29 dezembro 2015

22

[ENTREVISTA] Erika Alves


Hoje é dia de conhecer um pouquinho mais sobre a Erika Alves, autora de Obscuro Coração e Executivo Tatuado.

01. Quando você decidiu se tornar escritora? 
Na verdade, não decidi nada, simplesmente aconteceu. rsrs Escrevo desde os doze anos, e lancei meu livro: O Executivo Tatuado de forma independente no início de 2014, posteriormente no mesmo ano, a Editora Angel me apresentou a oportunidade de lançar meu outro livro: Obscuro Coração. Antes, há quatros anos, eu escrevia Fanfic (Ficção Criada por fãs) de Crepúsculo e postava no Nyah. No começo de 2014 abandonei o Nyah ao mesmo tempo em que conheci a plataforma do Wattpad. Comecei então a postar minhas Fanfics como original por lá, mas realmente nunca pensei em ser uma escritora, embora hoje não me veja longe desse caminho. Apesar das dificuldades, sou muito feliz escrevendo. 

02. Você tem alguma mania na hora de escrever? 
Sim. Acho que todo escritor tem. No meu caso, por exemplo, sempre escolho o repertorio do capítulo antes mesmo de começar a escrever. É como se a música me guiasse para o rumo que deve seguir o capítulo que estou escrevendo. 

03. Já pensou em escrever um livro onde você seja a protagonista? 
Sim... e não. Rsrs. Sem pretensão alguma estou escrevendo crônicas sobre algumas experiências que me marcaram.



04. Qual a sua dica para quem quer se tornar escritor? 
Minha dica é sempre a mesma: Seja perseverante e saiba aceitar críticas. Escritores estão completamente vulneráveis a criticas construtivas (ou não). Eu não sabia lidar muito bem com isso. Sofri muito. Seja feliz escrevendo. Dê o seu melhor. Faça por amor que o reconhecimento chega. Demora, mas ele vem. 

05. Tem algum personagem de livro com o qual você se identifica? Se sim, por quê? 
Acho que sempre tem um pouco do escritor em seus personagens. Comigo não é diferente, escrevi um livro, “A Megera”, que a personagem, Charllote, adora livros e não curte muito festa, sair de casa, essas coisas. Me identifico com ela. rsrs 

06. Em sua opinião, quais são os benefícios de se ler um livro? 
Todos! Ler é algo mágico. Transcendente! Amplia o vocabulário, assim como a forma como encaramos o mundo e as pessoas. Para mim, uma disléxica que aprendeu a ler com a ajuda da mãe aos dez anos, os livros foram, e são, essenciais em minha vida. Fez-me superar preconceitos e limitações. Livro é o melhor amigo que você pode ter. 

07. A Internet é uma arma vantajosa para os escritores em geral, nela é comum ver parcerias entre blogs e autores. Se algum dia algum autor ou autora lhe convidar para uma possível parceria na criação de uma obra, você aceitaria o convite? 
Se for algo legal e a outra parte se mostrar disposta a cooperar, estou dentro. Se meu tempo permitir também, claro. Tenho uma analogia lançada pela Editora Angel, em que adorei participar. Também tenho duas Fanfics em parceria com outras autoras, que também me deram muita alegria.

08. Se algum dia você recebesse a proposta de adaptar seu livro em um filme, como você reagiria? Você ia gostar? 
Acho que no primeiro momento eu piraria, mas logo depois ficaria super feliz. Qual autor não quer ver\ter sua obra conhecida e reconhecida? E um filme certamente alcançaria esse objetivo. Além de que deve ser muito extraordinário ver os personagens ganhando vida! Rsrs



09. Como autora, qual é seu maior sonho?
Acho que lançar um livro é algo que todo escritor sonha e isso graças a Deus já realizei. Mas confesso que quero muito ver todos os meus quarenta e tantos livros publicados. Fazer algo do tipo; uma coletânea com todos os meus contos. 

10. Como é o seu contato com os seus leitores?
Nos comunicamos tanto pelo meu grupo e pagina no facebook, quanto pela plataforma do Wattpad. Não tenho grupo em WhatsApp como alguns autores, por não gostar do aplicativo, mas sempre procuro ser receptiva e atenciosa quando me procuram. Amo meus leitores de todo o coração. Eles são muito amorosos comigo. Fazem parte da minha vida pra sempre. 

11. Quais são os seus próximos planos literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar?
No momento estou nos preparativos do lançamento da 2º edição do meu livro: O Executivo Tatuado pela editora Angel. 

Pense rápido:



* Autor Nacional: Bianca Briones.
* Um livro: As Batidas Perdidas do Coração.
* Uma música: Quase sem Querer - Legião Urbana. 
* Um filme: Curtindo a Vida Adoidado.
* Uma série: Supernatural.
* Uma frase:
“Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem." 
- Martha Medeiros.

