10 julho 2015

68

[Quadrinhos] Memórias Póstumas de Brás Cubas



Oi, pessoal!

Hoje vamos começar a falar de um novo assunto aqui no blog: Quadrinhos!

Se vocês andaram vendo os vídeos de Caixinha de Correio perceberam que eu estou meio que viciada, pois é fui influenciada pelos vídeos da Bah (Cuscuz Literário ) e da Tatiana Feltrin ( Tatiana G Feltrin ).

Quando eu era mais nova li os gibis da Mônica como toda criança normal e acabei lendo alguns da Marvel e DC, tipo Batman, X-Men, Homem Aranha e outros.

Aí de repente, eu parei e fiquei só nos livros.
Ultimamente percebi que dá para unir tudo que fica muito mais divertido, ainda mais que ando assistindo séries de heróis.

Porém hoje para o início da nossa nova coluna ainda não trarei uma Hq propriamente dito e sim uma adaptação de um livro em história em quadrinhos que eu li no começo da Maratona de Inverno.



Bom eu li o livro há um bom tempo e não vou mentir que é um dos melhores livros do Machado de Assis, nem de longe, mas eu adoro o começo. Acho genial. Como todos sabem, creio eu, Machado não tem uma linguagem muito fácil, afinal na época a linguagem era bem rebuscada.

Você deve se perguntar se eu recomendaria para crianças e eu digo que não. Acredito que poderia ser uma ajuda para quem vai fazer vestibular e não quer ler o livro na íntegra, então melhor do que ler só o resumo seria uma boa ler a história em quadrinhos porque conta tudo, mas de maneira bem sucinta.



Amo esse início. É um ícone de tão falado e fabuloso. Sem contar que dessa maneira fica mais divertido porque vemos o fantasma do Brás Cubas contando a história pra gente.


No decorrer da história vamos vendo como Brás Cubas não teve uma vida amorosa nada fácil e a relação com o pai também não era das melhores. Mas no seu fim seu "amor" estava ao seu lado.



Os traços não são dos mais maravilhosos e nem o papel utilizado, mas quebra um galho legal.

A história ainda deu um pouco de sono, mas é bem melhor em quadrinhos.

Vocês gostam de Hqs? Mangás? O que acharam da coluna nova? Vou adorar saber, deixem aí nos comentários. ^^




68 comentários:

  1. A ideia de trazer os quadrinhos para o blog é ótima, apesar de ser um gênero que deixei de ler por falta de tempo no último ano, sempre gosto de encontrar um que me interesse.
    Li Memórias Póstumas de Brás Cubas para a escola e de fato, não cai de amores pela história e a linguagem de Machado de Assis nada ajuda - adiciona leitura obrigatória e tá aí uma dor de cabeça -, mas não sabia que havia uma adaptação para os quadrinhos, achei bem interessante essa transformação dos clássicos nacionais.
    Espero que a nova coluna faça sucesso, apesar de ter dado uma pausa um tanto longa, ainda sou apaixonada por mangás e adoraria ver aqui alguns que ache interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura obrigatória é uma grande dor de cabeça, muito chato.
      Aos poucos vamos trazer hqs e mangás e espero que você goste.
      ^^

      Excluir
  2. Eu sinceramente não costumo ler muito hq's, alías, eu não leio rsrs. Mas eu acho que foi uma ótima ideia essa de transformar esse livro em hq, pois todos sabemos como não é simples a escrita de Machado de Assis, acho que esse hq veio para salvar nossas vidas rsrs.
    Adorei seu blog, e o nome dele é sensacional haha.
    Bjs
    myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs.
      Eu não diria salvar, mas já dá uma boa ajuda.
      Que bom que curtiu o blog.

      Excluir
  3. Muito legal, não costumo ler quadrinhos e minha preferência é por livros, mas acho interessante só que não tenho facilidade em comprar quadrinhos por em minha cidade não ter nenhuma loja, nem livraria, e nem conhecimento sobre quadrinhos bons, mas lendo a resenha deste super me interessei e vou procurar algum lugar que tenha este tipo de quadrinhos para vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses de literatura (clássicos) vendia nas revistas da Avon. ^^
      Espero que encontre.

