03 novembro 2015

20

[Projeto #♥LerNoCeará] Socorro Acioli - A Bailarina Fantasma


Hoje é dia de conhecer mais um autor e sua obra. Vem conferir!




SINOPSE
O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças
aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia
de sua inauguração . Parece inacreditavel que seja possível sentar nas mesmas
cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu
de presente essa jóia de arquitetura.

Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para
estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma
de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do
material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de
artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros.

Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente.
Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias
sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco
pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que
não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e
uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.



BIOGRAFIA

Socorro Acioli nasceu em 1975 no Estado de Ceará. Jornalista, com Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Foi aluna de Gabriel García Márquez na oficina de criação e roteiro Como contar um conto, em Cuba (2006). Tradutora do espanhol, transpôs para o português o livro As Lágrimas de Shiva, do escritor espanhol César Mallorquí (Editora Biruta). Escritora convidada da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha (2007). Tem treze livros publicados. Por seus livros infantis, já recebeu o Prêmio de Melhor Obra Infantil da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e foi finalista do Prêmio João de Barro da Prefeitura de Belo Horizonte com o livro “O anjo do lago”, publicado pela Editora Biruta. Outros livros de sua autoria publicados pela Editora Biruta são A bailarina fantasma e Inventário de segredos, ambos selecionados pelo Ministério da Cultura para o PNBE 2011.
REDES SOCIAIS:
Instagram: www.instagram.com/socorroacioli


20 comentários:

  1. Estou adorando esse projeto e anotando todas as suas dicas.

    Fantasmas adoram ficar onde está sua essência...essa bailarina deveria amar se apresentar nesse teatro.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Deby, fiquei muito curiosa pelo livro, a sinopse é muito interessante e eu já fui ao teatro José de Alencar numa viagem da faculdade, ele é realmente lindo, apaixonante. Amei a ideia do livro por isso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, Deby!
    Que projeto legal. Adorei conhecer a Socorro e fiquei curiosa pela sua obra. Espero que ela tenha muito sucesso <3 E você também! Parabéns pelo post.
    Com carinho,–
    Celly Nascimento.

    Me Livrando ━ Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    achei a capa muito fofinha e fiquei curiosa para saber mais sobre a bailarina. Deve ser solitária nesse teatro, mas deve ser onde se sente segura. Bom saber mais dos autores! Sucesso!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. poxa, que proposta interessante a do livro... sobre bailarinas fantasma, o Teatro de Santa Isabel em Recife tbm tem suas histórias pra contar hehehe ^^

    ResponderExcluir
  6. A primeira vez que vejo esse projeto gostei bastante e da premissa do livro A Bailarina Fantasma, vou anotar aqui, pois me interessei bastante.
    beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  7. Uma vez vi esse livro na biblioteca da minha escola, mas não o peguei. Hoje me arrependendo amargamente por não ter pego, só comprando para ler esse livro que dizem ser muito bom!
    Adorei o post e o blog!!

    xoxo
    foradocontexto.tk

    ResponderExcluir
  8. Oi Déborah, estou adorando ver esse projeto! Eu já ouvi falar muito desse livro e sempre morri de curiosidade em lê-lo, fico feliz que a escritora seja brasileira. Amei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Déborah. Esse projeto é bem interessante. Não sei se leria o livro ou não, a história ao mesmo tempo que não me chamou a atenção, me deixou com um pouco de interesse a respeito.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Déborah,
    Aluna de Gabriel Garcia Marquez :O
    Caramba que loucura...
    Esse projeto é fantástico, toda vez venho aqui tem novidades :)
    Primeiro ponto, amei a capa desse livro. Super linda.
    Segundo ponto, esse título já chamou a atenção de cara...
    A sinopse já não me encantou muito...
    Essa coisa de misturar história real com fantasia é bem genial mas se não for bem desenvolvida acaba ficando enfadonha.
    Ainda assim estou um pouquinho curiosa :D

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  11. Olá! Já ouvi falar desse livro só pelo nome, a história parece ser bem interessante, mas acho que realmente não é meu tipo de livro...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  12. sou LOCO pra ler esse livro já tem um tempinho,espero ter a oportunidade breve. Beijo,e,mais uma vez,aplaudo este projeto

    ResponderExcluir
  13. O contraste que o nome BAILARINHA - FANSTASMA inicia, a capa conclui... Gostei bastante.
    Não sei se leria, To num momento porre pra ler... Parece que não me prende, rs. Mas parabéns pelo projeto, To curtindo conhecer.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar desse livro, e adorei a trama meio sombria e tal. Quero muito ler se tiver oportunidade. *-* Só achei essa capa meio sem graça.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi lindona, tudo bem? Genteeee eu adoreiii! Um livro de uma conterrânea, sobre um teatro mal assombrado? Deve ser maravilhoso! Fiquei bastante curiosa. Parabéns pela sua resenha. Bjossss


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii olha aqui a pessoa que admira demais esse projeto.
    Bom... eu não conhecia a autora ou o livro, gostei muito da biografia da autora e da capa do livro, mas infelizmente a historia nao me chamou tanta atenção.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adoro esse projeto, estou conhecendo ótimos autores e livros por aqui.
    Gostei bastante do tema do livro dela, e com certeza, se tiver oportunidade, o lerei

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Deby!
    Eba, tem coisa melhor que teatro antigo e fantasma tudo junto? Acho que não. Não conhecia a Socorro, mas já quero conhecer mais desse livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Oi Deby!
    Acho que já ouvi todas as histórias desse projeto, corta bunda, bailarina fantasma, etc. E eu simplesmente adoro lendas locais, é muito encantador saber dessas histórias, parabéns a editora, ee muito sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Conheço a autora pelo nome e o livro dela também. Gosto muito desse projeto poque nos apresenta vários autores e nos lembra o nome de outros também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.