01 fevereiro 2016

25

Pra ler no busão: Universo Desconstruído

Título: Universo Desconstruído
Autor: Vários
Páginas: 287
Ano: 2013
Edição lida: 1ª edição
Editora: Independente
Sinopse: "Dez contos, dez universos que desconstruíram os estereótipos de gênero, de cor, de sexualidade dentro da ficção científica, através do viés feminista e inclusivo. "

Não sou muito adepta de ler ficção científica, mas como faço parte do Vórtice Fantástico tenho que sair totalmente da minha zona de conforto e ler coisas que não estão nos meus planos.

O livro possui dez contos que mostram mulheres sendo menosprezadas, mas que acabam lutando e mostrando seu valor no meio de uma sociedade machista.

Sofri um bocado durante a leitura, pois achava as histórias muito arrastadas e muito confusa na maioria das vezes.

Não gosto de contos longos que se arrastam quase que eternamente e que se perdem muito facilmente.

Juro que tentei de todas as maneiras que a leitura fluísse melhor, mas quando a história parecia que ia ficar boa, acabava.

Acredito que falta uma melhor construção nas histórias para que possamos nos envolver com elas.

Os únicos contos que eu gostei foram os dois últimos (muita maldade eles terem ficado no fim) Cidadela e Projeto Áquila.

Acredito que eles dariam ótimas novelas, pois são os melhores desenvolvidos.

Pretendo mais para frente ler o segundo volume e espero que a minha experiência com ele seja bem melhor.

E vocês já leram ficção científica feminista? O que acham da ideia?





25 comentários:

  1. ah nunca li nada desse gênero, mas creio que seja uma ótima ideia no mundo machista e racista em que estamos vivendo hoje. Também não curto muito contos não, então esse vai ficar para a próximahauah.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa pensei que podia indicar a leitura para o meu irmão de quatorze anos, pois pela capa me pareceu bem juvenil. Mas ao ler sua resenha vi que não é leitura para ele e também não despertou minha atenção. Dica para uma próxima dica então.
    Bjs flor
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, a premissa parecia interessante, mas lendo sua resenha deu uma desanimada porque são temas tão interessantes e é uma pena que os contos não fluíram de maneira legal .
    Mas anotei a dica pra quem saber tentar ler em outro momento. ;)

    beijos.
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já anotei no meu pust it pra comprar mês que vem. Sou muito fã de ficção cientifica e essa reflexão sobre a representatividade da mulher é muito interessante, realmente esse estilo ( e vários outros) tem falhado em dialogar e desenvolver os personagens femininos.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem interessante, não o conhecia. Vou buscar ler mais sobre ele!
    Parabéns pela resenha!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Déborah, sua linda, tudo bem
    Eu não tenho o costume de ler livros que reúnam vários contos, prefiro ler uma história só, pois justamente, por ter poucas páginas, ou o livro não tem chances de ser bem desenvolvido, ou até consegue, mas é rápido demais. E pelo visto esse pecou pelo desenvolvimento. Mas para quem gosta, pode ser uma boa dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    adoro ficção científica, principalmente os clássicos, mas estou pegando alguns contemporâneos, certamente esse vai entrar na lista em 2016, que está sempre em mutação. Obriagado. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que isso tenha ocorrido. realmente é preciso ver com cuidados os contos, pois se não forem bem construídos ficamos com esta impressão de estarem incompletos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Pena você não ter curtido muito. Sou fã de ficção científica. Quem sabe um dia me aventure na leitura. Beijos
    http:// www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Toda ferramenta pra combater o machismo é válida, inclusive em forma de livro. Eu só não leria porque não curto contos arrastados, que mais parecem novelas (gênero literário, não de tv). Mas curti a premissa sim.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também não gosto quando as estórias se arrastam, é preciso ter um ritmo, uma narrativa que nos carregue ao longo das páginas. Li um livro de contos, recentemente, que também se arrastava e também não curti o livro por causa disso. É uma pena realmente, porque adoro obras de ficção científica.

    bjs.

    http://delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Déborah
    Gosto da ideia, mas se não foi uma experiência tão legal, acho que vou deixar passar essa dica kkk Ou, leio somente esses dois contos que se destacaram, na sua opinião. Gosto de contos, mas eles têm esse lado ruim mesmo: quando começam a ficar bons de verdade, puf, acabam.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All Pop Stuff

    ResponderExcluir
  13. Oi Déborah.
    Eu na verdade não sou muito chegada em contos, mas adoro ficção científica, e sou feminista então acho a proposta interessante. Mas também curto histórias bem desenvolvidas e pelo que eu vi essas não são muito.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,

    Tem pessoas que não entendem que Contos são histórias curtas com informações simples e profundas e não uma prosa cheia de palavras e coisas desnecessárias.

    Beijos!
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante a ideia de ficção científica feminista, pena que os deste livro parecem não ter ficado muito interessantes. Escrever contos é algo arriscado. É tentar saber encantar, sem prolongar muito as palavras. Achei sua resenha bem sincera.
    Abraços,
    http://chubbleeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Deby, adorei a ideia do livro de contos feministas, pois é sempre bom abordar e tratar desse tema atualmente. Uma pena que a leitura não fluiu e não atingiu as expectativas. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Confesso que nunca li uma ficção com essa temática, mas a proposta parece ser bem interessante. Pena que não foi do seu agrado, mas enfim, isso faz parte não é mesmo? Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Eu não conhecia a obra. Eu confesso que não conhecia a obra nem nada no estilo, mas eu fiquei até curiosa, por causa da tematica,normalmente os livros de contos são assim mesmo, gostamos mais de alguns e menos de outros.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oii :D
    Não conhecia a obra e não me interessei nadinha :/ Achei até bacana o livro com contos envolvendo as mulheres e tals mas como você disse que foi mal desenvolvido fiquei já com um pé atrás :/
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. ficção científica feminista? Bem diferente! Te entendo, viu, também, não sou fã de contos e por isso acabo perdendo o interesse na leitura, apenas terro me prende. Gostei de conhecer o livro, não sabia da existência dele.

    ResponderExcluir
  21. Oie
    bem legal sua dica de leitura para quem curte o gênero, não conhecia o livro e achei o enredo interessante e diferente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi! Confesso que não sou muito fã de ficção científica e dificilmente leria esse livro, mas tomara que suas próximas leituras sejam melhores. Beijos.

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    A premissa feminista é bem interessante, mas parece que a narrativa não conseguiu ser bem trabalhada nos contos. Parece que cada história tinha potencial para mais, o que é uma pena.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Adoro contos, gostei do tema abordado,o fato da leitura ser um pouco arrastada talvez me incomode também,mas vou anotar a dica.E desculpa minha ignorância,mas o que é Vórtice Fantástico?


    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Não curto muito livros de contos e fico ainda mais descontente quando vejo essas coisas! É bem chato ter leituras arrastadas, ainda mais chato ter eles muito longos! Não conhecia este livro e agora mesmo que quero passar bem longe dele

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.