      Excluir
  4. Nossa, eu lembro quando tentei ler esse livro.. Acabei abandonando D:
    Quem sabe em hq eu consiga ler inteiro, haha!
    Eu não leio muito hq também, mas mangá eu ando acompanhando bastante ultimamente. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca para acompanhar uns mangás, mas ainda não deu certo.

      Excluir
  5. Oi oi
    Nossa que legal esse quadrinho, eu tentei ler uma duas vezes o livro, mas falhei :(
    Vou procurar pra comprar, os quadrinhos ajudam um pouco né
    Achei muito bom mesmo a ideia desse quadrinho, principalmente para adolescente, pois sabemos como para alguns a literatura é algo extremamente chato e com essa ideia de quadrinhos ajuda um pouco para atrair!

    Amei a ideia da nova coluna, que seja um sucesso!!!
    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quadrinho ajuda mais na hora de encarar os clássicos.
      Que bom que gostou da coluna nova. :)

      Excluir
  6. Como vc tbm adorva ler gibis , mas confesso que nunca li mangá :o
    Acho que não começaria com ele justamente por dar sono
    Mas amei esse quadrinhos gente
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outros clássicos, é uma boa ideia. :)

      Excluir
  7. Amei a ideia de um HQ inspirada em um dos maiores clássicos brasileiros, já quero *--*

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de HQ's e mangás! Assim como vc eu comecei pela Turma da Mônica (até hoje eu leio hahaha)
    Essa ideia é ótima! Por preguiça eu fiz uma prova sobre esse livro somente com os 30 resumos que eu li, mas mesmo assim tô com aquela sensação de que falta algo. E vou ser sincera: eu durmo um pouco com Machado (não me mate, eu sei que ele é muito bom, mas eu ainda não consigo me interessar tanto), então acho que em quadrinhos seria mais dinâmico e eu aproveitaria melhor.
    Tem mais livros clássicos assim?
    Beijos, Amanda!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não matarei. hehehe
      Ele é bom, mas é complexo.
      Sim, tem outros clássicos assim. ^^

      Excluir
  9. Oii tudo bem?
    Eu estou simplesmente doido para começar a ler HQ's, eu sou super influenciado pela Bah também a começar a ler heheh.

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bah é uma linda e uma ótima influência.
      Se aventure pelo mundo das Hq's, você não se arrependerá.

      Excluir
  10. Gosto muito de Hqs. Tenho livro mais graphic novel, uma das minhas preferidas Palestina de Joe Sacco.
    Sucesso com o novo assunto do blog, quadrinhos
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar dessa graphic.
      Vou procurar sobre ela.

      Excluir
  11. Oi Deby, tudo bem?
    Eu adoro quadrinhos, então super apoio essa nova coluna!
    Ainda não li esse clássico da literatura nacional e confesso que não é uma história que me atrai muito, mas acredito que em quadrinhos deve ser até mais bacana de ler.


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhhh.
      Que bom que apoia :)
      Em quadrinhos sempre é mais legal.

      Excluir
  12. Oi Deby, nossa eu achei muito lindo os traços desse quadrinho, eu conheço a história do Brás Cubas mas infelizmente nunca li o livro, eu quero muito ler pois é um clássico né? Esse quadrinho me deixou bem curiosa, sou fã de quadrinhos, quero achar esse para comprar :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico sim.
      E meio que obrigatório antes da gente morrer. hehehe
      Espero que você encontre. ^^

      Excluir
  13. Oi Deby, tudo joia?
    Não conhecia o HQ e por isso adorei sua dica.
    Acho muito legal para quem tem mais dificuldade em ler clássicos, ou então para quem não é muito fã hahaha
    Estou seguindo o blog e voltarei sempre que der!
    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Filipe.
      Que bom que gostou :D
      Obrigada.

