13 janeiro 2017

9

Pra ler no busão: A Bela ou a Fera

TítuloA Bela ou A Fera
Autor: Anna Flora
Páginas: 104
Ano2016 
Edição lida: 2ª edição
Editora: FTD
Sinopse"E se, na história clássica, a Bela quisesse viver um dia de Fera? A renomada escritora Anna Flora brinca com estereótipos nesta história de uma menina que se recusa a aceitar o papel feminino que lhe cabe por convenção. Com isso, desmonta os padrões de comportamento que o senso comum espera. Narrada em primeira pessoa, A bela ou a fera ilustra como esses conflitos batem no coração de uma personagem de 10 anos. Com muito humor e sensibilidade, Anna Flora instiga os leitores de todas as idades a reverem falsos valores."

Quem não ama adaptações não é mesmo?
Claro que quando vimos um título que lembra a Bela e a Fera pensamos logo no clássico da Disney, porém essa história nada tem a ver com a que conhecemos.

Ana é uma menina de 10 anos que está descobrindo muitas mudanças em si mesmo. Horas prefere ficar sozinha e outras rodeada de pessoas. Em alguns momentos se sente princesa e quer ser o centro das atenções, mas em outras quer brincar com os meninos como se fosse um deles.


Nessa história super rápida vemos as mudanças pelas quais Ana passa contando ainda com se apaixonar pelo professor e pelo melhor amigo de escola.

Gostei muito da escrita da Anna Flora, pois ela tem uma escrita fluída e mostra a realidade dessa nossa juventude precoce. Talvez choque algumas pessoas por causa da parte da brincadeira de médico, mas acho que ela fez bem, pois sexualidade é algo que faz parte dos nossos pré-adolescentes.

Acredito que é uma leitura muito válida para tentarmos entender essas nossas crianças quase jovens.

A capa é bem simples e a diagramação muito boa.
E não encontrei erros de revisão.


"Uma manhã, acordei e resolvi: "Hoje vou ser princesa".

9 comentários:

  1. O livro parece ser fofinho, mas bem infantil certo?
    Achei a capa bonitinha, deve ser um bom livro para presentear crianças. hihi

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A premissa é bem interessante e quero conferir essa desconstrução que é feita através da personagem sobre os esteriótipos impostos.
    Fiquei intrigada sobre a brincadeira do médico rsrsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Déborah, tudo bem?
    Achei um amorzinho esse livro menina, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, a sua resenha ficou demais!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Deby, não tinha visto este livro ainda, mas gostei do enredo. Concordo contigo sobre a questão das sexualidade, hoje em dia os adolescentes tem muito mais informações sobre o fato. Não sei como foi abordado no livro, mas acho válido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiie

    O livro pareceu bem fofinhooo! Adorei a dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Deby, imagino que seja um livro infanto-juvenil, pela capa e pela premissa. acho bacana quando um autor se propõe a abordar temas como sexualidade de uma forma bem leve. Acredito que seja uma leitura muito válida para qualquer idade. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que história mais fofa!
    Eu amo contos de fada e pela sua resenha da pra vê que é um livro muito interessantes, eu não o conhecia, mas já vai pra lista de desejados.
    Beijos
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem interessante, e nossa juventude está bem difícil de acompanhar, e qualquer ajuda é válida, ainda mais em forma de uma história que parece ser bem fofa...Valeu a dica...

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Déborah.
    Ótima resenha.
    Eu adoro adaptações e amo A Bela e a Fera! <3
    E achei essa história muito fofinha e interessante, vou anotar a dica aqui e quem sabe eu consiga conferir logo. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.