bipolares! Eu tinha uma amuga bipolar e era bem difícil lidar com ela as vezes, mas ao contrário da Arsenia, minha amiga não se tratou até o fim 😢
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Lu, que pena.
      Pois é, o livro trata de uma maneira muito interessante o assunto.

      Excluir
  2. Olha eu já tinha visto esse livro por ai, mas eu nunca tive muito interesse de ler.
    Mas gostei bastante da maneira que você desenvolveu a sua resenha.
    Ficou ótima e espero um dia ter o prazer de ler o livro, assim que tiver no clima, pois agora eu só estou nos romances (risos) Mas mesmo assim gostei da história e achei interessante. Parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-sombra-e-ossos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der, Sil, leia sim.
      É muito interessante e você aprende várias coisas com ele.

      Excluir
  3. Adorei a mensagem que o livro traz. Não o conhecia e fiquei muito curiosa para ler.
    Pena os errinhos né? Mesmo não atrapalhando a leitura, meio que incomoda né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incomada um pouco sim, Dessa.
      Mas ainda bem que tá vindo uma segunda edição aí. :)

      Excluir
  4. Oi Déby!
    Eu adoro livros que nos fazem refletir, e livros que tem essa pegada espirita também me agrada bastante.
    Eu gostei muito da ideia central do livro, porque bipolaridade não é uma coisa pela qual a imprensa ou até mesmo as pessoas em geral dão muito importância, e é um problema que merecia mais atenção.
    Adorei mesmo livro, e fiquei com muita vontade de ler!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gu.
      É muito importante prestar atenção em assuntos desse tipo.
      E a história é muito boa.

      Excluir
  5. Obrigado por ter feito a resenha do livro Desconfiei de quem não deveria. Sou o autor do livro e desejo aqui esclarecer que não fiz a devida leitura crítica do livro por questões financeiras, a época quando escrevi a obra não estava muito bem financeiramente, escrevi com o puro objetivo de mostrar uma boa história e me descuidei com os erros. Mas agradeço as observações aqui apontadas a respeito do livro de uma forma geral e uma segunda edição está vindo aí com os erros devidamente corrigidos já que consegui uma editora. Mais uma vez obrigado pela resenha e muita luz no seu caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Randerson.
      Eu sei que na época não deu pra dar a devida atenção aos erros, mas como disse a história é muito boa independente de erros.

      Excluir
  6. Oi oi tudo bem?

    O que percebi com a sua resenha, que o livro não puxou para o lado ficcção. Poxa estava esperando no final você dizer que foi baseado em histórias reais!
    Mostrou ser uma boa história e mais uma vez uma vez os nacionais me surpreendendo =D

    Acredito que todos os livros trazem uma lição para nós refletirmos, com o que você citou a Arsenia deu a volta por cima! A vida normal, reviravolta e o momento up da vida. Quero poder ler ele...


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga, Jé.
      Ele realmente deixou a ficção de lado, mas não fala nada sobre ser baseado em fatos reais.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro Déby, e sei lá, o tema não me interessou, acho que porque venho de duas leitoras sobre "pessoas com alguma doença". Mas enfim, gostei muito da sua resenha, e é o melhor, é bem sincera.

    Beijos Amiga

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati.
      Sei como é. As vezes quando ficamos no mesmo gênero muito tempo meio que enjoamos.

      Excluir
  8. Oi Deby!
    Não conhecia esse livro e confesso que esse não é meu estilo preferido. Prefiro os que tenha ação ou romance, nada assim filosófico como vc citou. Uma pena os erro de revisão.

    B-jussss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, Nina.
      Ainda bem que está vindo uma nova edição. ^^

      Excluir
  9. Eu acho que erros de revisão e até a diagramação interferem na leitura. Eu li um livro uma vez que tinha tantos erros que nem consegui me conectar com o personagem.
    Mas é bom saber que isso será corrigido :)
    Gostei da capa mas não sei se é meu estilo de livro...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente algumas vezes atrapalha muito, Lica, mas ainda bem que isso vai se resolver.

      Excluir
  10. O livro é interessante, mas não faz meu estilo, não chamou muito a minha atenção, por isso não sei se leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema diferente, por isso difícil de ganhar atenção.

      Excluir
  11. Fiquei muito interessada quando vi o título do livro, mas pela sua resenha não parece ser a superleitura que eu esperada. Não vejo como essa coisa de espiritismo e psicologia possam caminhar juntas, acho que isso foi o que mais me incomodou. O fato de haver erros é um problema grave, tenho visto muitos livros que parecem não ter sido revisados antes da edição, enfim... Vou pensar ainda se quero ler ou não esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio estranho, mas ao mesmo tempo com vários ensinamentos, Gleyse.

      Excluir
  12. Espiritismo não é meu gênero favorito mas adorei esse livro
    A capa também está bem bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é muito o meu, mas é bem interessante.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.