      Excluir
  14. Adorei os dois: Coluna e HQ.
    Amo Machado de Assis, mas concordo que é cansativo, acredito que deva ficar bem legal; não dá para mudar muito se não é adaptação, mas gostei de saber que as editoras estão investindo em levar tão bela obra de forma mais cômica (se assim posso dizer).
    Aliás, aonde você o adquiriu????

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adquiri na revista da Avon, tinha vários. :)

      Excluir
    2. Obrigada, vou ficar de olho para ver se encontro.

      Bjsss

      Excluir
  15. Eu sou apaixonada por Quadrinho, muito mesmo... Também adoro o livro Memórias Póstumas, já li oito vezes e não canso. Apesar disso, não consegui gostar do filme e da HQ :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem assisti ao filme porque sou meio receosa com adaptações, não assisto todas.

      Excluir
  16. Sempre tive vontade de ler HQ's, já Machado de Assis nem tanto. Gostei da ideia de juntar os dois pra ficar um pouco mais fácil de ler e até pra imaginar o enredo. Obrigada pela indicação!
    Beijão,
    Leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Adorei a ideia de trazer HQ para o blog, mas esse em específico eu não irei ler por já ter lido o livro e não ter gostado.
    Esperando novas indicações.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da ideia.
      Em breve terá novas indicações. :)

      Excluir
  18. Olá!
    Eu adorava ler gibis quando pequena, mas confesso que quando cresci, não me interessei muito por esse mundo de HQ.
    Apesar de que agora tem uns bem legais e pretendo comprá-los na Bienal, rs.
    Eu nunca li esse livro de Machado de Assis, mas assisti a adaptação cinematográfica e gostei bastante.
    Vou tentar ler essa obra em breve =)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me afastei, mas agora a vontade voltou como um imã.
      Então talvez goste da versão em quadrinhos.

      Excluir
  19. Oi Deby, acho que você viu que postei uma imagem de um desses quadrinhos que consegui na árvore dos livros lá na Ecopraça (evento que participei). Eu acho a ideia brilhante, porque realmente não curto ler clássicos e poder ler em quadrinhos torna tudo mais divertido. O que tenho é A Cartomante e lí rapidinho!!! Queria saber onde você compra os seus, pois queria colecionar, mas não sei onde encontrar. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, Gleyse. Curti e comentei, acho.
      Com certeza em quadrinhos torna mais leve.
      Eu comprei os meus na Avon.
      Chateada que nunca vi o da Cartomante.
      Quero!

      Excluir
  20. Oi, flor!
    Achei muito legal a adaptação que fizeram, mas ao mesmo tempo não me interessei por lê-la. Pelo contrário, quero reler esse romance que, quando li pela primeira vez, não tinha maturidade suficiente para interpretá-lo. Versões adaptadas sempre pecam por não conseguirem transmitir a riqueza da narrativa. Tudo em prol de tornar o enredo mais acessível e interessante aos leitores jovens. Apesar disso, é claro que tem seu mérito. As ilustrações estão ótimas!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo.
      Adaptações tem seus méritos e é importante dá uma chance.

      Excluir
  21. Oii
    Amei essa nova coluna daqui do blog!
    Eu gosto muito de mangás e HQ, eu tô lendo agora o da Witch, do The Flash e do Batman Eterno.
    Sabe qual é o nome da primeira edição do Batman nos quadrinhos?
    Kisses! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! *--*
      Vixeee! Sei não, qual é?
      Witch ♥

      Excluir
  22. OI Deby!!
    Tem livro mais chato que esse? (acho que tem, mas neh?) Gostei muito da ideia de trazer um clássico para os quadrinhos, apesar dos traços serem bem simples, eu gostei hahah Pode gostar neh?!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!
      Sempre tem mais chato, Lu.
      Gostar pode. ^^

      Excluir
  23. Olá, tudo bem?
    Eu achei muito legal fazerem quadrinhos de uma obra clássica brasileira, assim motivando os jovens a lerem. Pois, grande parte dos jovens tem preconceitos com livros clássicos, ainda mais os brasileiros. Eles veem isso com obrigatório no ensino médio, então torna-se chato. Transformar em quadrinho foi uma ideia genial.

