02 junho 2015

62

Pra ler no busão: Antes do despertar do ser maior

Título: Antes do despertar do ser maior
Autor: Héber Gonçalves
Páginas: 260
Ano: 2014
Edição lida: 1ª edição
Editora: Giostri
Sinopse: "Kiummer, Rei Supremo do Sul, por temer a morte e as consequências de suas atitudes, dedica vários anos de sua vida para escrever os Dezoito Pergaminhos com o sangue de um dos Eternos em busca da imortalidade. Com isso, ele desencadeia a profecia do “Despertar do Ser Maior” que resultará no fim de sua era. Para impedir que se cumpra a profecia, Huntter, Príncipe Herdeiro do Sul, enfrenta seu pai e foge com os pergaminhos, iniciando uma aventura que mudará a história do mundo, onde até mesmo os Eternos do Sonho e do Pesadelo sofrerão as consequências de seus atos."

Antes do despertar do ser maior é um livro audacioso e dança em um terreno perigoso: o terreno da fantasia. Atualmente a quantidade de obras que se aventuram pelo gênero é grande, tão grande que a maior parte de nossa literatura está enquadrada de certa forma nessa categoria. Nesta obra, Héber Gonçalves nos apresenta um mundo de fantasia bastante violento onde aqueles de dominam a magia são "conhecidos e admirados". O livro é dividido em três partes e, guiando-me por essas partes vou tentar explicar a história.

A parte um do livro leva mais de cento e setenta páginas e conta a primeira metade da história. O prólogo abre o livro contando sobre a criação do mundo pelo sonho do Ser Maior, o criador. Fala sobre os dois continentes que formam o mundo e explica sobre os "cinco eternos do sonho": os primeiros seres que habitaram o mundo, nascidos da mente do Ser Maior. Depois de explicar sobre a formação dos quatro reinos que formam o continente da Terra dos Reinos, o enredo do livro trata de nos apresentar Kiummer e como ele sobre ao poder.

No entanto, a história não é sobre Kiummer, mas, a princípio, sobre seu filho, Huntter. O príncipe seria encarregado de fugir com os pergaminhos que guardam um poderoso feitiço criado por seu pai que garantiria imoralidade a seu segundo filho. A primeira parte, então, conta a história de Huntter e suas aventuras como foragido pelos reinos, conhecendo diferentes personagens e aumentando seu poder.

As partes dois e três são mais curtas e surpreendentes o suficiente para que eu não conte nenhum detalhe da história.

Influenciado por clássicos da literatura de fantasia, Antes do despertar do ser maior tem muito material para se tornar um livro bom. Um mundo original, geografia e história consistente e uma temática adulta cheia de referências bacanas a clássicos como O Senhor dos Anéis. Héber consegue nos levar a um mundo cruel e necessitado de heróis. A narrativa rápida às vezes nos deixa confusos e não nos deixa simpatizar com os personagens, mas essa marca contribui para que sintamos o tempo escorrer e sejamos apenas espectadores da areia que se esvai na ampulheta. 

Infelizmente, porém, alguns fatores externos dificultaram muito minha leitura. Sou profissional de Letras e acabo notando desvios de escrita. Lamentavelmente a Giostri Editora Ltda. deixou a desejar no trabalho de revisão, fazendo com que muitas (muitas mesmo) páginas ficassem sem revisão. Erros de digitação, regência, concordância, conjugação, flexão, pontuação, colocação e estruturação do texto passaram despercebidos em praticamente todas as páginas. Eu acabei pegando um marcador e revisei o texto por esporte. Meu livro está cheio de marcas esverdeadas e anotações.

Bem, eu demorei para ler. Mais que o normal. Mas a universidade também contribuiu para minha lentidão e ausência por aqui. Espero estar mais presente. Valeu!


62 comentários:

  1. Wow, esse livro parece ser massa! Gostei, tá na lista dos pra ler. Amo coisas medievais, envolvendo reis, coisas sagradas e talz lol

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também é bom se gosta de guerras e batalhas. Dá uma ida e diz o que achou!

