15 julho 2016

13

Pra ler no busão: Enquanto Bela dormia

Título: Enquanto Bela dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Páginas: 368
Ano: 2016
Edição lida: 1ª edição
Editora: Arqueiro
Sinopse: "Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais. 
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. 
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz."

Sabe quando você cria todas as expectativas possíveis com um livro? Pois é, foi mais ou menos isso que aconteceu comigo.

Quando ouvi falar sobre um livro que seria lançado e que ele seria uma recontagem do clássico da Bela Adormecida super animei para lê-lo. Afinal, sou louca por contos de fadas e suas adaptações.


O livro é contado pelo ponto de vista de Elise, dama de companhia da rainha Lenore e depois de Rosa, a princesa.

Nos primeiros capítulos nos deparamos com a vida da jovem Elise que tinha uma vida muito sofrida no interior, depois da morte de quase toda a família (incluindo a sua) por causa da varíola, ela decide ir trabalhar no palácio, na cidade. Já que sua mãe sempre contava que lá tinha vivido os melhores momentos de sua vida.

Elise vai para o castelo e rapidamente ganha a confiança da rainha e ganha status dentro do castelo, criando olhares atravessados para ela.

Porém, o grande problema é Millicent, tia do rei, que usa de meios escusos para ajudar a rainha, ganhando sua confiança, para chegar cada vez mais perto do trono.


Depois que Millicent é banida a rainha fica um pouco (muito) paranoica com o que pode acontecer com Rosa, depois de Millicent jogar uma "praga" nela.

Rosa cresce e se trona uma linda princesa enclausurada por toda a super proteção dos pais. Elise sempre está por perto para proteger a jovem

A capa é muito bonita, mais uma vez a editora está de parabéns com esse capricho.
Não encontrei problemas de revisão, pelo menos nada que atrapalhasse a leitura.
A diagramação é bem simples, mas okay.


Vamos as partes que não me agradaram...

Achei a escrita muito arrastada e pode ser por essa lentidão que a história não conseguiu me envolver. 

O fato de Elise se anular tanto pelo amor e bem dos soberanos também me deixou meio irritada com a maneira como as coisas foram se desenvolvendo.

A parte boa é que no final faz até sentido dizer que é uma adaptação da Bela Adormecida.

Pra mim, a trama não foi essas coisas todas, mas vi muita resenha que amou. Por isso, é importante ler outras e se gostar do estilo tirar a prova dos nove e ler independente das resenhas.
" - Mandem informar a todo o reino que minha herdeira nasceu!"
"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

13 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito da sua sinceridade com esse livro.
    Um dia talvez eu leia.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  2. eu estou curiosa a algum tempo para saber mais dessa releitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito ler esse livro, mas essa não é a primeira resenha que fala que ela se anula e isso me irrita também. O que faria que a leitura não fosse proveitosa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não o conhecia e sua resenha , claro que bem escrita. Não me deixou curiosa. bjs
    www.mundoliterando.co.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que na epoca de lançamento do livro eu fiquei super animada e ansiosa para ler, mas depois de um tempo eu já perdi até o animo, eu até tenho ele no meu Kindle mas não sei quando irei ler, porque Bela Adormecida não e nem de perto uma das minhas favoritas para leitura de princesa.
    Mas sua resenha está muito boa, bem sincera, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Déborah, também fiquei bem curiosa em querer saber mais sobre a história, também gosto dessas releituras. Mas ultimamente ando me desanimando justamente por encontrar narrativas arrastadas e sem muito envolvimento. Uma pena.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro releituras de contos de fadas, mas confesso que essa coisa da narrativa arrastada me deixa com o pé atrás.
    Ainda assim acho que leria para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acabei lendo esse livro para fazer uma matéria sobre releituras de contos de fadas. E posso dizer que amei toda história, ainda mais por ser inspirado num conto clássico.

    Literatura News

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que pena que a história é arrastada, acho um desperdício ser assim já que é um conto muito conhecido poderia ter usado de outros artifícios para a história ficar mais interessante.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Deborah tudo bem, eu gostei desse livro vendo a percepção de uma personagem de fora da família real, não achei a história arrastada, li esse livro muito rápido, mas foi bem ousado a reviravolta do livro. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Desde o lançamento que eu to louca pra ler Enquanto Bela dormia.
    Adoro uma releitura e esse é um dos que acho que vou gostar mto.
    Uma pena que a escrita tenha sido muito arrastada, vi outas pessoas falanado isso mesmo.
    A capa está linda mesmo.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Olá Déborah, apesar de você não ter curtido tanto a leitura eu estou bem curiosa para lê-lo, adoro releitura de contos de fadas e só por isso já fico motivada *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Eu adorei a capa desse livro, mas resolvi não me aventurar na leitura, pois não consigo gostar muito de releituras. Eu li comentários positivos e negativos sobre esse livro e é uma pena que você tenha criado uma expectativa e a leitura não foi tudo que imaginou.
    Beijão!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.