06 novembro 2015

26

[Quadrinhos] O Muro


Oi, gente!

Infelizmente essa coluna não está sendo muito assídua aqui no blog e o problema não é nem por falta de leitura do gênero, mas sim de organização minha.

Prometo que tentarei me organizar melhor e trazer mais resenhas de quadrinhos para vocês.

Hoje vamos falar de um livro que é quadrinho e não é qualquer quadrinho, é daqueles que mexem com a gente.


SINOPSE: O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho. Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida.


A história é toda em preto e branco o que dá um tom ainda mais sombrio ao texto.
Nos sentimos muito próximos de Rosie e queremos entender como ela mudou tão drasticamente.

Será que foi a fuga da mãe? O pai tão ocupado? Ou coisas da adolescência mesmo?

Rosie tem apenas uma amiga que aparenta ter até que uma família mais ou menos equilibrada, apesar de todos os palavrões que eles cospem um na cara do outro.


Mas é nessa transformação que ela se afasta da sua amiga, pois a mãe e o padrasto não gosta nada da filha de menor chegando tão tarde em casa e além de tudo bêbada.

Rosie passa horas sozinhas até que conhece um cara mais velho no muro que sempre ficava com a amiga.

A amizade entre eles vai crescendo e a jovem não se sente mais tão só. Apesar das coisas não estarem nada bem em relação ao colégio.


É tocante tudo que acontece na vida de Rosie em um curto período de tempo. Ela aprende a cuidar de si mesmo e a amadurecer. Ela, com apenas 14 anos, se mostra uma mulher em muitos momentos, mas é claro que tem várias ações inconsequentes.

Esse é o tipo de leitura que mexe com você. Te faz refletir, te incomoda e te comove.

Eu não esperava aquele final, me deixou um pouco sem chão, mas nem por isso foi menos intenso ou lindo.




26 comentários:

  1. Ahh, que ótima leitura. sou apaixonada por quadrinhos, mas raramente leio algo diferente do que os gibis do Pato Donald :p

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Não sou tão fã de quadrinhos, mas este parece bem denso e interessante. Gostei da dica :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  3. OIe, tudo bem?

    Eu amo quadrinhos! Achei a sua indicação muito interessante, e ainda não o conhecia. Fora que adoro imagens em preto em branco. Anotei a dica e espero tê-la em breve.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Déborah,
    Tem alguns quadrinhos nesse estilo que chamam minha atenção...
    MAS ai temos a questão do preço que na maiorias das vezes é super salgado.
    Gostei da sua resenha, bem clara e mostrou a essência do quadrinho.
    As pessoas pensam que "simples desenhos" não podem comover, mas sua palavras mostram que a premissa é verdadeira.
    Uma imagem vale mais que mil palavras.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  5. Saudações literárias! Não sou muito fã de quadrinhos, mas esse me chamou atenção pela sua resenha bem clara e direta. Você buscou passar informações clara e diretas no post.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que premissa forte! Adoro quadrinhos, mas em preto e branco é o primeiro que vejo.... Só não arrisco a leitura por falta de tempo rs Mas fico feliz em saber que você gostou!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Eu não sou a maior leitura de quadrinhos no mundo maaaaaaas eu já vi tantos elogios para essa história. O enredo é sensacional!!!! Adorei saber do amadurecimento da personagem!
    Sobre a falta de organização: tamo junto hahahaha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii, que ótima leitura, estou me acostumando a ler algo assim, este mês mesmo comprei um livro apenas de quadrinhos e estou me preparando para ler haha
    E sobre organização: tá difícil pra mim, fiz um cronograma e vou tentar seguir hahaha
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee Deby!
    Se for falta de organização, chama a Super Planlha Girl aqui poxa hahahahha
    Adorei o traço dos desenhos, mesmo... E gostaria muito de ler e conhecer esse final que te deixou sem chão!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oi. Sei bem como é essa questão de organização, estou com o mesmo problema e alguns projetos que tinha para o blog, acabaram não dando muito certo. Já havia visto essa HQ e fiquei super curiosa, achei a ideia fantástica, mas ainda não tive o prazer de apreciar a obra.

    ResponderExcluir
  11. Oi Deborah!
    Eu adoro quadrinhos e queria poder ler muito mais do que eu leio. Com a correria do dia a dia, as vezes mal me sobra tempo pra sentar e colocar minhas leituras em dia. =/
    Conheci O Muro em um dos encontros do Clube do Livro da Gutenberg e fiquei doida pra ler! A história parece ser bem sensível e tenho lido elogios mil em relação a ele. Sem contar que, esteticamente falando, ele está lindo!
    Espero ler em breve!!!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu AMO quadrinhos, mas infelizmente não tenho muitos. Gostaria de ler mais deles.
    Eu amei esse, os desenhos tão benfeitos, uma história instigante e, melhor ainda, com reflexões diversas. Adoro livros assim! Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o quadrinhos, se bem que ando nem por fora a respeito disso. Parece ser uma história muito boa, cheia de aprendizagem, e eu adoro livros que vemos a personagem crescer mesmo que seja de uma maneira como essa.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse quadrinho é maravilhoso, muito bonito, eu amei! É uma ótima dica, adorei a resenha!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto esse quadrinho e acho ele lindo, principalmente o da cor preto e branco, pois dar um tom mais sobrio, como você disse! Adorei mesmo a resenha, parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho muitas leituras em HQ mas acho que é um tipo de leitura maravilhoso pra quem quer fugir um pouco dos livros.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tu faz de quadrinhos também! A Nemo é ótima nessas publicações, eu faço dos da Marvel e DC.
    Bem parece ser uma leitura ótima, tem aquele toque que nos faz pensar, adoraria ler futuramente e ótima resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Oi Déborah, eu sempre fui muito curiosa para ler esse quadrinho, ainda mais que nunca li nenhum e acho que esse seria interessante para começar, a trama me prendeu a atenção e fiquei bem curiosa.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Déby!
    Apesar de não ter gostado muito do traço, eu leria o livro, pois achei a história muito interessante, e acho que iria gostar bastante dela no geral.
    Adorei te ver comentando sobre quadrinhos, não conhecia esse seu lado do amor literário, haha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Débora, eu não tenho o costume de ler quadrinhos, mas essa historia pareceu diferente e me deixou curiosa...
    Vou procurar mais sobre ela.
    Gostei das fotos da diagramação também. Demais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Parece uma boa história, seria algo que eu leria, o enredo é bom espero ler logo.

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Adooro quadrinho, esse livro eu ainda não conhecia, mas parece ser muito bom.
    vou anotar a dica.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu tive oportunidade de ler um quadrinho da Nemo e também fiquei encantada, uma história incrível, acredito que a editora aposta em quadrinhos emocionantes. Esse "O Muro" eu tinha visto, mas nunca li nada sobre e fiquei bem animada com sua resenha, não costumo ler esse gênero, mas imagino que iria adorar essa hsitória.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Deby, achei muito interessante a proposta do livro/quadrinho, as imagens minimalistas em p&b que trazem uma dramatização a história que parece ser bem tocante. Gostei muito, apesar de não ter o hábito de ler o gênero, gostaria de conhecer essa obra. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Deby.
    Eu gosto muito quadrinhos, e esse não foi diferente, gostei do tema e tudo. Fiquei um pouco assustada pela menina ter apenas 13 anos e já chegar em casa bêbada, e com toda essa personalidade de mulher.
    Beijos. :v

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Adoro quadrinhos! Acho tão legal ^^ Não conhecia esse, mas adorei a história e vou ler em breve :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.