07 julho 2017

11

Pra ler no busão: A desumanização

Título: A desumanização
Autor: Valter Hugo Mãe
Páginas: 160
Ano: 2014
Edição lida: 1ª edição
Editora: Cosac Naify

Sinopse"Quarto romance do aclamado escritor português a ser lançado pela Cosac Naify, A desumanização se passa na paisagem inóspita dos fiordes islandeses. Narrado por uma menina de 11 anos que nos conta, de maneira muito especial, o que lhe resta depois da morte da irmã gêmea, o livro é feito de delicada melancolia e extrema beleza plástica."

Resolvi me aventurar na obra do tão aclamado Valter Hugo Mãe e o que tenho a dizer é que ele me deixou pensativa com sua narrativa e sua maneira de escrever.

Acho que eu não esperava a intensidade dos relatos que presenciei nesse livro...

A menina de 11 anos muitas vezes não parece ter essa idade e não acredito que ela toma as atitudes que toma só por causa da perda da irmã gêmea.


No início eu meio que senti compaixão pela menina, mas depois mudei minha opinião e achei que ela foi insensata. Tudo bem que ela só tinha 11 anos e faltava um acompanhamento dos pais e até mesmo carinho, ainda mais depois da morte da irmã.

Mas ela era esperta e tinha escolhas.

Como eu disse antes o livro me incomodou um pouco e me deixou reflexiva, apesar do incômodo eu gostei muito da escrita do autor e de como ele foi desenhando os fatos que aconteceram na vida dessa menina.

É uma leitura para você pensar e não ler só para passar o tempo.


11 comentários:

  1. Olá!
    Que história intensa hein!
    Tão jovem mas com uma carga emocional surpreendente.
    Só fiquei um pouco confusa com essa capa, se fosse julgar por ela, certamente não pegaria pra leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia nada a respeito da história. Depois de seu texto, fiquei meio que com uma impressão de que essa leitura não é tão "necessária" assim em minha vida como muitos booktubers e blogueiros disseram em listas etc. Achei interessante, mas não parece ser algo que vá "mudar a minha vida"...

    ResponderExcluir
  3. arrasou, amei esse tema S2 bem elaborado e criativo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Déborah! Achei o tema do livro bem interessante, lidar com a morte nunca é fácil e deve ser ainda mais difícil para uma criança. Mas também fiquei me perguntando que escolhas insensatas foram essas que a menina tomou. E, também não curti a capa do lvro..
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Fiquei curiosa em conhecer a obra e eu não conhecia esse escritor (vergonha) mas verdade! rs
    Vou procurar em e-book fiquei curiosa sobre o que te incomodou nas escolhas da menina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Deby, não li o livro, na verdade não o conhecia. É sempre complicado a perda de alguém, e para uma criança isso é pior, pois muitas vezes ela não sabe se expressar. Fiquei curiosa para conhecer esta personagem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de Déborah, eu não conhecia a obra em si e isso de cara me agradou, fiquei feliz de saber a sua opinião e só de saber que terá beleza e melancolia fiquei bem curiosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Pelo que pude perceber, esse é daqueles livros "curtos", mas que você tem que dedicar um tempo longo para ele, por ser bem reflexivo, não no sentido de ser filosófico, mas no sentido de entender as motivações dos personagens e, a partir daí, tirar suas conclusões. Acho que o último assim que li foi "Nada".
    O livro tem um ar meio sinistro, não sei me aventuraria a lê-lo no momento. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 4 livros de Valter Hugo Mãe aqui em casa e estou louca para ler, li somente um dele e amei. Amo as propostas de seus romances. E A Desumanização é um dos que está na minha lista de leitura. \o/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o autor, mas pelo que você relatou, essa é uma leitura bem intensa, para ser feita com cuidado. Gostei de conhecer.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Vi muita gente falando que essa é "uma leitura pra vida", mas no meu ponto de vista, nem tanto rs. Acho que a respeito da menina nós teríamos a mesma opinião!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2015. Template by LuMartinho.