      Abç

      Excluir
  2. Parece ser interessante, se eu não tivesse com muitos livros de fantasia para ler com certeza iria ler. A capa é bem interessante, mas essa fonte sei não. É uma pena que a revisão não tenha sido das melhores, isso influencia muito para determinar as vendas, muita gente não sabe que isso é culpa da editora e bota a culpa no próprio autor.

    Beijos, Ahri Prado.
    http://cadeatoalha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culpar o autor por uma má revisão é errado. Héber criou um universo interessante. É uma espécie de fantasia distópica bastante interessante. Se tiver oportunidade, Ahri, leia e tire suas conclusões.

      Valeu

      Excluir
  3. Olá
    nossa, ainda não tinha visto nada sobre o livro, ate porque os livros da giostre são pouco promovido, achei a capa muito caprichada, e sem falar que a premissa me chamou muito a minha atenção
    Passa Lá No meu Blgo - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a divulgação não é a mais chamativa do mercado. A capa, já que mencionou, me agradou bastante. O plot é muito bem pensado.

      Passo lá sim.

      Abraços!

      Excluir
  4. Também sou profissional de Letras e sei o quanto é frustrante ver erros em quase todas as páginas de um livro. Tanto profissional bom por aí e esses ditos revisores ganhando pra nem revisar direito! Hahaha
    Achei o enredo interessante, mas me desestimulei a ler depois dos erros de revisão citados! :/
    Até mais!
    encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi até divertido marcar meu livro.
      Eu já trabalhei com revisão e não é um trabalho fácil ou pra qualquer um!
      Não desanime, jovem! Quem sabe não se diverte pintando o livro? :)
      Inté!

      Excluir
  5. Oi oi
    Que história ótima, coisas medievais me atraem!
    Mas que triste que tem TANTOS erros, já passei por isso duas vezes e é terrível ficar parando a leitura por erros, isso porque o livro passa nas mãos de algumas pessoas antes de ser lançando rsrs vai entender o que houve!

    Quem sabe se lançar outra edição eu o leia.

    Beijoos
    Blog Mais Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia medieval é arte!
      Eu me pergunto como a editora faz isso com os livros. :/

      Esperando ansiosamente a segunda edição!

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi! É realmente chato quando vemos erros erros demais em um livro, né? Principalmente quando vem de uma editora que tem revisores disponíveis. Há alguns dias peguei um livro para ler que tinha tantos erros de porquês. :c Mas a estória deste livro parece ser bem interessante.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de mandar o currículo para ajudar com consultoria!
      A história é maior que o formato. De vez em quando!

      Valeu!

      Excluir
  7. Oi Lipe, tudo bom?
    Adorei sua resenha, não conhecia o livro e adoro uma boa fantasia. A história realmente me chamou a atenção. Só fiquei meio assim por conta dos erros, não gosto quando vejo muitos, alguns até da para relevar. :/
    Eu gosto de leituras rápidas, espero que quando eu ler, não sinta isso de não me aproximar dos personagens
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Dessa, estou ótimo!
      Uma boa fantasia, mesmo que banhada em sangue, é sempre bem-vinda.
      Infelizmente os erros que a editora deixou passar não nos permitem relevar. :'|
      A leitura é rápida, mas se afeiçoar aos personagens é bastante difícil.

      Mas leia e diga o que achou!
      Abç

      Excluir
  8. O livro parece ser bem interessante. não conhecia, mas no momento, não estou me aventurando no estilo da narrativa, não muito, pois estou com um número muita grande de livros e preciso focar.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom. Que estilo está lendo? Poesias?
      Vlw

      Excluir
  9. Oii Felipe, tudo bem com você?
    A história me parece ser um pouco confusa, e você falou pelos vários erros, bom, isso perdeu pontos comigo, até deu vontade de ler,por ser interessante esse lance de Ser Maior e tal. Talvez se melhorassem a revisão, eu daria uma chance.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahoy Jess, Está tudo maravilhoso.
      A história tem muitos detalhes e muda o foco de vez em quando. Realmente é complicado falar sobre ela sem dar muitos spoilers. Os erros... Bem, os erros são um detalhe que acaba dificultando a leitura.
      Vamos esperar pela próxima edição/revisão e ler (ou reler)

      Abraços!

