14 julho 2015

29

Pra ler no busão: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Título: Agência de investigações holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Páginas: 240
Ano: 2015
Edição lida: 1ª edição
Editora: Arqueiro
Sinopse: "Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams."


Uma trama típica Douglas Adams. Quem conhece o pai dos nerds sabe que esse tipo de trama só pode ser genial. Eu me tornei fã do Douglas quando li o Guia do Mochileiro das Galáxias e vi ali o humor britânico que até então só conhecia nos filmes (com a Trilogia dos Três sabores de Cornetto, de Simon Pegg e Edgar Wright ) e, mais recentemente, na TV (com Vicious). Foi emocionante ter a oportunidade de ler outra obra de Douglas e acredito que Dirk Gently seja inferior a nenhuma outra obra do autor.

Inspirado em Doctor Who, uma pérola da TV britânica que envergonho-me de não ter assistido, Dirk Gently foi baseado nos tempos de universitário do autor. Misturando diversas narrativas que tocam viagem no tempo, assassinato, fantasmas e alienígenas, Douglas Adams constrói uma narrativa leve, dinâmica e inconfundivelmente inteligente.

O tema principal de Agência de investigações holísticas Dirk Gently é a interconectividade de todas as coisas, várias vezes citada por Dirk. O livro, a princípio parece desconexo e cheio de detalhes insignificantes a priori, como o sofá de Richard, preso nas escadas de sua casa, impossível de ser removido (mas também teria sido impossível ele ter ficado preso lá). Mais tarde descobrimos que a culpa é da máquina do tempo... Fala-se de holismo, mecânica quântica, fenômenos de não-localidade, explica-se o conceito do gato de Schrödinger entre outros temas bastante nerds!

Há quem diga que Adams usou a mesma fórmula do Mochileiro para escrever Dirk Gently, sendo um ótimo livro, mas comercialmente fraco. O livro foi o 9º mais vendido no ReinoUnido em 1987, só para constar. O livro fez Adams se tornar conhecido do famoso cientista Richard Dawnkins (referência na biologia evolucionária), que explicou: 
Assim que eu terminei de ler, eu voltei para a primeira página e li tudo de novo - foia  única vez que fiz isso, e eu escrevi para ele para dizer isso. Ele respondeu dizendo que era fã dos meus livros e me convidou para sua casa em Londres."
Agência de investigações holísticas Dirk Gently é um livro que mostra a essência de Douglas Adams. A BBC fez uma série sobre o personagem que durou apenas 4 episódios. Assistirei e falarei sobre ela aqui no futuro. Fiquem com o trailer da série.

Abraços!




29 comentários:

  1. Não assistiu Doctor Who ainda? Posso lhe dizer que está perdendo tempo, viu! A série é muito boa (tipo, muito boa mesmo). Até me faltam palavras para expressar o quanto, mas a questão aqui não é essa, e sim esse livro do Douglas ♥
    Não havia ouvido falar ainda, mas se tem características do Doctor (se tiver o carisma de algum dos doctors, melhor ainda), já sei que deve ser bom.

    Douglas tem um jeito maravilhoso de escrever.
    Ótima dica, Felipe!

    Abraços,

    Ju Rodrigues,
    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro para colocar na wishlist rsrs
    Estou encantada com a escrita do Douglas Adams, e acabei de terminar O Restaurante no fim do Universo.
    Esse livro me parece ser muito bom, e eu adorei sua resenha.
    Abr
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tenho até vergonha de admitir, mas não li nada do Douglas Adams ainda. Sei que sucesso estrondoso do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas nunca me sobrou tempo para me dedicar a essa leitura. Fiquei curiosa para ler Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, não sabia que era relançamento.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Pode me julgar, mas por mais que eu quisesse, nunca li nada do Douglas Adams. Sempre acabo passando outros livros na frente. Além disso, esse livro em especial não chamou minha atenção.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Eu admito que nunca li nadinha do autor, apesar de ter ouvido falar de suas obras, mas minha lista cresce tanto e eu trapaceio tantas vezes quando decido ler um livro, que suas obras meio que se perderam minha estante.
    Apesar disso, já vi muitas resenhas deste livro e ele me deixou bem curiosa. Não posso garantir que o lerei cedo, mas certamente tenho vontade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ei Lipe,
    Quero muito esse livro, li O Guia do Mochileiro e fiquei apaixonada pelo Douglas Adams.
    Quero ler tudo que leve o nome dele rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oi. eu não sabia da série, vou procurar para assistir :D Estou com MUITA vontade de ler, infelizmente, isso ainda não aconteceu por falta de tempo. Sua resenha ficou fantástica, a melhor que já li por aqui, obrigada por nos presentear com texto tão bom!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lipe, bom te ver por aqui de novo. Eu achei a premissa desse livro bem legal, apesar de não conhecer nada do autor, pois nunca li O Mochileiro das galáxias nem vi Doctor Who, mas adorei essa pegada nerd e é um dos livros que tenho vontade de ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Eu não li nada do autor até agora, mas quero ler esse com certeza.
    Amei sua resenha e confesso que a premissa me agradou muitoooo.
    Nunca li o Mochileiro e nem tenho vontade, mas quero ler a Agência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu já cheguei a quase comprar Guia do Mochileiro das Galáxias, mas desisti, kkkk. Também ainda não vi Doctor Who, por falta de tempo, mas tenho muita vontade. O livro aparenta ser muito bom, e meio louco, rsrs, quem sabe eu o leia algum dia.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o nome da Tag, para ler no busão, lembro que não consigo ler em ônibus, admiro demais quem consegue ler em ônibus, mas eu simplesmente passo mal quando abro o livro e leio a primeira frase kkk, mas em fim, adorei demais a resenha deste livro, também não assisti a série Doctor Who, nem tenho muito conhecimento sobre ela, mas o livro me interessou demais, por ter mistérios, investigação, adoro isso, pretendo ler em breve este livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi oi
    Quero muuito ler Guia do Mochileiro das Galáxias, também não assistir a Doctor Who :( e quero ler este livro... Mas por enquanto tem muitos livros e séries na frente deles! Mas para o Guia do Mochileiro das Galáxias estou querendo ler o mais rápido possível!

