14 outubro 2015

13

[Projeto #♥LerNoCeará] Jansen Viana - Cortabunda - O Maníaco do Zé Walter


Hoje é dia de conhecer mais um autor e sua obra. Vem conferir!

SINOPSE
As lendas urbanas são patrimônio do povo. São pérolas colhidas no sofrimento. Alegóricas cicatrizes produzidas na arte da resiliência. Elas compõem os mais belos quadros da galeria de sua historicidade. São obras de arte que nascem a partir de um lastro de verdade e se propagam pela capacidade criativa das comunidades citadinas, comunicando seus medos, seus mistérios e o pitoresco da sua história. Conservando sua memória, construindo seus elementos culturais e perpetrando o magnífico registro de seus poemas épicos. Entre as brilhantes peças do acervo cultural de Fortaleza, tenho a honra de lhes servir sua maior lenda urbana: Cortabunda – o Maníaco do Zé Walter.Desenvolvido em cima de um fato real, o livro traz uma versão bem particular da história. As personagens e os eventos são imaginários, quaisquer semelhanças são legítimas coincidências. A matriz histórica ocorre durante o período de 1985 a 1987, quando a população do Conjunto Prefeito José Walter, em Fortaleza, viveu o pânico causado por um ou vários maníacos que atacavam mulheres ferindo-lhes a região das nádegas. Ele não roubava, não matava nem abusava sexualmente suas vítimas, somente as cortava sem piedade. Na vida real um suspeito foi preso, e em menos de vinte dias foi assassinado na prisão. Não teve direito a um julgamento e a população não conheceu a sua história, a sua vida, as suas neuroses e as motivações que supostamente o levaram a cometer tais crimes.Quem foi realmente o maníaco? Qual o seu perfil psicológico? O que lhe significava cortar nádegas femininas? É temeroso responder, assim como é temeroso afirmar que tudo o que contam sobre o maníaco é verdade. Há muito exagero e invencionices sobre o assunto, daí nasce a lenda. A proposta deste livro não é desfazê-la, pelo contrário, o anseio é fazer o registro na tentativa de perpetuar a famosa lenda do Cortabunda do Zé Walter.

BIOGRAFIA
Autor de outros cinco livros ["É preciso saber amar" (2001), "Como tomar decisões" (2003), "Conterrâneos" (2007), Coleção "Ceará e Cearenses" (2008) e "Apenas um Carpinteiro" (2010)], Álvaro JANSEN VIANA da Silva é formado em Administração de Empresas, Teologia e Psicanálise Clínica. É pastor evangélico e consultor interno do Banco do Nordeste.

REDES SOCIAIS:
- Facebook Livro: CLIQUE AQUI
- Skoob Livro: https://www.skoob.com.br/livro/225691ED252450
- Site: https://cortabunda.wordpress.com



13 comentários:

  1. Olá, Déborah. Muito interessante, adoro lendas e tenho certeza que gostaria do livro deste autor. Ótima dica!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parabéns pelo projeto! Não o conhecia, mas gostei da premissa, vou pesquisar mais sobre e, se eu gostar, lerei.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Esse projeto é sensacional! Vale muito a pena para conhecer novos autores <3 <3 <3 Não conhecia esse!
    A capa não me atraiu muito mas quem sabe eu veja alguma resenha e me interesse


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu não curto lendas urbanas? Não é nem medo mas eu acho tão nada haver a maioria kkk. Eu lembro que tinha um quadro no Gugu de lendas urbanas e achava um saco. Mas voltando ao post... Fico feliz de conhecer novos autores
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Déborah, eu não conhecia o livro e nem o autor ainda, mas confesso que curti muito a obra, parece ser bem do jeito que eu gosto! Já fiquei com vontade de conferir! haha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Vi o livro num post duma outra blogueira e o leria sim. Não moro no Ceará,mas também no nordeste e aqui para ter uma imã para essas lendas. Por aqui há várias e juro que morria de medo de muitas quando era criança hahahah

    ResponderExcluir
  7. Deby!
    Cortabunda é um nome bizarro neh!? hahahahahahha
    Tô adorando esse projeto! haha
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Recentemente li um sobre essas lendas, só que do meu estado, e devo dizer que a história era bem diferente, aqui eram lendas de bruxas, já no Ceará é quase um Thriller Policial, quero saber elas haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia o projeto, tão pouco o autor, mas com certeza irei pesquisar sobre ele e sobre alguns outros autores do Ceará. Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Débora, tudo bem?
    Adoro livros que nos trazem lendas locais e tals, acho muito bacana. Mas a premissa desse livro não me chamou atenção, vou passar a dica dessa vez. Mas espero que quem o ler curta bastante, e que o autor faça bastante sucesso com a obra.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que projeto bacana, não sou muito de ler lendas urbanas, mas sempre que vejo algum post ou texto sobre eu leio. Aguardo resenha.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Oi Deby, adoro lendas urbanas, Natal é cheia delas e essa parece bem intrigante, já que não foi possível saber mais sobre o maníaco. Adoraria ler e conhecer mais da obra do autor, deve ser incrível!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Deby!
    Hehehehe morri com esse post, minha mãe me contava a história do cortabunda do zé walter, morria de medo haha
    Me apaixonei por esse livro achei super da hora, muito bacana! Amei.
    Kisses!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.