08 agosto 2016

14

Pra ler no busão: Zumbeatles: Paul Está Morto-Vivo

Título: Zumbeatles: Paul Está Morto-Vivo
Páginas: 352
Ano: 2016
Edição lida: 1ª edição
Editora: Galera Record
Sinopse: "A verdadeira invasão britânica chegou. Eles estão mais mortos-vivos do que nunca
Nessa divertida releitura da trajetória da mais famosa banda inglesa, acompanhamos os principais acontecimentos na vida desses mitos do século XX... porém com um pequeno detalhe: os músicos são zumbis. Não os lentos e imbecilizados zumbis aos quais estamos acostumados. Mas zumbis espertos, rápidos e cheios de sex appeal. Além de alguns truques de controle mental. Entre sangue, suor, guitarras e iê-iê-iê — e a perseguição do implacável caçador de zumbis Mick Jagger —, eles são atacados por uma ninja do oitavo nível, Yoko Ono, condecorados pela rainha e consolidam uma invasão mundial."

Parecendo um livro-documentário e lembrando aquela tendência de pegar um livro clássico e transformar em um romance com zumbis (sim, estou olhando para você), na mesma pegada de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, Zumbeatles conta a história dos Beatles misturando com zumbis numa tentativa de humor que, na minha opinião, falha. Vale contar, logo aqui, que os zumbis não são aqueles gemedores e lerdos. Eles têm inteligência e movimentação normal. São zumbis superiores.

A fórmula para ler o livro é bem simples: pegue tudo o que você sabe sobre os Beatles e esqueça. Esta reimaginação, no entanto, pode chegar a convencer você do que está escrito ali. Os eventos que aconteceram no The Cavern Club, Shea Stadium e durante as gravações de Sgt. Peppers, o relacionamento com os Stones, Yoko Ono e outros fatos são recontados de uma forma engraçada com aquele toque morto-vivo.

Zumbeatles tem uma escrita simples, rápida e direta, muitos diálogos e testemunhos de quem vivenciou a carreira da banda e um formato de notícias que explica o uso de zumbis, que criam o 'humor' da história. O trabalho de ficção complementado com os zumbis e a sociedade que absorveu os zumbis como parte dela faz do livro uma obra clichê inesperadamente engraçada.

O livro não é tão curto quanto poderia ser, o que faz com que os personagens possam ser bastante desenvolvidos - o que é um ponto positivo. O interessante aqui é que o foco não são os zumbis, mas a adaptação da história dos Beatles. Como não é um livro sobre uma invasão zumbi, mas como uma banda formada por zumbis fez sucesso pelo mundo todo, talvez aqueles mais fãs de música se divirtam com a leitura fluente do livro. Goldsher consegue nos mostrar o desenvolvimento dos personagens, é consistente e redondo, independentemente dos fatos reais. 

É uma visão mais fantástica de eventos conhecidos e a premissa é bem divertida, sim. Recomendo para fãs de música e zumbis. A leitura é boa e tem um humor negro característico daqueles que tomam o tema como comédia. O mundo criado por Alan Goldsher não é original, mas é consistente. 

Abraços!

14 comentários:

  1. Eu fiquei animada porque é Beatles e qualquer coisa relacionada eu gosto ahsushsu Mas fiquei com a mesma opinião que você. A proposta é muito interessante e gostei de ser um "documentário", mas o humor mesmo não deu certo

    Beijos, Vickawaii
    Http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  2. bom, apesar de vc não ter curtido muito a leitura e ter exposto os pontos negativos da história, ainda assim eu pretendo ler esse livro... só espero que ele não me faça ter raiva quando acabar a leitura, mas pode ser que eu goste... enfim... é uma incógnita, e só lendo pra formular alguma opinião...
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oiii.
    Esta muito em alta essa coisa de pegarem uma classico seja livro, seja banda, seja uma personalidade e colocar nesse universo de fantasia de Zumbies e vampiros e tudo o mais. acho bem legal porque dou muitas risadas, as vezes me estresso um pouco com algumas cagadas que eles fazem com os livros. Mas pelo que voce disse Zumbetles parece ser um livro muito bom, fiquei curiosa.
    Adorei o post, parabéns
    Bjs Mary.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tô doida para ler esse livro, pelo que entendi o autor brincou bastante com a história dos Beatles mesmo e escreveu um livro divertido, acredito, quero ler logoooo

    ResponderExcluir
  5. Oiii, commo vai?
    Tenho muito interesse mesmo em realizar a leitura dessa obra, sou uma grande fã dessa banda e creio que de alguma maneira ele possa me agradar e ter alguns pontos positivos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu particularmente não gostei da premissa, acho bem desnecessária essa onda de colocar zumbis em todas as histórias. 😕
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Quando vi o título já achei meio estranho, depois de ler sua resenha então, mais ainda. Não gostei dessa ideia de misturar Beatles e Zumbis, essa reinvenção ficou meio estranha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe
    Nao conhecia este livro
    Confesso que nao curto livros sobre zumbi, mas fiquei curiosa.
    Gostei do post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oii, muito legal tua resenha. Eu já tinha visto falar sobre o livro, outro dia li Rádio Beatles - Clara Arreguy, e desde então coloquei Zumbeatles na minha lista. Ambos tem uma premissa completamente diferente, porém focados nos Beatles.

    ResponderExcluir
  10. Hey Felipe, tudo bem? Sua resenha ficou ótima! Adorei saber tua opinião sobre esse livro! Não sou fã dos Beatles, apesar de amar algumas músicas, e não gosto de Zumbis então, para mim, esse não é um livro que chama atenção e provavelmente não lerei.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Quando eu vi que esse livro foi lançado eu fiquei ao mesmo tempo empolgada pois sou muito fã dos beatles mas ao mesmo tempo horrorizada pois sou muito fã dos beatles KKKK, estou confusa e dividida, não sei se quero ou não realizar a leitura, mas sua resenha está maravilhosa e me deu uma idéia do que esperar.

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Já vi outra resenha desse livro, e assim como a você a pessoa não tinha curtido taaanto. haha
    Bom, como eu não gosto muito de histórias com zumbis, e nem me interesso tanto nos Beatles, prefiro passar a dica.
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Recebi esse livro da Record e, por não gostar nada de zumbis, tenho deixado ele para depois. Gosto moderadamente dos Beatles (leia-se: não sou uma fã louca haha) e, sei lá, a ideia pode ser boa... mas não para mim. Parece um livro engraçado, com uma pegada bem YA, mas ainda não me convenceu muito a lê-lo. Vamos ver. Provavelmente, eu daria uma nota perto da sua haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. oi, tudo bem?
    eu não tenho muita vontade de ler esse livro, acho que não seria do meu agrado. Uma das meninas lá do blog leu e não curtiu muito também, e pelas nossas conversas, acho que eu não ia gostar é nada ,kkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.