27 outubro 2015

18

[Projeto #♥LerNoCeará] STELIO TORQUATO LIMA - Shakespeare nas rimas do cordel


Hoje é dia de conhecer mais um autor e sua obra. Vem conferir!

SINOPSE
A fim de quebrar a redoma que insiste em manter o poeta inglês distanciado do grande público, o autor transporta de forma surpreendente para os versos do cordel onze clássicos da literatura universal: as tragédiasRomeu e Julieta, Hamlet, Otelo, Macbeth, Rei Lear; as comédias Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por nada, O mercador de Veneza, A megera domada, A tempestade; além do drama histórico Ricardo III.


BIOGRAFIA

Stélio Torquato Lima nasceu em Fortaleza, em 8 de outubro de 1966. É doutor em letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular (GELP). Em cordel, publicou a versão de 15 obras da literatura universal e também uma do romance Iracema, de José de Alencar.
O cordel Lógikka, a Bruxinha Verde, de sua autoria, foi selecionado no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré, organizado pelo Ministério da Cultura. Em 2011, seu cordel O Pastorzinho de Nuvens foi premiado em primeiro lugar (categoria 6 a 7 anos) pelo PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.


18 comentários:

  1. Ai que fofo esse projeto!
    Letras <3

    Adoro Literatura de Cordel e Shakespeare!

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia o autor e acho incrível a capacidade que algumas pessoas tem de fazer essas releituras...
    Literatura de Cordel sempre ouço falar mas não sei bem o que é...
    Gostaria de saber um pouco mais sobre isso.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem ? Vi seu post no meu feed e vim conferir o projeto. Achei legal. Acho que tudo que aproxima a leitura do público é muito bem vindo, nunca imaginei Shakespeare em forma de cordel, fiquei curiosa rs bjos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que bacana. Adoro cordel *---*
    Deve ser um livro muito bom. Até pra trabalhar em sala de aula... <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Deby, menina, adorei a ideia de escrever sobre Shakespeare em forma de cordel. Tenho certeza que a leitura é muito rica. Fiquei curiosa para saber dos outros títulos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oieeee.
    eu tô doida para ler esse livro! Fico imaginando o quão interessante ele é..
    Eu amo Shakespeare ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu estou amando esse projeto, acabo conhecendo novos escritores e obras maravilhosas, eu já tinha visto sobre esse livro em algum lugar que não me lembro agora, mas é muito bom incentivar a literatura nacional

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Parabéns por ser um dos blogs,que participa desse projeto, cordel eu não curto muito, infelizmente,acho que nunca achei um,que eu realmente gostasse,desejo muito sucesso ao trabalho do autor.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Sabia que eu admiro muito esse projeto de vocês?
    Nossa nos dá a oportunidade de conhecer alguns autores que não são muito conhecidos.
    Gostei muito da premissa desse livro, mas ele infelizmente não é o meu gênero de leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oi Deborah! :)
    Que massa, eu simplesmente adoro literatura de cordel. Meus alunos estudaram esse ano no nosso projeto de literatura e também gostaram demais! Imagino que esse livro deve ser encantador, imagine uma história toda em forma de cordel? Iria amar! <3
    Parabéns pelo projeto, acho muito bacana!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  11. Oi Deby.
    Nome díficil esse do autor né não? Inclusive para um cearense hahaha.
    Não gosto muito da literatura de cordéis.
    Kisses!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem ?

    Estou achando esse projeto bem legal, tenho conhecido autores que possuem obras com cara de serem super interessantes. E o melhor de tudo é saber que, se não fosse pelo projeto, não os conheceria, então dá pra dizer que o "Ler no Ceará" está rendendo ótimos frutos *-*

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  13. Oi Debbynha,
    Estudei cordel quando era bem nova, aulas de folclore brasileiro, como esquecer? Achei bem bacana a mistura que ele fez, unindo cordel a clássicos ingleses, um trabalho que deve ter ficado bem bacana!

    Sucesso ao autor.

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  14. Amo Shakespeare e fiquei super curiosa com esse livro.
    Deve ser realmente incrível :)
    Esse projeto é super interessante e estou adorando conhecer novos autores!!!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Então, realmente, Shakespearianos devem sair das tocas e mostrar que os sentimentos ainda existem hahHa. Adorei a ideia.
    Aliás, sobre Shakespear, já assistiu o filme Anonymous? Assista!
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  16. OI Deby!
    Gostei da proposta desse livro. Só conheço livros bons com esse projeto!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Adorei saber que temos Shakeaspeare na literatura de cordel e gosto dessa diversidade na literatura. Estou conhecendo muitas coisas bacanas com esse projeto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Déborah, tudo bem?
    Adorei a ideia do livro. Shakespeare criou histórias maravilhosas, mas muitas vezes pouco acessível por conta do linguajar. Fiquei curiosa para saber como o autor retratou em cordel histórias tão conhecidas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.