07 abril 2015

10

Pra ler no busão: Extraordinário

Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 320
Ano: 2012
Edição lida: 1ª Edição
Editora: Intríseca
Sinopse: "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

Desde que fui na turnê Intrínseca em 2013 e assisti ao book trailer de Extraordinário, fiquei com uma grande curiosidade em relação ao livro. Não sou fã de livros românticos ou sentimentais (e muito menos sensacionalistas, não é, senhor Green?), mas Extraordinário parecia ser uma excelente aposta.

A história do livro versa sobre August  Pullman, que não é um garoto de dez anos como os outros. Ele gosta de filmes, vídeo game e se sente como um garoto de dez anos, mas possui um problema que o torna diferente dos outros garotos de dez anos: Auggie possui uma anormalidade facial congênita. Mesmo com as outras pessoas parando o tempo todo para encará-lo, August já se acostumara, mesmo não gostando.

Devido às inúmeras cirurgias de reconstrução facial, August fora educado em casa. O problema começa quando os pais de August decidem matriculá-lo numa escola, começando a quinta série no outono! Ele tem de lidar com uma série de reações à sua aparência incomum, assim como um monte de dramas típicos de colégio. Muitas pessoas riem dele pelas costas, criam um jogo onde as pessoas "pegam" uma "doença" se tocarem Auggie. Um menino, Julian, lidera o bullying; ele é o tipo de garoto que adultos acham charmoso, mas, na realidade, ele é bastante cruel a qualquer um não que estiver em seu grupo.

Auggie faz amigos, inimigos, participa de uma "guerra" contra os meninos populares da escola, depois há um confronto entre meninos de outro campus, o que faz com que os antigos "inimigos" se unam. Realmente é um tipo de livro que você se sente na pele do personagem e entende muitas das dificuldades que uma pessoa, uma criança, assim passa.

Bem... pelo menos quase isso.

Não darei cinco xícaras ao livro porque este livro não é totalmente sobre Auggie. As primeiras 80 páginas, aproximadamente, são incríveis. Com certeza as melhores partes, pois elas são contadas do ponto de vista de Auggie. Mas o resto do livro é contado a partir de pontos de vista diferentes, como amigos e familiares. Isso deixou a desejar em muitos pontos. Cada personagem recebe de 20 a 50 páginas, e quando você está se acostumando ao mundo na visão de August, de repente você é levado à narrativa de outra pessoa. Sempre que chegava a um capítulo narrado por outro personagem, contava as páginas para voltar ao personagem principal. 
Recomendo, no entanto, este livro aos que tem sensibilidade. Merece as xícaras que dei e, talvez, dependendo do leitor, ainda mais. Eis o book trailer:



10 comentários:

  1. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas não tenho dúvidas que deve ser uma ótima história, porque todos tem comentado muito bem sobre ele. Li sua resenha e gostei de tudo que você desenvolveu sobre ele e espero poder gostar, mas vamos ver né? Primeiro tenho que adiantar as leituras que tenho para poder ficar mais sossegada para ler os livros que compro.
    Enfim...

    Parabéns pela sua resenha, porque está muito bem escrita
    adorei =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-teste.html

    ResponderExcluir
  2. "Você não consegue se esconder, quando nasceu para se destacar". Amei essa frase!!
    Olha, eu já vi falarem bem e mal desse livro e isso me deixou em dúvida sobre ler ou não, mas de uns tempos pra cá, sempre que vou na livraria sinto vontade de levar esse livro pra casa. Pela sua resenha, ele não é perfeito, assim como o personagem, mas acho que vale a pena dar uma segunda olhada. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lipe!
    Todo mundi fala tanto desse livro e eu sempre fiquei meio interessada nele, de verdade, mas sempre que tinha a chance de compra-lo, escolhia um lançamento no lugar.
    Mas, adorei a sua resenha , bem completa e simples. Adorei sua opinião sobrr os pontos de vista, eu gosto de livros com vários pontos de vista! Vou tentar ler rsse livro logo!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lipe! Tudo bem?

    Eu sou doidooo para ler esse livro! Todo mundo o elogia tanto, mas ninguém nunca falou que a narrativa era aleatória :/

    Mas eu adorei a sua resenha! E creio que a aletoriedade (essa palavra existe!? O.o) não será um problema pra mim já que me acostumei a livros narrados a esse modelo.

    Abs! :3

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lipe
    Tenho esse livro aqui mas nunca li
    Sempre me contaram maravilhas sobre ele mas não gosto ficar cada capítulo um personagem contando
    Acho então que o livro seria melhor se fosse contado pelo personagem principal
    Acho que pra ler esse livro tem que está preparada pra estar na pele de August

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiiêê
    SOu muito fã desse livro, nunca tinha lido livros tão sentimental quanto ele, mas virou um dos melhores que já li tanto que essa capa é a capa do meu caderno de escola, kk,
    Abçs

    Passa No Meu Blog : http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipe!
    Eu tenho Extraordinário, comprei depois de ler tantos elogios a ele. Mas cometi a besteira de emprestara alguém que não devolve nunca! Acho que vou ter que bater na porta do indivíduo e resgatar meu livro!!!!
    Eu estava com expectativas super altas para a leitura, mas desanimei um pouco agora, não sabia que a narração era dividida entre os personagens. Acho isso um pouco perigoso, ainda mais quando se tem um personagem tão apaixonante quanto Auggie parece ser.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lipe!
    Todo mundo fala desse livro e eu sempre fiquei interessada nele, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Esse fato sobre os capitulos me lembrou A Mais Pura Verdade, mais os "meios capitulos" eram bem pequenos.

    Enfim, gostei bastante de sua resenha.

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  9. Gentes
    Eu preciso ler esse livro, eu amei, principalmente pq hoje em dia as garotas só querem saber em ter um rostinho bonito e popularidade. E o colegial é sempre um assunto de livros muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lipe!
    Esse livro está na minha wishlist a muito tempo, e apesar de todas as resenhas positivas igual a sua eu ainda não o comprei, e confesso que nem é minha prioridade.
    Mas é sem dúvida um daqueles livros que tenho que ler antes de morrer, sabe?

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.