16 março 2016

17

Pra ler no busão: Terra, nossa casa!

Título: Terra, nossa casa!
Autor: Fernando Carraro
Páginas: 32
Ano: 2015
Edição lida: 1ª edição
Editora: FTD
Sinopse: "Donato é um menino de 10 anos que cursa o 5º ano. Ele mora em uma comunidade pobre não atendida por serviços importantes como saneamento básico. Na escola onde ele estuda, todo ano realiza-se a distribuição de presentes doados por um empresário. Assim, Donato ganha um livro com depoimentos de pessoas que lutam em defesa do meio ambiente, com um capítulo sobre o saneamento básico. E a leitura desse livro muda a vida de Donato."

Você deve está se perguntando por que eu resolvi resenhar um livro tão curtinho e infantil por aqui... É simples, esse foi o livro adotado no primeiro bimestre para os meus alunos do 5º ano como eu tive que ler resolvi comentar aqui.

Donato é um menininho de 10 anos que quase perdeu a irmã, ela ficou doente porque a comunidade em que morava não tinha saneamento básico. O menino fica interessado no assunto e adora quando ganha um livro que fala sobre o tema.

Esse presente muda a vida de Donato que decide ser engenheiro ambiental para cuidar da sua e de outras comunidades para isso ele pede ajuda para o empresário que sempre doava presentes para as crianças da sua escola.

Achei muito interessante o livro mostrar para as crianças a importância de cuidar da sua casa, do seu bairro, da sua cidade e assim por diante.
Falando que é necessário você ter a atitude para transformar o meio em que vivemos em um lugar melhor.

É uma grande lição de cidadania e responsabilidade.

Foi uma experiência diferente, mas enriquecedora. Espero que meus alunos estejam absorvendo e colocando em prática o que estamos debatendo em sala.

E vocês, o que acharam da ideia do livro? Leriam? Indicariam?





17 comentários:

  1. Oie...
    Achei a idéia do livro muito bacana para os pequeninos dessa idade. Principalmente, por dar para as crianças um exemplo tão bom de cidadania.
    Com certeza vou indicar para os meus priminhos rsrsrs...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Deborah, tudo bem?
    Esse é um livro ótimo para se ler para os filhos e crianças, para despertar a curiosidade e até mesmo senso crítico, buscarem melhorarias para a sua comunidade e cidade. E trabalha também o gosto pela leitura, que ela pode mudar a visão de uma pessoa, no caso, fez com que ele quisesse ser engenheiro. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Livros curtinhos e infantis também merecem espaço, né? E eu adorei a sua dica! Vou buscar um pra eu ler para os meus priminhos!
    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  4. Adoreis ideia do livro, principalmente pelo que ele desperta na criança. Espetro que seus alunos consigam aproveitar a leitura e tirar o que há de melhor dela.

    ResponderExcluir
  5. Oi Deby!
    Que interessante o assunto que o livro aborda, ainda mais por ser infantil. Eu também espero que seus alunos absorvam o conteúdo do livro, seria ótimo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora.

    É bastante interessante a idéia do livro para as crianças, principalmente para os pais lerem juntos com os filhos e incentivar a leitura.
    Parabéns pela idéia.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um livro que retrata bem uma boa parcela da população brasileira que infelizmente sofre com a falta de saneamento básico. Quando me formei fui trabalhar nesta área, e é engraçado que algo de tanta importância passe batido, pois como dizíamos na época, saneamento não rende votos pois fica tudo escondido sob o solo. Um livro simples, mas com um conteúdo importante como o meio ambiente e sua preservação é o ideal para mostrar para as crianças a importância de um carinho a mais com nossa cidade.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. achei a proposta bacana. essa editora tem uns títulos maravilhosos que dá pra trabalhar com os alunos dessa faixa etária... tu é professora de que matéria, Deb???
    um desses seria ótimo para minhas aulas de cidadania...
    bjs... ^^

    ResponderExcluir
  9. Olha, vou ser sincera: eu não leria o livro. De qualquer forma, acho que é uma leitura super importante na escola, já que dá para tirar bastante informação mesmo o livro sendo tão fininho! Com certeza indicaria para os mais novos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que fofo, gosto de histórias infantis e acho super importante que o enredo aborde temas que instruam as crianças a praticarem boas ações.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Talvez não leria. Mas certeza que se eu fosse professora colocaria como leitura na minha sala de aula.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Déborah!
    Adorei a sua ideia de resenhar um pequeno livro infanto-juvenil. Afinal, os leitores que seguem o blog têm sempre alguém para quem possa indicar a leitura. É interessante que nossas crianças e pré- adolescentes leiam muito, sobretudo, livros com uma premissa tão importante!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Déborah!
    Sem dúvida alguma, foi uma ótima indicação de leitura, tanto para quem tem filhos, como, assim como você, é professor. Incentivar o gosto pela leitura aos pequenos já é importante por si só, e ao promover a preservação ao meio ambiente e o cuidado a ser tomado com o lugar onde vivemos só deixa o livro, mesmo tão curtinho, ainda mais especial e importante.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  14. "Para ler no busão" amei o nome da coluna ahaha
    Eu não vou mentir dizendo que fiquei mega interessada em ler o livro, mas como tenho crianças na família (e uma que adora que eu leia para ela) eu realmente acabaria lendo se tivesse uma oportunidade. A história parece ser bem fofinha e divertida. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não conheci esse livro ainda e achei uma gracinha!
    Adoro livros infantis, acho que eles trazem uma mensagem muito bonita!
    A resenha está uma graça!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Deborah, adorei a escolha de leitura feita para seus alunos. Um livro muito educativo e importante! Eu tenho criança em casa e sempre me preocupo em ler para ela livros importantes e educativos.
    Adorei essa estória e fiquei até curiosa em ler. Será que encontro em pdf? Vou procurar. Eu leria sim e indicaria com certeza. Aliás, acho que vou até procurar o livro físico mesmo para ler para o meu irmãozinho. Muuuuuito obrigada pela ótima dica!

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  17. Olá :)
    Ótima escolha para seus alunos. São ótimos esses livros que já começam a mostrar as crianças a responsabilidade ambiental que eles devem ter.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.