28 dezembro 2015

23

Pra ler no busão: O Vilarejo

Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Páginas: 96
Ano: 2015
Edição lida: 1ª edição
Editora: Suma de Letras
Sinopse: "Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão."

Quem me conhece e acompanha o blog sabe que não sou adepta de livros que envolvam terror/suspense ou similares.

Tenho trauma de infância, logo corro de assuntos do tipo, mas eis que comecei a fazer parte do Projeto Vórtice Literário daqui de Fortaleza e como só é voltado a gêneros que não são minha praia vou sair totalmente da minha zona de conforto.

E nossa segunda leitura conjunta foi O Vilarejo, um terror.

Eu não fazia ideia sobre o que se trataria a história, pois dizer que era sobre um vilarejo era muito vago para mim, mas comprei o livro e me joguei sem ler nem sinopse pois também não gosto de lê-las.

Quando o livro chegou me joguei logo para não ter perigo de desistir.

A leitura fluiu muito bem, pois a escrita do Raphael é bem simples e a história não tem enrolação.

Conhecemos um pouco sobre o vilarejo e alguns dos seus moradores. Vemos em diferentes tempos como eram que eles agiam uns com os outros e como tiveram suas personalidades e ações modificadas por alguns acontecimentos ou encontros inusitados que tiveram.

O modo como os demônios são colocados na história é bem sutil e faz a gente pensar como as pessoas que estão ao nosso redor podem ser demônios de uma certa maneira, principalmente quando nos deixamos influenciar pelo que elas dizem.

O fechamento é incrível porque apesar de no início não parecer muito vemos como todas as histórias estão interligadas e fazem total sentido a ordem que foram colocadas, pois ajuda a compreender melhor.

Você ler o livro em um piscar de olhos, porque além de ser curto você se envolve com a história para saber a conclusão dela.

As imagens são meio nojentas e assustadoras, mas muito bem colocadas na narrativa e tem tudo a ver com a história. Deu pra assustar sim.

Mas talvez eu seja meio fácil de me assustar, mas achei o livro muito bom. Só achei que poderia ser um pouquinho maior.

Mas a diagramação, os desenhos e a revisão não deixaram a desejar.

Recomendado pra quem gosta de histórias de terror, mas não tão forte.




23 comentários:

  1. Amo os livros do Raphael e com esse não foi diferente. O mais interessante sobre esses contos é justamente o fato de eles estarem interligados, o que raramente acontece nesses livros. Como sempre leio livros de terror e horror, esse não me deu medo. Mas se a pessoa não costumar ler o gênero, pode ser que se assuste um pouco.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Peguei um susto outro dia quando descobri que o autor de O Vilarejo é brasileiro e ando ansiosa para ganhar esse livro de presente de aniversário dia 31 haha.

    Quero adentrar nesse Vilarejo e conhecer os 7 pecados!

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vejo muita gente conhecida falando do livro e dizendo que eu vou gostar, o enredo é realmente convidativo, apesar de parecer juvenil, quero me arriscar nessa história em :D

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!
    Apesar de não ser muito fã de ler contos, eu estou bem curiosa para ler esse livro!!
    O fatos dos contos serem meio que inspirados nos 7 pecados e ainda por cima serem interligados me deixa mais animada, pois minha maior frustração nos contos é querer mais da trama e não ter!!
    Todo mundo esta falando super bem da narrativa do Rafael!!
    ótima resenha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. tô vendo muitas opiniões bacanas sobre o livro e como sou fã de terror, é um título que espero conferir em 2016...
    ^^
    bacana tua resenha, Deb.
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu também costumo fugir de livros de terror. Preciso sair da minha zona de conforto também e encarar algum.
    Realmente, algumas pessoas podem se tornar demônios na vida dos outros e as palavras, armas bem afiadas.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu comprei esse livro essa semana e ainda não li, estou curiossiddima.
    Achei a premissa muito bacana e sua resenha despertou ainda mais minha curiosidade....
    Eu adoro um terror então sou meio suspeita. Mas a história é curtinha neh?
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oi Déborah,
    Esse foi o primeiro livro que li do Raphael Montes e amei a escrita dele.
    É bem como você disse. Leve, clara e sem todo aquele mimimi detalhista que alguns autores nacionais insistem em colocar nas obras.
    Não fiquei com medo mas a natureza vil do ser humano descrito por ele, choca.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Quero demais ler esse livro. Essa capa me atraiu desde que o livro foi lançado, mas antes de ler ele pretendo ler antes "Dias Perfeitos". Curto ver a evolução do autor entre um livro e outro. Pretendo ler ambos no próximo ano, espero que dê tudo certo *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Mil desculpas, mas eu não consigo gostar de livros que são de terror eu gostie muito da resenha e percebi que mesmo não gostando do gênero você conseguiu gostar da leitura, já no meu caso eu realmente não conseguiria ler.


