11 dezembro 2015

15

Pra ler no busão: Detalhe final

Título: Detalhe final
Autora: Harlan Coben
Páginas: 304
Ano: 2015
Edição lida: 1ª edição
Editora: Arqueiro

Sinopse: "O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.
Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron. De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim."

Olha eu aqui de volta! Demorou, sim, mas estou com livros muito bons aqui na minha lista e quero/tenho que falar sobre eles! E este é um daqueles que fazem a gente parar e pensar bastante nas coisas da vida quando terminamos de ler.

Não vou rasgar seda falando do Coben. Até porque eu já falei dele aqui, aqui  e aqui. Detalhe final é apenas mais um sucesso dos incontáveis de Coben. A marca do autor está aqui e é inconfundível. Quando falei pela primeira vez da escrita do autor, não compreendia como as histórias dele se entrelaçavam. Cada vez mais fui me entendendo com o estilo de escrita dele e hoje, depois de quatro livros, posso dizer que ele é meu segundo autor de mistérios policiais favoritos, atrás apenas de Agatha Christie.

Sobre o livro, bem, a sinopse diz bastante. Myron, o agente esportivo que resolve crimes nas horas livres, fugira de tudo e todos para uma ilha deserta com sua amante depois de um grande conflito moral. Ele decide abandonar o trabalho e a família sem avisar, demonstrando um profundo desespero. Isso é muito importante e revelador, pois apesar de ter sido um jogador profissional de basquete e graduado em direito em Havard, Myron ainda é um cara que procura sempre jantar com os pais e até chora no banheiro quando seu pai admite que tem sentido dores fortes no peito.

Embora Myron tenha se esforçado para desaparecer, ninguém permanece sumido por muito tempo quando Win, melhor amigo do protagonista, procura. Ele encontra Myron para que possa investigar o assassinato de um de seus clientes, um jogador de beisebol conturbado chamado Clu Haid, que aparentemente fora baleado pela sócia da agência esportiva de Myron, Esperanza Diaz. Quando Myron a confronta, porém, Esperanza parece estar escondendo algo, mas Myron não tem certeza se isso tem a ver com negócios ou com a sua bissexualidade. 

Sua busca pela verdade leva para um bar chamado dar um palpite (" É sobre a ambiguidade, não Androginia "), onde ele se apaixona por uma sósia de Julie Newmar/Mulher-gato que pode ou não ser do sexo feminino (o que leva a um dos diálogos mais interessantes do livro sobre sexualidade), e aos escritórios no Yankee Stadium (palco dos jogos de beisebol do New York Yankees quando jogam como mandantes das partidas em sua cidade, Nova York). Por fim, a trilha o leva a rever um mistério de 12 anos de idade, sobre uma garota desaparecida, bem como um incidente que ele mesmo se envolveu no passado. 

Ao longo do caminho, Coben trabalha em cenas comoventes, como uma entrevista com uma mãe que cobre a casa com fotografias de família ampliadas como papéis de parede. Myron se apoia muito menos nas habilidades letais de seu amigo rico e loiro Win (abreviação de Windsor Horne-Lockwood III) do que em aventuras anteriores. A mudança é muito bem-vinda, pois demonstra um equilíbrio mais do que comprovado do autor. Ele consegue reinventar a própria narrativa e se recusa a voltar a cair nos clichês do gênero.

E aí? Vai um chocolate de caixinha?




15 comentários:

  1. Um apaixonado pelo Coben, que lindo de ver.
    Achei que ele superou nesse livro, assim como você tento não rascar seda para ele.
    Apesar dos clichês o livro é ótimo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe, gostei muito da sua resenha. Eu já li dois livros do Coben e gostei muito de "Não Conte a Ninguém", mas achei que o autor deixou a desejar em "Alta Tensão", isso não significa que não irei mais ler nada, pois realmente gosto do gênero e da forma com ele conduz suas histórias. Esse enredo que pareceu muito com o ultimo que li e espero que o desenvolvimento seja bem melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ainda não tive o prazer de ler nada do Harlan, mas já encomendei um livro dele para eu ler - mas não é esse. Os meus autores policiais favoritos são James Patterson e depois a Agatha Christie. Sua resenha ficou muito bem escrita, parabéns e já vou anotar esse volume na minha lista de desejados!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Felipe, tudo bom?
    Terminei de ler Detalhe Final ontem e, confesso, fiquei completamente apaixonada. Realmente, é um livro esplendidamente maravilhoso.
    E o que falar do Harlan?! Também é um dos meus autores favoritos.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê,
    Já ouvi falar muito do Coben e até estou com alguns no meu kindle, mas ainda não iniciei a leitura de nenhum. Nunca li nada policial e talvez esteja com receio de não gostar, mas depois da sua resenha prometo que Coben estará na minha meta de 2016.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Estou louca para ler Detalhe final porque 1) ele parece ser MUITO bom, pelas resenhas que li e 2) quero conhecer mais os livros desse autor maravilhoso!
    Mal posso esperar para ter esse livro em minhas mãos!

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Sempre ouço falar super bem dos livros do Coben, mas ainda não li nenhum acredita? Mas pretendo mudar isso em breve e esse parece ser bem interessante. Inclusive, por qual livro você me recomendaria começar?

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiie,

    Só ouço falar bem do Coben, dizem que são maravilhosos os livros dele, mas acredita que nunca li nenhum livro dele? E nunca tinha me interessado de fato, até ler a sua resenha. Gente, preciso saber quem mantou o Myron, sou mega curiosa kkk Parabéns. ]

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu só li dois livros do autor e a escrita realmente é incrível!
    Não sou muito de ler livros do gênero, mas sempre fico curiosa com os livros dele.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Gosto muito do Harlan, mas só li Alta Tensão. Faz um tempinho que estou querendo ler os livros dele, mas não tinha muita recomendação, até ler a sua resenha! Continue resenhando livros do Harlan ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou louca para começar a ler livros do Coben, mas comprei 1 único livro e descobri que era edição econômica. Troquei e ainda não peguei um novo. Mas muito em breve terei minha coleção. *-*
    Beijos, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Não li nada do autor e parece uma bom começo ler esse.
    Nunca li nada de mistério policial, mas pela sinopse eu curti bastante.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que vc vai dar risada quando eu fico envergonhada de dizer que eu nunca tive a oportunidade de ler nada do Coben ainda né?
    Esse livro me chamou muito a atenção e eu sei que preciso muito ler pelo menos um livro dele hahaha
    Sua resenha está show!!

    Parabens

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Adoro romances policiais e infelizmente não li nada do autor ainda. Achei curioso o fato dele usar cenas comoventes na trama. Dica anotada!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OI Felipe, tudo bem!?
    Esse é um livro que eu quero e ao mesmo tempo nao quero ler sabe? Ele tem pontos que eu gosto , mas outros que desabonam o livro pra mim, cada resenha me deixa ainda mais na dúvida, vamos ver!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.