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Eu li esse clássico do Machado de Assis quando estava na escola e não me lembro mais da história. Adorei esse formato porque aproxima os jovens dos clássicos da literatura. Gostei bastante dos detalhes da HQ.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li na escola e nem lembrava direito.
      Foi bom para relembrar.

      Excluir
  25. Oi Déby!
    Estou louco para começar minha coleção de HQs, mas confesso que acho um pouco caro se formos comparar com livros, que sempre compro por no máximo 20 reais, haha!
    Adorei a dica da vez. Nunca li nada do Machado mas é preciso conhecer as histórias para poder fazer vestibulares e tudo mais, e como acho que eu não teria paciência para ler o livro, optarei pelo quadrinho, que parece muito mais descontraido.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gu, você acha caro?
      Tem de 3 e pouco até mais caras, mas essas são em capa dura e com arcos completos.
      Eu acho que vale a pena.
      Espero que você comece logo sua coleção de Hq's. :)

      Excluir
  26. Oi Deby, tudo bem?
    Eu tenho aqui essa HQ mas confesso que não li ainda, e nem o livro, pois na época em que eu lia clássicos os pegava da biblioteca da escola, e não tinha esse livro lá =/
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então dê uma chance a Hq, Angélica.
      Vai que você gosta e ler até o livro. :)

      Excluir
  27. Oi Debby!
    Não leio quadrinhos há muitos anos! Muitos mesmo! Mas vai ser legal acompanhar as novidades desse mundo na sua coluna nova.
    Eu sou fão do Machado de Assis, acho o estilo dele incrível, mas não gostei muito de Memórias Póstumas de Brás Cubas, prefiro Dom Casmurro e Quincas Borba. Imagino que ter essa obra adaptada aos quadrinhos pode atrair a atenção dos jovens para o livro.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Nina, que bom que você vai acompanhar a coluna nova.
      Também amo Machado de Assis e Dom Casmurro é meu xodó.
      Espero que com a coluna você volte a pensar em ler quadrinhos. :)

      Excluir
  28. Débora eu ainda não li nada de Machado de Assis, quero muito ler Dom Casmurro, mas meu problema é a linguagem, tenho medo de dormir e não ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, esse medo é normal.
      Mas leia Dom Casmurro ou assiste a adaptação feita pela globo "Capitu" acho que vai te dar uma vontade de tentar ler.

      Excluir
  29. Oi flor, gosto de ler clássicos, mas se não forem contemporâneos cansam sim e dão sono as vezes,hahaha.Curtiria ler essa obra em HQ, acho que renderia muito mais a leitura e a compreensao também,

    Enfim, gostei do novo quadro e que venham mais indicações de leituras em Quadrinhos.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Gostei da nova coluna. Como gosto de HQ acho interessante sempre conhecer coisas novas.

    ResponderExcluir
  31. Oi Deby!!
    Adorei a nova coluna, e além disso, achei simplesmente genial esse novo formato pros clássicos. Provavelmente vai atingir um público de leitores muito maior do que apenas o livro.
    Quero ver logo quais serão os próximos a aparecerem por aqui.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Milla.
      Estou meio ansiosa para decidir o que vai vir agora. :)

      Excluir
  32. Oi!
    Gosto muito desse livro em quadrilho com certeza a linguagem de machado não e fácil e assim fica mais acessível !!

    ResponderExcluir
  33. Acho que devo ter lido esse livro na época de escola, e confesso que só li porque fui obrigado. Acho que nem mesmo sendo um hq eu conseguiria lê-lo novamente, é realmente bem o que você disse "chega a dar sono" algumas partes.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas partes são meio cansativas, mas em Hq é até melhor.

      Excluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.