06 fevereiro 2017

19

Pra ler no busão: Alma?

Título: Alma?
Autor: Gail Carriger
Páginas: 308
Ano2013
Edição lida: 1ª edição
EditoraValentina
Sinopse"Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.

E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo."

Essa leitura foi a escolhida para o mês de Dezembro do Vórtice Fantástico como ficção científica. Confesso que não sou muito adepta de ler o gênero, mas estou aprendendo muito com o grupo.

Para a minha grata surpresa o livro tem tanto uma pegada científica como de fantasia. É só notar a junção de época vitoriana com vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais. Pronto! Receita certa de boas doses de fantasia.

A srta. Tarabotti é uma mocinha bem diferente das que estamos acostumadas, pois nada tem de moça delicada, indefesa e nariz perfeito.

Ela é uma moça sem papas na língua (que dizem ser consequência da sua falta de alma), morena, destemida e um nariz um pouco maior do que os habituais da época e junto a tudo isso ainda há sangue italiano nela.

O jeito da Alexia é cativante, pois não importa quem seja ela trata de igual para igual e não se deixar rebaixar por ninguém (nem mesmo a rainha).


A falta de alma de Alexia a torna um ser muito especial, pois em sua presença, quando tocados, os seres sobrenaturais perdem meio que seus dons.
Dentes somem e até mesmo a transformação de um lobisomem é contida.

Mesmo com apenas lorde Maccon e algumas poucas pessoas sabendo de seu dom Alexia se mete em várias confusões depois de matar sem querer um vampiro e ainda tem que lidar com a paranoia de sua mãe de vê-la casada.

Gosto de como o romance aparece na obra e como ele não é o ponto principal. Toda a ação está em descobrir quem está criando vampiros sem autorização.

Para um primeiro livro de série traz uma boa introdução nas aventuras e confusões que Alexia vai se meter.


A capa tem tudo a ver com a história e a diagramação está muito bem feita.

As folhas são amareladas e não encontrei problemas de revisão.

Estou bem interessada em continuar com a série.

Acredito que vale muito a pena.

19 comentários:

  1. Oi!
    Adoooro steampunk, e é sempre bom ver uma resenha sobre o assunto. Infelizmente, ainda não consegui ler a série, mas com certeza está na lista faz tempo! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá como vai?
    Eu não sabia que era ficção científica.
    Agora vou ler mesmo, gosto muito desse gênero. Tenho esse livro aqui a muito tempo, mas ainda não consegui ler sabe, são tantos que ficamos perdidas.
    Adorei saber mais sobre essa história, parabéns pela ótima resenha.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Steampunk é um gênero que me identifico, e o enredo dessa série sempre me chamou atenção. A história é inusitada e ter a mistura de ficção científica e fantasia deixa o livro interessante. Preciso ler! Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e tenho quase certeza de que a leitura me agradaria bastante. Gostei de conferir a sua resenha e dos pontos mencionados

    ResponderExcluir
  5. Oi, Déborah!
    Desde que essa série foi lançada aqui eu tenho vontade de ler. Também não sou fã de ficção científica e geralmente não me interesso por livros com seres sobrenaturais, mas "Alma" sempre me chamou a atenção. Acho que é por essa mistura que há no livro e que você tão bem descreveu na resenha.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Olá Déborah, tudo bem?

    Eu adoro Steampunk/ficção científica, eu não conhecia essa obra da editora valentina e acho super legal quando os autores abordam aspectos como o sobrenatural. Parece que de fato gostou da obra, vou pesquisar mais sobre o livro!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro faz tempo, e até já tá na minha wishlist, mas sempre aparece outro na frente sabe. Eu vou ler, de amanhã não passa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava e nem que era uma série.
    Achei a premissa muito interessante. Um livro que tem vampiros, lobisomens, um pouco de mistério e uma protagonista forte, e se passa na época vitoriana? Já quero ler!!
    Adorei sua resenha e, com certeza, vou seguir a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Pela mistura apresentada, me remete muito a fantasia urbana. Hehehe.
    O que me deixou curiosa, é a questão da mistura de época com tudo isso! Adoro um sci-fi,mas não achei que esse é um, só lendo pra entender, né?

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Deby, li poucos livros do gênero steampunk, mas sem duvida esta é uma série muito bem quista. Uma pena que eu não li ainda. Pelo que sei, a série só cresce no decorrer dos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii Déborah, tudo bom? Gostei muito da sua resenha e saber mais sobre esse livro, que tenho muita vontade de ler. Ficção científica e fantasia junto? Acredito que irei amar. Já está nos desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Sempre vejo a Valentina falando desse livro mas sempre fujo de pegar não sei o porquê. Nunca li nada de steampunk mas tenho super vontade. Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa série. Fiquei encantada com tudo o que você apresentou. Adoro narrativas que se passam na era vitoriana, pois tem muito o que se explorar dessa época.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Já vi esse livro por aí, há um tempo. Nossa, nem dá pra perceber que é sci-fi. Pra mim, também era mais fantasia. Eu não sou muito fã de sci-fi e acho que nunca li nada desse subgênero, mas não tenho interesse. O período histórico me chamou atenção, mas a trama não me convenceu muito a ler. Me lembrou um pouco Underworld (estaria eu errada? haha).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não sei muito bem o que pensar sobre, acho que esse é o tipo de livro que tem de se ler para opinar (:

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Estou super curiosa para ler esse livro. Já está anotada a indicação. Espero ter oportunidade em breve. Ótima sua resenha, bjooo

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei seus comentários a respeito da obra ;)
    Não é muito meu genero favorito, mas, pretendo dar uma chance...

    ResponderExcluir
  18. Alguns anos atrás eu queria muito ler essa trilogia (?), mas o tempo foi passandl e eu simplesmente deixei pra lá, meu gosto literário acabou mudando e o gênero dos livros não me atraem tanto. Mas quem sabe um dia?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Déborah ^^
    Alma? tem um enredo que me instiga desde o seu lançamento mas que até agora não tive a oportunidade de leitura, infelizmente.
    Esse fato da Alexia não ter uma alma me deixa muito intrigado e fico muito feliz em saber que o romance dela não é o ponto principal pois esse mundo da fantasia já está saturado de romances, não é mesmo? shuasuhs
    Gosto de ver que ela é uma girl power que se destaca perante outras personagens femininas. Esse fato dela tratar todos como iguais demonstra muito do caráter bom dela mesmo não tendo uma alma. kkk
    Continue nesse mundo fantástico da Alexia e continue trazendo as suas impressões para nós, Déborah. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.