      Excluir
  10. Oi Lipe, eu até curti a premissa do livro,
    mas não leria. Principalmente pelo fator da má revisão.
    Eu li um assim ultimamente e acabou fazendo com que a minha leitura não fluísse,
    porque eu me ficava entretida em corrigir o livro.
    É muito triste quando isso acontece com obras legais :/
    Beijo
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revisão foi a cruz do livro. A ideia é boa e original.
      Veja pelo lado bom, o entretenimento que a revisão nos proporciona! hahaha
      Esperemos uma nova edição, né?
      Beijos

      Excluir
  11. Gostei de sua resenha e de sua sinceridade ao escrever sobre o livro. É difícil mesmo não reparar em tantos erros :/ Infelizmente algumas editoras não cuidam muito bem da revisão. Antes do Despertar não me despertou curiosidade, rsrs.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não iria mentir.
      Eu gostei da ideia inicial, gostei de como o mundo foi explicado, mas meu estilo de leitura não combina com personagens que somem em menos de dez páginas ou são mortos nas 50 primeiras páginas. O livro tem dois protagonistas. Parece um épico no começo, mas depois muda o caminho.

      Se um dia mudar de ideia, me diz o que achou.

      Abraços.

      Excluir
  12. Eu achei interessante o enredo que o autor criou, mas senti que o livro provavelmente agradará leitores masculinos (rs). Não sei, senti falta de elementos mais afetivos ou conflitos psicológicos. A densidade do enredo, embora admirável, me soou cansativa. Acho que é uma leitura que não me agradaria, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acha isso pela falta de elementos mais femininos como um romance entre personagens ou algo do tipo então está certa. hahaha
      O psicológico não é o foco. Os personagens são bem planos para a narrativa e as motivações são bem claras.
      Quanto ao enredo, parece complexo, mas segue uma linha reta.

      Obrigado pela opinião! ;)

      Excluir
  13. Olá!
    Bem diferente do que estou acostumada a ler, mas parece ser um livro interessante.
    É muito triste quando o livro tem várias falhas na revisão. O autor se esforça tanto, mas não tem a devida ajuda que merece. De qualquer forma, legal ser um nacional que está conquistando espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu adoro nossos autores (só não gosto de livros com uma temática mais romântica-contemporânea) e acho que deveríamos valorizá-los. O erro da editora deveria ser consertado com uma nova revisão.

      Excluir
  14. Oi Lipe, realmente, sinto falta de suas resenhas por aqui, já que a Deby só resenha romances kkkkkkkkkk. Adorei conhecer o livro, mesmo com tantos erros, achei a premissa fascinante e espero pode ler. Gostaria de ter visto imagens do livro com suas marcações. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA

      Olá Gleyse! Eu tentarei trazer outros gêneros.
      Eu vou tirar umas fotos das marcações e postarei elas em breve!
      Se gostar do que ler, quando tiver a oportunidade, diz o que achou, ok?

      Abraços!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Achei interessante o post ter como título "pra ler no busão", acredita que eu não consigo? Sempre acabo ficando um pouco tonta kkkk Bom, esse livro eu ainda não conhecia e mesmo ele parecendo interessante, confesso que não fiquei muito animada para ler, além disso você apontou vários pontos que me desanimaram bastante.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Holla!
      O "Pra ler no busão" é uma ideia antiga da primeira versão (bem diferente) do blog.
      A criação do mundo é bastante original. O plot é meio confuso, mas dá para entender.
      Ah! Pense no entretenimento que marcar o livro proporciona!

