16 fevereiro 2016

24

Pra ler no busão: A aprendiz do Amor

Título: A aprendiz do Amor
Autor: Ricardo Orestes Forni
Páginas: 192
Ano: 2015
Edição lida: 1ª edição
Editora: Petit
Sinopse: "Numa época medieval, Angélica é uma princesa que vive rodeada de luxo e riqueza, porém, pouco se importa com o conforto do qual desfruta em seu castelo. Sua maior preocupação é com os pobres que vivem nas redondezas. Ao conhecer o humilde jardineiro Antônio, Angélica passa a questionar seus privilégios em relação ao povo humilde.
Porém, seu pai, um rei poderoso e egoísta, não se conforma com as atitudes humanistas da filha. Ajudado por uma serviçal gananciosa, muito próxima de Angélica, o rei se vinga, mandando prender o jardineiro e expulsando a filha do palácio. Todos pagarão um preço por suas decisões. O que será que o destino reservará a cada um deles?"

Essa foi minha segunda leitura envolvendo o tema espírita e dessa vez eu gostei bastante.

Bom, não há muito o que falar da história porque a sinopse já é bem explicativa e qualquer coisa que eu acrescentasse seriam detalhes que não são necessários ser ditos e outros que poderiam ser considerados spoilers.

Por isso, vou apenas relatar o que achei do livro...
"Esse amor não pede e sempre doa; não tenta modificar os outros e sempre se aprimora; não se rebela nem se decepciona, porque nada espera em retribuição; não se magoa nem se impacienta - irradia-se, qual mirífica luz que, em se expandindo, mais se potencializa."
Antes de qualquer coisa o livro é uma grande lição de amor ao próximo. 
Angélica representa a menina que tinha tudo para ser chata e mimada, mas passeando pelo povoado que cerca seu castelo é vê como os súditos tem uma vida sofrida e ninguém que olhem por eles. Nem mesmo seu rei, aquele que deveria por ter sido agraciado com riqueza e condições.

A jovem princesa passa a ter visitas em sonhos e sempre que se encontra com Joanna acorda renovada e com vontade de aprender mais como ser uma pessoa melhor e as escondidas ela passa a ter "aulas" com o jardineiro do palácio, porém seu pai não aceita isso nada bem.

Ela passa por muitas tribulações e emboscadas, pois sua serviçal que ela considerava uma amiga sempre a deletava para o rei. Este manipulou toda a situação para que o jardineiro fosse preso, mas Angélica já havia sido tocada pela vontade de ajudar e foi embora do castelo e foi assim que seu pai a proibiu de voltar para o palácio.

Adorei as lições de humildade que Angélica passa e como o fato de ajudar a quem precisa é o que lhe basta para ter uma vida plena.
Ela busca o momento que partirá, mas sabendo que enviou vários "tijolos" de luz para sua morada eterna.
"- Tudo que Deus cria é santificado, princesa!"Realmente, esse homem era simples, mas de muita sabedoria", a princesa pensava, afastando-se. "Fosse quem fosse a sua companhia da noite, ela tinha razão em relação a Antônio, como poderia ter razão em relação a muitas coisas!", Angélica saiu a meditar."
O final é bem bonito e super vale a pena para quem gosta de livros com teor espírita.

A única coisa que não gostei muito foram as páginas brancas, mas de resto o livro está indicado.
Sem problemas de revisão e letra bem grande.








24 comentários:

  1. Hello :)

    Apesar de não gostar muito de livros de época, gostei bastante do enredo desse. Parece ser bem interessante e com certeza trás lições valiosas, como se é esperado dos livros espíritas.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler muita coisa de época, mas gostei da premissa dessa obra, assim como da capa também!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    achei legal a premissa, uma princesa se preocupando e ajudando os pobres, por outro lado seu pai que é contra as atitudes da filha. Gostei, vou procurar mais sobre esse livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Deby!
    Adoro livro de época e voltado ao espiritismo só tive o prazer de ler um, que foi muito bom por sinal.
    Me encantei por essa capa. Acho que da pra tirar boas lições com a Angélica.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de época, mas não costumo ler os de temática espírita. Fiquei interessada neste, obrigada pela dica! :)