Erika é um amor e foi super prestativa em responder essa entrevista pra gente. E vocês o que acharam dela?



22 comentários:

  1. Ela tá escrevendo um livro de crônicas que legal, esse vou querer ler, amo crônicas.
    E super sucesso autora.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã do gênero que ela escreve, mas pela entrevista percebe-se que ela é super legal. Vou indicar os livros dela para as minhas amigas.
    Parabéns pela a entrevista.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei, tudo bem?
    Não conhecia a autora nem os livros, e adorei a entrevista. A Erika parece ser uma fofa e super receptiva, tenho certeza que é uma pessoa adorável. Vou procurar saber mais sobre seus livros para que eu possa lê-los. Muito sucesso a ela nessa trajetória.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Super curtir a entrevista, achei a Erika bem simpática e disposta a te responder, vimos através da tua entrevista muitas das dificuldades enfrentadas pelos nossos autores nacionais. Sucesso e que ela consiga publicar seus mais de 40 livros e os demais que virão.


    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Deby!
    Não conhecia a Erika, mas gostei do jeito dela responder as perguntas e também acho que os autores brasileiros são muito vulneráveis com relaçao as criticas. é dificil lidar com elas, mas são necessárias, neh!?
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  6. Menina, que entrevista boa, achei bem pertinente a fala dela sobre críticas construtivas.

    ResponderExcluir
  7. Oiiie

    Não conhecia nem a autora e nem a obra dela, mas fiquei feliz em conhecer. Adorei a sua entrevista, e gosto também quando blogueiros dão espaço para novos autores. Sucesso para a autora e para o blog.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oie,


    Não conhecia a autora e nem seus livro, gostei da entrevista pois vi o amor que ela tem em seus livros, quero conhecer eles algum dia. De vez em quando tenho vontade de escrever algumas coisas, mas sempre desisto. Espero criar coragem de escrever meus textos hahhaha e possivelmente te publicar em algum lugar.

    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Oi Déborah,
    Gostei muito de conhecer a autora.
    Adorei a mania dela para escrever, eu quando me arrisco faço quase igual, deixo rolar as músicas enquanto monto diálogos e cenas em minha mente.
    Assim como a autora também curto muito a Bianca Briones e estou ansiosa para seu próximo lançamento :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Oi Deby, adorei conhecer mais sobre a autora. Não conhecia o livro, mas já desejo muito sucesso a ela, pois vejo que é uma ótima escritora e uma pessoa incrível!!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sempre legal conhecer novos autores, ne? Acho que a fanfics são um ótimo começo, uma ótima base para aspirantes a escritores. Eu mesma já publiquei algumas e tive a sensação incrível de ter leitores. Parabéns pelas conquistas dela e assim que eu puder, conhecerei o livro. :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia a autora e nem o livro, mas achei ela muito simpática. Desejo todo sucesso do mundo a ela, quero conhecer seus livros algum dia. E ela gosta de Supernatural, já me conquistou demais *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?

    Adorei a entrevista. A autora é uma linda, e uma pessoa muito querida também. Desejo todo o sucesso do mundo a ela, adorei as capas de seus livros. Gostei muito do seu blog!

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Deby.
    Amei conhecer mais sobre a autora, apesar de todas as dificuldades ela realizou o seu sonho <3
    Sucesso a ela!
    Supernatural e Legião Urbana <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oieee...
    Adoro essas entrevistas com os autores, assim os leitores tem a oportunidade de conhecer melhor a forma de criação a personalidade deles...
    Não conheço a escrita dela, mas me interessei em o Executivo Tatuado..
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. A Erika parece ser uma pessoa muito simpática e talentosa! Não conhecia ela nem suas obras e achei bem interessante a entrevista! Espero ter a oportunidade de ler algo dela esse ano!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua entrevista, de suas perguntas e principalmente das repostas da Autora, de poder conhece-la, gostaria de poder conhecer os livros dela e vou esperar pelas cronicas também!
    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Achei ela um amor! Não a conhecia, mas fiquei super curiosa para ler os livros dela.... Vou procurar, fiquei bem curiosa. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia a autora, e adoro essas entrevistas isso meio que nos aproxima do autor rs' Fiquei com vontade de conferir um de seus livros. Espero ler em breve! Adorei a simpatia e a simplicidade.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  20. É sempre bom conhecer mais o mundo dos escritores, e eu já conhecia a Erika, os livros dela são ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Não conhecia essa autora e sua obra ainda, mas pela sua entrevista deu pra ver que ela é um amor e que é muito criativa.
    Espero que faça sucesso seu livro <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Debby!
    Adorei a entrevista, não conhecia a autora e consegui me identificar muito com ela, que parece ser uma simpatia.
    Desejo muito sucesso à Érika e que seus livros cheguem às telonas para o nosso delírio, rsrs
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.