    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Oi Debby!
    Menina estou há tempo querendo ler esse livro do Raphael Montes, agora que estou me interessando por livros de Terror e pretendo ler esse em breve. Sua resenha só me deixou mais curiosa com a leitura.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Débora!
    Assim como você também tenho terror de ler terror rsrsrs. Mas como você disse que é um terror não tão assustador, talvez eu de uma chance a ele. Já ouvi muito sobre o livro, mas ainda me falta coragem.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI Deby!
    Esse livro é da hora!! Eu adorei as imagens e como as histórias são ligadas entre si, no final até me perguntei se ele tinha mesmo achado esses contos escritos por ai, porque gente, que delicia de terror, hein!?
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  14. Oi Déborah, esse é um livro que tenho muita vontade de ler, primeiro para conhecer a escrita do tão aclamado Raphael Montes e segundo porque sou apaixonada por terror e suspense, pela sua resenha parece ser um livro muito cativante e tenho certeza que vou amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Não sou nem um pouco fã de terror, mas confesso que a cada resenha que leio de o Vilarejo fico mais e mais interessada e querendo arriscar a leitura.
    E isso sem falar que o Raphael é tão fofo e inteligente que me deixa ainda mais animada em ler seus livros. Está na lista, espero não ficar tão assustada...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Deby, esse livro foi uma das minhas recentes aquisições e depois de ter livro Dias Perfeitos, do mesmo autor, eu fiquei apaixonada pela escrita dele e pelas histórias que ele conta. Não vejo a hora de começar a leitura de O Vilarejo e de comprar Suicidas, que também parece ótimo. Fico feliz que você tenha se arriscado a ler esse livro, adorei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro desse autor. Acredito que vou gostar, sim, e espero ter a oportunidade de lê-lo.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Eu nunca li nenhum livro que tenha o mesmo enrendo que esse, mas admito que fiquei curioso com a história. Assim que surgir uma oportunidade irei ler. Está anotado na listinha :D

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Deborah!
    O Vórtice de janeiro aqui de Salvador será sobre O Vilarejo. \o/ Eu ainda não li, mas quero ler o mais rápido possível, estou mega curiosa pq todo mundo fala super bem. Eu sou medrosa, confesso, tomo susto com qualquer coisinha. Mas tenho tanta curiosidade para ler algo do autor que vou me render. rs
    Espero curtir.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  20. Ei Deborah!
    O vilarejo estava na minha meta 2015, mas pelo jeito vai pra de 2016, pq não deu pra ler. Eu vi poucas resenhas sobre ele, todas positivas, aliás. Mas fiquei empurrando e quando eu vi..... 31 de dezembro! Não dá mais...
    Uma pena, pq parece ser bom!
    bjssss
    feliz ano novooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Debby,
    Já vi varias resenhas sobre esse livro, mas não sei se vou ler! Nunca li nada de terror e apesar de ter muita curiosidade minha imaginação pode me levar muito longe e acabo com receio, mas quem sabe kkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  22. Oi Deby.
    Também não sou acostumada em ler livros de terror, mas como você disse que não é tão forte então eu vou dar uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi! Quero ler esse livro faz tempo! Está na minha lista de próximas leituras. Fico feliz que esteja dando uma chance a livros que não está acostumada a ler... Sair da zona de conforto é bom. Beijos.

    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.