12 julho 2016

11

Pra ler no busão: Lixo - De onde vem? Pra onde vai?

Título: Lixo - De onde vem? Pra onde vai?
Autora: Vilma Maria Cavinatto e Francisco Luiz Rodrigues
Páginas: 95
Ano: 2003
Edição lida: 1ª edição
Editora: Moderna
Sinopse: "É preciso resolver o problema do lixo, e para isso faz-se necessária a união entre governo e sociedade. Neste livro, Francisco Rodrigues e Vilma Cavinatto procuram debater a situação do lixo no Brasil e um maior investimento em reciclagem."

Esse livro nada mais é do que o artigo escrito por essas duas pessoas, onde eles falam sobre os vários tipos de lixos.

Os que são mais produzidos e em quais cidades isso acontece, assim como as cidades que tem problemas para terem lixões por falta de espaço.

No último capítulo do livro/artigo os autores explanam sobre projetos que podem ser feitos em escolas, restaurantes, escritórios e afins.

O livro é mais voltado para pessoas que se interessam pelo assunto, seja por conhecimento ou fazer algum dos projetos de reciclagem que são propostos.

Achei o livro okay, as informações são interessantes, mas mais voltadas para quem está ligado no assunto.

Se você for trabalhar com ele em sala de aula, acredito que seria melhor compreendido pelas séries finais do fundamental II.


11 comentários:

  1. Oi Déborah, tudo bem?
    Vivemos uma era em que produzimos muito lixo e muitas vezes não fazemos ideia para onde irá tudo isso e quais serão os impactos. Acho a discussão extremamente válida, não só por quem tem interesse pelo assunto, mas por todos. Com certeza deve ser abordado nas escolas.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu acho impressionante a quantidade absurda de lixo que nós produzimos e o prejuízo que isso acarreta no nosso planeta. Achei interessante o livro ter algumas dicws do que fazer com o lixo, mas sinceramente não é o tipo de livri que eu leria a não ser que fosse fazer um trabalho com ele. O que não é o caso.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho que o livro é fundamental para ser abordado no colégio, já que com o passar dos anos só produzimos mais e mais lixo, e é importante despertar essa consciência na galera mais nova.
    Boa dica para professores!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    O livro trabalha com uma linha muito sutil e polêmica, a mesma demonstra o quanto é importante a conscientização, de como o lixo pode prejudicar o meio ambiente e as condições de vida. Então o livro é direcionado para a população em si, mesmo tendo uma linguagem mais acadêmica iria ler e com certeza influenciar outras pessoas a lerem. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Déborah.
    O livro aborda um tema muito importante e acho que seria bom mesmo trabalha-lo numa sala de aula, ja conscientizar os jovens desde cedo sobre esse problema com o lixo que nós enfrentamos. Eu particularmente não faria a leitura por não gostar muito disso mesmo, mas não nego que deve ser bom.

    ResponderExcluir
  6. Oi Deborah, tudo jóia?
    É importante começar a ensinar as crianças desde cedo sobre os tipos de lixo, como armazenar e como dispensar.
    Por ser indicado para séries do fundamental II, acho que talvez a linguagem dele seja bem simples e intuitiva.
    É importante começar a conscientizar desde cedo!
    Acho que é a primeira vez que vejo um livro tratando sobre esse assunto, parabéns pela resenha e pela indicação.

    ResponderExcluir
  7. Oi Déborah, sua linda, tudo bem?
    Esse é um assunto que as pessoas não dão muito importância e deveriam. Concordo com você, seria perfeito para ser trabalhado nas escolas, mas em condomínios, prédios, vilas, e afins também, é mais para educar a população.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem??
    Achei o post bem interessante, já que hoje em dia muita gente precisa ter consciência de que o lixo vai para algum lugar quando ele não é descartado corretamente, acho isso o fim do mundo!!
    beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Deborah, anotei a dica para repassar para uma ONG que conheço e que trabalha o tema com todos os jovens atendidos, também penso em ler por considerar o tema muito importante e deveria ser uma preocupação de todos neste planeta.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Oi Deborah!
    Acho bem bacana esses livros que a Moderna lança. Já trabalhei muitos em sala de aula e são de leitura rápida e de fácil assimilação. Sem contar que esse tema é super atual e interessante.
    Não conhecia o livro e como vou trabalhar lixo lá para o mês de outubro, vou procurar ele aqui pra servir de apoio.
    Valeu pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Deborah.
    Deve ser uma leitura interessante para pensarmos sobre o consumo desenfreado e questão de sustentabilidade.
    Beijo

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.