    Bjs,

    http://tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  6. Apesar de muita gente torcer o nariz para este tipo de leitura, eu na verdade gosto, e sempre que tenho oportunidade, leio. Por isso estou mais do que anotando sua dica. Obrigada!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor eu sou kardecista e gosto muito de livros espíritas, eles sempre nos ensinam uma lição de vida. Apesar desse ser de ficção e não psicografado me pareceu ser uma história linda e se passa em uma época que eu gosto muito a idaxs média.
    Dica mega anotada.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oiee,
    Esse tipo de historia, não me interessa muito... mas quem sabe um dia eu leia.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu gosto dos livros espíritas, devido ao ensino que transmite em suas tramas. Histórias simples, mas intensas que levam o leitor a reflexão. Uma ótima dica, preciso ler esse livro para aprender mais um pouco \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Olha, tem umas sinopses que diz tanto do livro que às vezes desisto de ler, eu aprecio bastante livros e filmes espíritas, o último que li chorei litros. Agora, essa parte da página branca, para mim é um problema, pois dói a minha vista...

    ResponderExcluir
  11. Olá, Deborah. Adorei a premissa do livro e sua resenha. Souel espírita e tenho certeza que gostaria do livro, a história parece ser ótima. Também adorei a capa!

    ResponderExcluir
  12. bem, eu não curto literatura espírita, mas achei interessante a evolução da princesa, em aprender a ser solidária e talz, coisa que antes ela não era...

    de qualquer forma, não me aventuro lendo, pois como falei, não gosto do gênero...

    ResponderExcluir
  13. Ola Debora eu amo livros espíritas, os livros da Editora são maravilhosos e sempre com uma grande mensagem a quem lê, são grandes aprendizados, essa capa em especial é maravilhosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oie
    não tenho vontade de ler o livro ma curti o enredo e indicaria para alguns amigos, ótima resenha

    Beijos[
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hello, tudo bem?

    Legal o nome da coluna, hahaa...pq ler no busao é o que mais facil e te falo que a leitura rende mtooooo!
    Nao conhecia o livro A aprendiz do Amor, ate gosto de romance, mas esse achei que nao é tanto a minha cara assim.
    Acho que é pq eu nunca li nada com teor espírita. Mas quem sabe um dia eu tento.

    Beijos

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Ah, não curto nadinha esse tipo de livro. Além disso, essa trama não me chamou atenção, embora carregue algumas mensagens importantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi flor,
    Eu embora não seja praticante assídua do kardecismo me identifico muito com a doutrina e sou fã de livros espíritas. Com a temática medieval, tem tudo para ganhar meu coração. A Petit sempre tem bons livros no tema.
    Vou procurar esse.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Poxa, achei que a sinopse estragou um pouco. Mas fiquei com vontade de ler o livro mesmo assim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Parece ser mesmo um romance muito bonito! Gosto muito de livros espíritas, sempre que posso leio um, principalmente quando tem uma mensagem profunda para transmitir. Parabéns pela resenha! bjs

    prosaencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Déborah, tudo bem?

    Eu nunca tive contato com livros espiritas, mas morro de vontade. Já chorei as pitangas para minha mãe me dar alguns de aniversário adiantado, mas não colou, rs. Vou aguardar da bienal, pois eles sempre montam estandes com descontinhos e aí eu me farto. Fico feliz que a leitura seja rápida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Eu só li um livro espírita e gostei bastante. O mais interessante deles é que sempre conseguimos tirar lições para a nossa vida. Que pena que a folha era branca, mas que bom que você gostou dele.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bom?

    Nunca li nenhum livro com a temática espírita, mas achei esse bem interessante. Gosto desses livros que tem toda uma lição de vida por trás e etc. Não sei se leria no momento, por conta da enorme pilha de leitura, mas tá anotada a dica! ;-)

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. oi
    o livro parece ser muito bom,com certeza vou ler
    ainda não li nenhum da Petit mas pretendo.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Má oeee,Deby! Nunca li um livro do tipo espirita e também não amei essa capa,mas acho que o leria sim, livros medievais são supimpa. Enfim,abraço do tamanho do mundo

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.