26 outubro 2016

11

Cinema, pipoca e imaginação: Batman: Gotham Knight

DiretoresYasuhiro AokiFutoshi Higashide Toshiyuki Kubooka Hiroshi Morioka ,Shoujirou Nishimi Jong-Sik Nam Shojiro Nishimi
Elenco: Kevin Conroy, Gary Dourdan, David McCallum, Jim Meskimen, Ana Ortiz, Corey Burton, Rob Paulsen, Kevin Michael Richardson
Gênero: Animação
Duração: 76 min.
Ano: 2008
País: Estados Unidos e Japão
Distribuidora: Warner Home Video
Sinopse: "Gotham Knight descreve Batman lutando contra a máfia de Gotham City, bem como outros vilões. O filme não é necessariamente destinado a ser canon à Trilogia do Cavaleiro das Trevas e qualquer um dos curtas poderia facilmente se encaixar em quase qualquer continuidade do Batman. Embora todos baseados em estilo anime japonês, cada curta tem sua própria escrita e estilo artístico, assim como as obras do Universo DC, e com o mesmo estilo de The Animatrix. Todos os seis filmes foram estrelados por Kevin Conroy, reprisando seu papel de voz como Batman do universo animado DC."


Batman: Gotham Knight é uma "homenagem" à fabulosa coleção Animatrix, que foi lançada juntamente com os dois últimos filmes da trilogia Matrix. Na época, a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Nolan estava para lançar seu segundo filme e a Warner decidiu arrecadar um dinheirinho extra lançando uma expansão de seu universo de filmes dando ao Cavaleiro das Trevas sua própria coleção de curtas de anime, que contam sobre os eventos entre Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas.

As comparações entre The Animatrix e Gotham Knight são impossíveis de ignorar: o primeiro foi muito mais visionário, ousado e revolucionário para aqueles não familiarizados com anime do que o que Gotham Knight oferece. (The Animatrix também teve um curta CGI IRADO que estreou nos cinemas.)

Nesta resenha, achei melhor separar as micro histórias individualmente, dar xícaras para cada uma, escrever uma pequena sinopse e dar um rápido veredito. Isso deve ajudar a decidir qual curta vale a pena assistir, e qual pode ser totalmente ignorado.


"Have I got a story for you" 
Sinopse: O roteirista indicado ao Oscar Josh Olson (Uma História de Violência) conta a história de como encontros casuais com Batman por um grupo de jovens deixaram cada criança com uma impressão muito diferente do Cavaleiro das Trevas.
Resenha: Este tipo de história Batman foi feita antes no desenho animado Batman: The Animated Series, e foi feito melhor na TV. Além disso, o estilo de animação quase me dá náuseas. Uma pobre introdução à coleção.

"Crossfire"
Sinopse: O aclamado escritor / escritor de quadrinhos Greg Rucka conta a história de como a polícia de Gotham tem de superar sua desconfiança com Batman - enquanto alvejada por bandidos.
Resenha: Uma história um tanto interessante que preenche algumas lacunas sobre o que aconteceu com favela do "Narrows" depois de todos os internos do asilo foram soltos no final de Batman Begins. É também uma meditação interessante sobre a relação gangorra entre Batman, um vigilante, e a GCPD.

"Field Test"
Sinopse: O escritor Jordan Goldberg apresenta o incrível arsenal de alta tecnologia comandada por Batman e revela que há algumas coisas que até mesmo Batman não vai fazer em sua busca de justiça.
Resenha: Não há nada realmente errado com este capítulo; Tampouco não há nada realmente grande sobre ele. Bem desinteressante.

"In Darkness Dwells"
Sinopse: Batman desce para os esgotos de Gotham para enfrentar "Crocodilo", um bandido deformado que parece ainda mais monstruoso após o retorno de Espantalho, e sua toxina do medo, em uma história por David S. Goyer, co-roteirista de Batman Begins.
Resenha: Não é de admirar que este capítulo é tão bom, pois fora escrito por Goyer. A história tem o elo muito forte com Batman Begins, e a cena com o Crocodilo é verdadeiramente aterrorizante, assim como são os visuais dos esgotos de Gotham City (que costumava usar o curso de água para transportar caixões.)
O final da história é totalmente inesperada e mostra muito bem os temas subjacentes do que o Batman realmente é. Uma excelente produção.

