22 julho 2016

9

Pra ler no busão: A Bela no bosque adormecida

Título: A Bela no bosque adormecida
Autora: Rosana Rios
Páginas: 52
Ano: 2014
Edição lida: 1ª edição
Editora: Edelbra
Sinopse: "Contos de fadas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e há muitas versões dessas histórias. Nesta coleção, a autora dá voz a alguns personagens, revelando o que teriam pensado e sentido diante das situações em que se envolveram. O leitor tem a possibilidade de mergulhar na história pelo ponto de vista das personagens, num exercício lúdico que levará à compreensão de que uma história pode ser contada em terceira pessoa, como o reconto que abre o livro, ou em primeira pessoa, por meio da narração das personagens. Talvez você se lembre de um conto que fala de uma princesa que dormiu cem anos, foi acordada pelo beijo de um príncipe e viveu feliz para sempre. Lembrou? Então pode esquecer. Nas versões mais antigas sobre a moça dorminhoca, não houve nem beijo e nem felicidade eterna: no momento em que ela acordou, a história só estava começando. Neste livro temos esse lado diferente da história."

Esse livro é uma recontagem da história da Bela Adormecida e é muito amor envolvido.

Nessa narrativa vemos doze mulheres sábias que foram convidadas para a festa do nascimento da princesinha. Porém, havia uma décima terceira mulher que muito ofendida por não ter sido convidada acabou desejando que a jovem morresse ao completar 15 anos.


A última das mulheres disse que ela não morreria, apenas entraria em sono profundo.

Durante os anos todas os dons que as mulheres sábias deram foram se concretizando e o desespero do rei aumentando, pois a data fatídica se aproximava.

Ele tentou, mas não conseguiu evitar o pior. 

Depois de 100 anos do reino inteiro em um sono profundo, um príncipe apareceu e desfez o encanto. Ele demorou, mas a levou para seu reino com os dois filhos que teve com ela e aí é que a história fica mais interessante, pois a sua mãe adorava comer carne humana e queria comer a nora e os netos.

" - Senhor, quando era criança, ouvi uma pessoa contar a meu pai que naquele castelo mora a mais bela princesa que jamais existiu. Ela está adormecida por um encantamento, e só despertará se o filho de um rei a encontrar e libertar."
 A parte mais interessante pra mim, foi exatamente mostrarem o depois da princesa acordar. Porque normalmente acaba quando ela acorda e aqui não, vemos ela ter os dois filhos, se mudar e passar pela sogra louca.


No final temos os pontos de vista da princesa e da sogra e é muito interessante ver o que elas pensam da situação.

Outro ponto bem positivo na obra.

Adorei o modo como foi recontado. As ilustrações estão lindas também.

Não encontrei nenhum problema na revisão e a diagramação está impecável.

" Quanto ao jovem rei, ao saber de toda a história, recompensou o fiel cozinheiro e consolou-se com os abraços da esposa e dos dois filhos."

9 comentários:

  1. Olá!
    Adoro essas releituras de contos de fadas. Nos permitem ter outras visões da historia e, muitas vezes, algumas se tornam até melhores do que o próprio conto.
    Fiquei curiosa para conhecer como foi a vida dela depois que ela acordou.
    A edição está muito fofa.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oie...que lindo o livro!! Já gostei só pelo fato de você ter falado que a história ainda continua quando a princesa acorda. E realmente as outras histórias da Bela Adormecida termina quando ela acorda. Achei muito legal isso.
    Gostei!!!
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, tudo bem?
    Sinceramente livros assim não me chamam muito a atenção, mais por outro lado eu amo quando tem imagens e uma história curtinha como essa. Achei muito legal a jogada do livro de falar sobre A bela adormecida, ficou muito original o livro. Amei. Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Déborah, sua linda, tudo bem?
    Adoro contos de fadas, sempre que descubro uma releitura eu quero ler. Mesmo essa tendo como alvo um público mais para o infantil, eu fiquei muito interessada. Adorei justamente o fato de falar sobre o depois que ela é despertada. E que sogra é essa que quer comer a nora e os netos? Estou com medo dela, risos... Dica mais do que anotada!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Déborah!
    Amo contos de fadas e esse livro em especial tive a oportunidade de ler ainda na minha infância. Eu li naquela edição escolar disponibilizada nas bibliotecas e de vez em quando sempre encontrava contos maravilhosos por lá. Não conhecia essa edição e achei as ilustrações encantadoras. Foi bom ler a sua resenha e relembrar um pouco dessa bela história.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem??
    Como já disse antes, gosto muito de releituras!!! E além disso gosto das suas dicas de livros curtinhos e bons!!!! Com certeza estará anotado aqui para ler!!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Déborah!
    Pelas suas fotos, não gostei muito da ilustração não, parece desenhos de criança rs Mas também achei interessante abordar o depois do acordar, a gente sempre fica curioso pra saber né

    ResponderExcluir
  8. Eu li essa obra nas minhas férias e adorei a releitura. Também achei o máximo contar o depois que ela acorda, bem surpreendente. Li mais livros dessa coleção da autora e todas releituras são incríveis!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia a releitura e assumo que sou fã. Adoro quase todas as releituras que eu já li e fiquei bem curiosa com essa por ser diferente e ir além do que apenas quando a Bela acorda. Espero ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.