      Excluir
  16. Oi, Lipe!
    O livro parece interessante. Gosto do gênero fantástico. E você tem razão: há um gama enorme de livros nesse estilo e todos seguindo as referências do grandes mestres ou do grande metre Tolkien.
    Uma pena que o trabalho de revisão não seja dos melhores. Mas acho que não tira o encanto da obra. Espero que num futuro autor consiga publicar outra edição com um trabalho melhor de revisão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilda!
      Fantasia é arte!
      Quase impossível escrever fantasia e não beber de Tolkien, Lewis ou Martin, hoje em dia.
      A revisão foi um erro da editora, que pode, diga-se de passagem, corrigir com uma nova edição.

      Eu leria novamente se fosse revisado propriamente.

      Abraços!

      Excluir
  17. Olá Lipe!
    A premissa me pareceu bem interessante, mas seus comentários me desmotivaram. Primeiramente porque eu não gosto nada quando o autor se perde um pouco no meio da obra, isso faz tudo desandar.
    E o fato de ter tantos erros assim já é um motivo para eu não ler esse livro jamais, pois erros no geral me desanima DEMAIS.

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/06/evento-literario-lancamento-de-distopia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Confesso que a aparente perda de norte do autor me deixou confuso. Os erros são uma falha da editora que desanimam bastante. Eu, que tenho mania de revisor quando não tenho nada melhor pra fazer, ainda consegui me divertir um pouco.

      Abraços

      Excluir
  18. Olá!
    Confesso que não sou muito chegada em livros de fantasia. Na verdade, eu gosto dos livros de Tolkien e C.S.Lewis, mas acaba por aí a minha paixão pelo gênero. E que triste ver que tem erros grotescos no livro :/

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos livros bons do gênero fantasia além do Tolkien, hein!
      Infelizmente a gente ainda encontra esses desleixos de editoras.
      D:

      Excluir
  19. OI Lipe!
    Caramba!! Eu já não leria esse livro porque o começo dele me pareceu bem arrastando com tanta descrição sobre como o mundo foi criado e ainda saber que a editora não se deu ao trabalho de revisar a obra é bem chato, me desanima muito! E não gosto muito de livros de Fantasia, sei lá! Adorei sua resenha bem verdadeira!
    Beijos!!

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos escritores de fantasia tomam essa atitude. Descrever o mundo situa o leitor dentro daquele cenário, né? Outros autores não fazem isso, explicando o cenário à medida que os protagonistas o alteram. É estratégia de escrita. ;)

      Eu mostrei um pouco do que vi na resenha. Adoro ser verdadeiro 3:)

      Excluir
  20. Olá tudo bem
    Não gosto muito de livros da fantasias por isso não leria
    Odeio quando o livro vem com bastantes erros
    Adorei sua sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, qual o problema com livros de fantasia?
      hahaha
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  21. Oi, Lipe!
    A premissa do livro até chegou a me atrair, mas um livro com muitos erros tanto de revisão como na escrita acabam me fazendo perder o interesse, é muito desconfortável ler uma obra assim. Então prefiro não incluí-lo na minha lista de leituras! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho da editora me deixou chateado. Eu leria novamente se um revisão fosse feita!
      Beijos

      Excluir
  22. Gostei da sinopse, me interessei pela história e a capa do livro é linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia,

      Eu recomendo a leitura. A história é bem dinâmica e a arte da capa (e o mapinha nas últimas páginas) são bem bacanas.

      Excluir
  23. Apesar de não ser meu estilo de livro, eu leria por causa da capa e do título,são bem chamativos, deixando o livro interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Cuidado com as leituras por capas! Mas esse livro é muito bom, se desconsiderar as falhas que falei.

      ;)

      Excluir
  24. Oie, tudo bom?
    Não gostei muito da premissa do livro e a história não me conquistou. Além disso, fantasia não é meu gênero preferido. Ninguém merece problemas de revisão.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      Apesar de estarmos numa era que considero a era de ouro da fantasia, realmente muitas pessoas ainda não são fãs do gênero difundido por Tolkien, Lewis e J. K. Rowling. A história bebe muito de O senhor dos anéis. Tem certeza que não daria uma chance?

