04 dezembro 2016

11

Cinema, pipoca e imaginação: Lanterna verde: Primeiro voo



Diretor: Lauren Montgomery
Elenco: Christopher Meloni, Victor Garber, Tricia Helfer, Michael Madsen, John Larroquette, Kurtwood Smith, Larry Drake, William Schallert, Olivia d'Abo, Richard McGonagle
Gênero: Animação
Duração: 77 min.
Ano: 2009
Distribuidora: Warner Home Video
Sinopse: "O piloto de testes da Força Aérea, Hal Jordan (Christopher Meloni), tropeça em uma nave espacial que caiu com um alienígena moribundo a bordo. Em seu último suspiro, a criatura mortalmente ferida confia a Hal um anel verde que o transforma em um 'Lanterna Verde', membro de um grupo de elite de policiais intergalácticos que patrulham o universo em busca de malfeitores e coisas do gênero. Enquanto os membros mais velho da Corporação Lanterna Verde questiona a dignidade deste novo recruta, o veterano Sinestro (Victor Garber) oferece-se para cuidar de Jordan. Juntos, eles partem para encontrar o estrangeiro responsável pelo assassinato do predecessor de Hal."

Ao invés de fazer uma longa história de origem - amém - o produtor Bruce Timm, o escritor Alan Burnett, e a diretora Laura Montgomery apostaram em um estilo de narrativa diferente. Primeiro voo é uma homage ao filme Dia de Treinamento usando a mitologia do Lanterna Verde. Com o novato Hal Jordan um tanto ingênuo, mas determinado contra o vívido, intransigente, e possivelmente corrupto parceiro, o filme rapidamente se torna uma guerra de ideologias. Sinestro rapidamente demonstra sua opinião que a galáxia deve ser controlada pela brutalidade e medo, enquanto os outros Lanternas são relutantes em sacrificar sua superioridade moral a fim de alcançar uma forma de paz. O pouco desenvolvimento dos personagens no filme se dá pelo enredo, onde podemos ver suas histórias - o que deixa de lado qualquer desenvolvimento emocional.


Curiosamente, Hal Jordan é mostrado como sendo tão inocente que ele aceita sem questionar todos os desastres que acontecem. Ele não parece chocado pela existência de uma super-raça que aplica uma série de leis interplanetárias - como se ele assistisse aos filmes do Lanterna Verde antes. Ele também não se incomoda com Sinestro quando assassina uma possível testemunha na tentativa de coletar informações. Nosso herói aqui acaba sendo muito menos complicado do que nosso vilão. Em Primeiro Voo, aprendemos muito mais sobre o antecessor de Hal Jordan do que sobre ele. Se o filme fosse um piloto para uma série de televisão, não seria um problema tão grande assim. 

Enquanto os personagens (Hal, os outros Lanternas, os Guardiões) ainda são planos próximo ao fim do filme, a trama e a ação são a compensação de quem foi assistir. Muitas cenas de ação e uma grande contagem de corpos preenchem uma hora e dezessete minutos de filme. Alguns Lanternas Verdes conhecidos chegam até a morrer! Mesmo que raios verdes em difrentes formatos não sejam tão violentos ou brutais como o estilo matar-e-pilhar da Mulher Maravilha (falarei sobre ele num próximo post), há alguns momentos de escolha que são de uma violência horrível. Enquanto a fotografia final vira um inferno de balas laser, há cenas suficientes de ação criativa para o fã casual e hardcore.


Enquanto o filme não é tão ambicioso como A Nova Fronteira ou Mulher Maravilha, ele é absolutamente bem sucedido nos objetivos um pouco mais simples que estabelece. É muito superior ao Batman: Gotham Knight e um pouco mais esperto do que Superman: Apocalipse. É uma aventura de ação de ficção científica bem atuada e bem dirigida. E é uma refrescante mudança de ritmo 'vamos explicar tudo para as massas', e é perfeitamente compreensível para o espectador casual. Você pode aceitar o mundo criado pelo Lanterna verde: Primeiro voo, ou você pode se perguntar por que você se preocupou em assistir a coisa em primeiro lugar. No entanto, qualquer pessoa intencionalmente escolhendo assistir vai ficar satisfeito.

11 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    Gostei, fiquei com vontade de ver! Ainda mais que não conheço a história do lanterna verde, e disseram que o filme que fizeram com gente não foi tão bom. Fiquei animada agora!

    Seguindo aqui!
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que postagem demais Felipe, faz tanto tempo que não assisto lanterna verde que deu certa nostalgia, fiquei bastante animada para assistir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Felipe. Tudo bem?
    Eu costumo assistir filmes, animações e outras coisas mais sobre o universo dos super heróis. Mas por algum motivo, que eu nem sei qual é, esse nunca chamou minha atenção. E olha que eu nem sei nada sobre o Lanterna Verde. Nada mesmo. A maioria eu conheço um pouco das histórias, mas esse não. Acho que ta aí uma boa oportunidade para mudar isso :)
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lipe, meus filhos estavam vendo este filme ontem, acredita? Mas não deu para eu assistir também. Eles me contaram um pouco do que rolou, e agora por coincidência, leio sua resenha. Vou ver se vejo no fim de semana, pois gosto deste universo de super herois, incluindo o lanterna verde.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Heyy, Felipe, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme, apesar de assistir vários filmes de super herói por semana. Tenho um filho de 8 anos e somos só ele e eu então já viu ne? Vou mostrar a sua dica a ele. Certeza que será nosso próximo filme juntos. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não costumo assistir animações ou filmes sobre super heróis.
    Mas gosto de ler e acompanhar resenhas sobre, até pra ficar por dentro um pouquinho desse universo, então quando as sombrinhadas chegar aos finais de semana, não fico boiando rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie Felipe
    Aprendi a gostar dos super herois acompanhando meu filho de 8 anos.
    Ele é super fã de tudo que envolve os heróis e eu acabo entrando na "onda"... rsrsr
    Adorei a sua dica ainda mais pq o Lanterna Verde não é muito destacado e sua história é pouco conhecida.
    Já vou ver com o filhão.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá !!! Interessante sua resenha !!!
    Tenho certeza que os fãs do gênero vão amar essa indicação !!!
    sucesso com o blog, bjooooooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Não gosto tantooo de filmes de heróis, mas as vezes são bons para distrair, e esse tem cara que é bom nesse caso, para mim, que não curto tanto. :)

    ResponderExcluir
  10. Lanterna verde não é o meu super favorito, na verdade, eu curto mais john, pois eu primeiro conheci ele por meio da animação Liga da Justiça! E ah como era boa aquela animação. Atualmente foram poucos os filmes animados que assisti e acredito que esse valeria apena para conhecer melhor o vilão da trama.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.