"Working through pain"
Sinopse: O escritor de histórias em quadrinhos premiado Brian Azzarello (100 Balas) explora um capítulo no início do treinamento de Bruce Wayne, mostrando como uma mulher indiana misteriosa e exótica chamado Cassandra introduziu Batman a técnicas que poderiam ajudá-lo a conquistar as consequências físicas e espirituais do que ele faz.
Resenha: Cassandra é de longe o personagem mais interessante introduzida na coleção, e o que ela ensina a Bruce Wayne é tão interessante. Também surge neste capítulo o tema da escolha do caminho sollitário feito por Bruce/Batman. Uma história um pouco ortodoxa, mas não menos poderosa.

"Deadshot"
Sinopse: O escritor quatro vezes vencedor do Emmy Alan Burnett une tópicos de todos os capítulos Batman Gotham Knight, quando Batman deve frustrar um assassino infalível cujo amor por armas de fogo e desrespeito pela vida humana permite que ele cruze linhas que mesmo o Cavaleiro das Trevas evita.
Resenha: Isso é basicamente tudo o que queremos ver em Gotham Knight. A história é simples, o estilo de animação é um anime básico, sem abstração, e todo o capítulo é feito de cenas de ação. O Pistoleiro é um dos vilões preferidos da galeria do Batman e seu confronto com Batman em um túnel em cima de um trem em alta velocidade é visualmente deslumbrante. A nota deste episódio é um pouco menor só porque  "In Darkness Dwells" e "Working through pain" foram capazes de alcançar e agarrar alguma verdade mais profunda sobre quem é o Batman. "Deadshot" é apenas puro entretenimento.

Espero que tenha sido útil. Vale assistir!


11 comentários:

  1. uia
    assisti Animatrix mas não fazia ideia desses curtas de Batman,na mesma vibe...
    como curto o homem-morcego, certamente vou querer conferir todos...
    obrigada pela dica,Felipe...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu acho que já assisti essa animação do Batman, anos atrás peguei para assistir todas que a DC e a Marvel tinham lançado entre os anos 2000 até 2013/2014. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Felipe. Tudo bem?
    Eu não sou muito fã do Batman, confesso :P
    Prefiro os heróis da Marvel <3
    Da DC, só gosto mesmo do Coringa <3 e do pistoleiro =D
    Mas não veria uma série do Batman só para ver algumas aparições deles hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá1
    Não sou de heróis nenhum! rs
    Já assisti alguns filmes com, inclusive Batman.
    Mas não correria pra assistir inda mais Anime.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii Felipe, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez o filme não despertou meu interesse, uma vez eu era fanática por desenhos assim, mas com o tempo acabei mudando meus gostos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oiee, Felipe tudo bem? Ja assisti esses filmes. Meu filho de 8 anos vive fuçando na net e sempre encontra filmes, curtas e animes de super heróis para assistir. Agora estamos na opção lego. Já vi quase todos os super heróis lego é muito divertido.
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipe tudo bem, não tenho o hábito de assistir desenhos de super heróis, mas sempre indico para meu filho quando vejo. Ficou muito legal o post. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Olá, Felipe. Acho que esse filme é para os fãs que querem se aprofundar mais sobre esse universo, o que não é o meu caso, então dessa vez passarei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante da história do Batman. Já assisti várias versões. Gostei das imagens. Com certeza, fiquei interessada! Ótima dica! bjo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei surpresa com os comentários. Ele oscila de "grandes produções" a algo tedioso. Te dizer que eu quero conhecer mais afundo essa história. Obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  11. Olá Felipe!
    Me mate, mas esses filmes/histórias não me atrai..
    não consigo ficar curiosa nesse mundo de super-heróis..

    beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.