      Excluir
  25. Oi oi!
    Confesso que fiquei bem "mas oque é isso???" depois de ler a sinopse, ficou confusa e saiu de lugar nenhum para lugar nenhum, logo, de cara não leria. Depois de saber dos problemas de revisão então.... Um ou dois a gente até deixa passar, agora tantos assim sem chance.
    Uma pena, pois quem sabe, se tivesse sido melhor escrito e revisado, poderia ser um livro notável....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gab,

      O livro tem muitas tramas, voltas e reviravoltas, por isso fica difícil resumir em um parágrafo do que se trata. É como resumir "As crônicas de Nárnia" em um parágrafo. Complicado.

      Mas vamos esperar por uma nova revisão/edição.

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Já conhecia o livro e não me surpreendeu sua resenha sobre ele, uns meses atrás meu marido tentou com todas as forças ler esse livro já que era parceria, mas foi com muito custo que concluiu a leitura.
    eu nem me arriscaria pelo fato do livro não ter me chamado a atenção.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Verdade que há de se buscar forças hercúleas para terminar a leitura. Demorei bastante por causa do erro da editora. Acho que o livro puxa para um lado fantástico (bem alto) que o público fica um pouco restrito.

      Abraços!

      Excluir
  27. Sou muito fã de fantasia, e até que achei esse interessante. Achei legal essa primeira parte ter uma pegada mais de estruturação da trama em si. O que me incomoda um pouco é saber que a trama não tem muito aprofundamento nas personalidades das personagens. E, outra coisa que me incomoda, mas dessa vez em um nível altíssimo, é a revisão. Fico em tempo de morrer quando pego um livro e vejo em erros em todas as páginas. E lha que não sou um expert nisso, mas isso me incomoda muito.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrutura da narrativa é interessante e segue uma tendência literária contemporânea onde o protagonista é a história e o cenário. Os heróis das antigas obras agora são humanos e nada os protege da morte certa. A revisão deixa a gente bem triste :'(

      Excluir
  28. Comecei a ler a resenha e pensei "acho que esse não é um livro para mim", algo que se confirmou quando percebi que é uma fantasia ao estilo Senhor dos Anéis. Não tiro o mérito desses livros, mas não consigo me envolver com eles...
    E que lance chato esse da revisão, hein??? Eu teria desistido de ler...
    Um ou outro erro, até tudo bem. Já peguei livros de ter vários erros mas a história ser boa e acabar compensando, mas em todas as páginas algum problema??? Me irritaria profundamente!!!

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lica,

      Realmente este livro representa o gênero fantasia muito bem. Se você não consegue se envolver com O senhor dos anéis, neste livro onde os personagens mudam fica mais dificil xD Não desisti de ler. A história é boa, só dá trabalho.

      Abraços!

      Excluir
  29. O livro parece ser bem interessante, e apesar de termos diversos livros que lidam com fantasia, eu gosto bastante, especialmente qndo o autor tem algum diferencial, infelizmente acho que ficaria irritada com a falta de revisão, quem sabe qndo sair uma nova edição revisada
    bjos
    Pah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor fez um excelente trabalho no design do mundo - que defino como fantasia distópica. Que tal esperarmos por outra edição/revisão? Aviso se sair.

      Abraços

      Excluir
  30. O livro parece ter uma temática legal, mas no fim parece decepcionar um pouco.
    E realmente ler um livro sem ter uma revisão boa, dificulta muito a qualidade do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, moça com nome de pirata, realmente dificulta a leitura.
      Para quem gosta de fantasia, é um prato cheio.

      Excluir
  31. Oiiiiiiiiiiie
    Eu realmente não gostei da premissa, nem da capa kkkk.
    O livro não faz meu gênero, infelizmente.
    Mas sua resenha está perfeita, realmente concordo com o fato de uma péssima revisão atrapalhar a leitura, isso é bem incomodo. Mas adorei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostou da capa! D:

      Muitas pessoas não se afeiçoam ao gênero, que neste caso me lembra bastante a fantasia de Conan. Vamos esperar uma nova edição/revisão.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.