17 agosto 2016

14

Cinema, pipoca e imaginação: Superman - Apocalipse



Diretores: Bruce Timm, Lauren Montgomery e Brandon Vietti
Elenco: Adam Baldwin, Anne Heche, James Marsters, John DiMaggio, Tom Kenny, Swoosie Kurtz, Cree Summer, Ray Wise, Adam Wylie
Gênero: Animação
Duração: 78 min.
Ano: 2007
País: Estados Unidos
Distribuidora: Warner Home Video
Sinopse: "Quando a LexCorps acidentalmente liberta uma criatura assassina, eventualmente chamada de Apocalipse, Superman encontra seu maior desafio como o defensor da Terra."

No talvez-não-tão-longínquo ano de 2007, o Universo Animado da DC seria iniciado com esse clássico. Superman: Apocalipse abre o que se tornaria uma iniciativa extremamente elogiada com um desenho animado inadequado para menores de 13 anos nos Estados Unidos (PG-13) - algo que rapidamente percebemos nos primeiros dez minutos de filme, quando Apocalipse, o devastador incansável do arco "A morte do Superman", do início dos anos 90, brutalmente assassina uma equipe de pesquisadores da LexCorp que acidentalmente o libertam de uma prisão ancestral enquanto Lex Luthor atira na cabeça de sua assistente que sabia demais.


O próprio Superman é mostrado como um personagem mais adulto. Seu relacionamento com Louis Lane é bem adulto e isso é mostrado na primeira cena mostrando os dois sozinhos na Fortaleza da Solidão, falando safadezas ocultas - ou nem tanto assim. O interessante aqui é o fato de Louis nao saber que Superman é Clark Kent e o robô-Alfred do Supinho.
"(Louis) You wouldn't use your heat vision on me, would you, Superman?
 (Superman) No, just the x-ray.
 (Louis) You're bad."

Bruce Timm e Duane Capizzi, escritores da animação, passam bons quinze minutos mostrando o relacionamento de Superman com Louis, ao mesmo tempo que nos apresenta ao Apocalipse e sua sede de destruição. E então eles nos colocam no centro da luta de Supinho e seu algoz para o embate final. O embate que vale o filme todo: Superman contra Apocalipse é uma fúria de Titãs com direito a socos de estremecer a criança dentro de você. Carros, arranha-céus, trens e até luta subterrânea fazem deste um combate inesquecível. Afinal de contas, sempre quisemos ver duas forças imparáveis tentando parar uma a outra. Principalmente quando se trata de Superman.

Bem, se você que está lendo isto não sabe ainda, o final épico da luta acaba com um último soco com o qual Supinho derrota Apocalipse ao custo de sua própria vida. Nos quadrinhos, no entanto, vários heróis tentam preencher o espaço do Superman até que quatro "Super-homens" aparecem. O filme, no entanto, decide focar numa história envolvendo Lex Luthor, A Fortaleza da Solidão, super-clones, e, claro, a ressurreição de Superman. A segunda metade do filme não chega a ser tão divertida, admito, mas a primeira parte deixa ganchos suficientes para segurar você na cadeira até o final. 


Bem, infelizmente este filme se passa num mundo que não está realmente conectado com o Universo da DC! É que não há outros heróis no mundo. Não me pergunte por quê. Algumas explicações também são um pouco fracas para um filme que poderia ser bem mais desenvolvido. Mas como disse, este foi o primeiro e muitos outros estão se seguindo até hoje. Este filme é obrigatório para todos os fãs - especialmente para quem assistiu Batman v Superman: Dawn of Justice.


14 comentários:

  1. E tanto filme desenho e sei la mais o que desse universo que tenho que confessar que fico até perdida as vezes. Mas gostei bastante da sia opinião sobre essa em questão. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já assisti algumas animações de quadrinhos, mas eu não lembro quais foram. Então, sinceramente, não sei já assisti ou não :(
    De qualquer forma eu gostei da dica, vou procurar saber se tem no popcorn time, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    eu boio legal nesses heróis, nunca fui fã e nunca tive muita vontade de conhecer mas bem legal sua resenha sobre o filme, parece ser legal para os fãs

    bEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oiii
    Nunca vi esse filme! Mas gostei muito da indicação. Adoro filmes de super-heróis.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Não conhecia o filme e confesso que fiquei com vontade assistir.
    Depois que vi Batman vs Superman, fiquei curiosa para entender um pouco mais da história do Superman.
    Vou procurar para assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Felipe, como vai?
    Confesso que ao longo do tempo eu meio que desgostei do Superman e esse filme eu já assisti, na época eu me agradei bastante, mas sei que agora nesse momento não me despertaria tanto interesse.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu tentava acompanhar as animações da DC em episódios na TV, mas era de uma repetição tamanha que eu sempre me perdia, acabei desistindo com o tempo. Agora acompanho os novos filmes, adaptações, pra tentar entender os desfechos, já que nunca acompanhei os quadrinhos. Vou procurar mais das animações e deixar de ser preguiçosa. ;)

    ResponderExcluir
  8. Olha o spoilerrrr, haha!
    Enfim, adorei os comentários. Não sou fã da DC mas ainda sim sempre acompanhava as animações na TV.

    Abraços
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  9. Ebaa! Mais uma para lista de hQ! Semana que vem está para chegar sempre é bom relembrar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Felipe!
    Eu gosto muito dos universos dos quadrinhos e super-heróis, mas se há um super herói ao qual eu não sou muito chegada, este é o Super Homem. Acho a história dele muito bem construída, mas não me sinto completamente ok com ela.. :/

    ResponderExcluir
  11. Sou fã do superman, adoro desenho animado, e faz tempo que não assisto nada. Gostei do fato dessa animação focar um pouco mais no romance de Louis e o super homem. vou assistir.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi, Felipe!
    Acho super legal os HQs e mesmo gostando dos super-heróis esse é um gênero que não me atrai muito. O superman é um personagem que não me encanta tanto, meu preferido é o Homem-Aranha, mas tenho vontade de conhecer mais do universo dos HQs.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho certeza se assisti ou não ao filme, principalmente porque faz tempo que eu não visito o universo da DC, mas você me deixou com vontade de ver.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Acho que esse foi o último filme/desenho que assisti do universo DC. Nem lembro ao certo o que acontece, só sei que sinto falta de quando esses filmes e o desenho da liga da justiça passava na TV.
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.