    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gente, sinto até vergonha quando digo que nunca li essa série! Os nerds piram! HAHAHA Mas eu espero ler logo! Eu já tentei começar mas acabei colocando outros livros na frente!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Meu marido está com esse livro pra ler e depois da sua resenha ele se animou aqui do meu lado. hehe

    Me parece ser o tipo de livro que ele vai devorar.
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Apesar de adorar a premissa, fico com o pé atrás com esse livro, porque li outro livro do autor - O Guia do Mochileiro - e abandonei a leitura, porque não fluía comigo =/
    Mas talvez eu vá arriscar.
    E fiquei curiosa em relação a pequena série! Vou dar uma olhadinha haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lipe!!
    Esse livro não é meu tipo de leitura preferida, mas meu irmão adora o Douglas e tem todos os livros do mochileiro.... Vou indicar pra ele que tenho certeza que vai adorar!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oi Lipe, tudo bem?
    Eu acho o Douglas genial, amo os livros dele e é uma pena ele ter ido embora tão cedo.
    Não sabia que tinha esses 4 episódios da série, vou procurar!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie, Lipe!
    Eu gosto de Adams pelo Guia do Mochileiro, assim como muitos leitores. Mas o número de decepcionados com Agência é alarmante. Eu vou primeiro assistir a série e ver se o tema me agrada, então invisto no livro. Prefiro prevenir! Ótima resenha, aliás.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu não tenho vontade de ler esse livro porque foge do tipo de narrativa que eu curto. Sei que o autor é talentoso, mas já li resenhas negativas desse livro e não me animei muito. Acredito que vai agradar leitores assíduos do autor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oieeee
    Olha nunca li nada do autor e também não vi Doctor, mas infelizmente a premissa do livro não me atraiu e por isso vou deixar passar a sugestão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Lipe!
    Eu infelizmente não consegui gostar dessa obra.
    Quando li fiquei com aquele pensamento tipo "gastei horas para ler essa bosta?", mas depois parando e refletindo acho que o problema era eu e meu gosto, que já era de se esperar que não iria gostar muito do estilo de livro que o autor escreve.
    Fico feliz que tenha encontrado a magia da escrita do autor, algo que eu não achei e que por isso não consegui gostar da trama.

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/07/compre-distopia-na-pre-venda.html

    ResponderExcluir
  22. Quero muito esse livro, de verdade. Desde que ele foi lançado eu to querendo por na minha estante, amo tudo que o Doug escreve, aliás, não tem como não amar né?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Lipe, tudo bem?
    Cara, esse livro deve ser muito bom, só leio críticas positivas sobre a obra. Já dei uma chance ao Guia do ochileiro das Galáxias e não gostei muito, mas mesmo assim adoraria ler outro livro do autor.

    ResponderExcluir
  24. Oie,
    Não gostei da premissa, não é bem meu estilo, mas gostei dos pontos que você ressaltou. Nunca ouvi falar da série, mas irei procurar, pelo trailer parece ser legal.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    morro de vontade de ler esse livro,
    a premissa é muito interessante e acho
    que a leitura prenderia a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Li algumas resenhas do livro, umas super positivas por sinal, mas algumas mencionando que esse livro não nos mostra o verdadeiro talento de Adams, mas confesso que mesmo com essa ressalva pretendo ler o livro, não sabia dessa serie, achei interessante e vou pesquisa mais sobre.
    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii
    Ótima resenha!
    Dei uma olhadinha no trailer, gostei muito.
    Que pena que são apenas 4 episódios.

    ResponderExcluir
  28. Oi Lipe, não sabia que existia essa mini, min, mini série. Gostei muitooo de saber, apesar de ainda não ter lido "O Guia do Mochileiro das Galáxias", sou apaixonada por ele em breve o terei em minha estante.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Ainda não li nenhum livro de Douglas Adams, mas meu amigo me emprestou "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e só falta eu arrumar tempo pra ler, gostei bastante desse novo livro dele e quero ler também pra conhecer melhor o humor inglês !!!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.